O início da carreira docente e as dificuldades no ensino de Cartografia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11864 |
Resumo: | Esta monografia, que se insere no âmbito da formação docente, tem como proposito central investigar o início de carreira docente e as dificuldades no ensino de Cartografia, considerando a subjetividade do auto formação bem como o contexto de atuação onde estão inseridos. Os professores, sujeitos da pesquisa, são licenciandos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus cajazeiras que ainda não terminaram o curso e com no máximo três anos de atuação docente. O referencial teórico que o trabalho se baseia envolve contribuições de autores que discutem sobre a formação docente, o período inicial da atividade profissional e a alfabetização cartográfica. A respeito da metodologia, optou-se pela pesquisa qualitativa desenvolvida por meio do estudo de caso. Na primeira etapa da pesquisa foram feitas entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa com gravação em áudio autorizada pelos os mesmos. Depois as entrevistas foram organizadas em três momentos distintos com a trajetória escolar e o pré-treino docente, trajetória acadêmica e a formação inicial e a fase de iniciação à docência. A partir das entrevistas foram sistematizados os resultados da pesquisa e as análises dos dados apontam para discentes que chegam ao curso sem bases cartográficas, isso dificulta sua formação cartográfica. A formação cartográfica oferecida pelo curso de Geografia tem se mostrado de boa qualidade, haja vista que consegue formar profissionais capazes de ensinar Cartografia, sem fugir deste assunto no magistério. Das complicações identificadas, destacam- se os aspectos relacionados às didáticas e metodologias que facilitem o ensino da Cartografia em sala de aula, dificuldades relativas aos primeiros momentos no magistério. Nesse contexto, também ficou constatado que os professores iniciantes de Geografia, ainda graduandos, desenvolvem suas atividades em meio o percurso formativo na universidade como alunos, diante disso, precisam mudar de posição diariamente ora professor, ora aluno. Essa prática amplia o entendimento do docente licenciando em Geografia e professor em início de carreira sobre a responsabilidade do seu trabalho, diminuindo as tensões relacionadas ao início de carreira docente e o choque de realidade. |
id |
UFCG_5d30a393582ffe85d5194da05867fa1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/11864 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O início da carreira docente e as dificuldades no ensino de Cartografia.The beginning of the teaching career and the difficulties in teaching Cartography.Cartografia - ensinoEnsino de cartografia - dificuldadesFormação docenteFormação cartográficaCartography - TeachingCartography Teaching - DifficultiesTeacher TrainingCartographic FormationGeografia.Esta monografia, que se insere no âmbito da formação docente, tem como proposito central investigar o início de carreira docente e as dificuldades no ensino de Cartografia, considerando a subjetividade do auto formação bem como o contexto de atuação onde estão inseridos. Os professores, sujeitos da pesquisa, são licenciandos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus cajazeiras que ainda não terminaram o curso e com no máximo três anos de atuação docente. O referencial teórico que o trabalho se baseia envolve contribuições de autores que discutem sobre a formação docente, o período inicial da atividade profissional e a alfabetização cartográfica. A respeito da metodologia, optou-se pela pesquisa qualitativa desenvolvida por meio do estudo de caso. Na primeira etapa da pesquisa foram feitas entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa com gravação em áudio autorizada pelos os mesmos. Depois as entrevistas foram organizadas em três momentos distintos com a trajetória escolar e o pré-treino docente, trajetória acadêmica e a formação inicial e a fase de iniciação à docência. A partir das entrevistas foram sistematizados os resultados da pesquisa e as análises dos dados apontam para discentes que chegam ao curso sem bases cartográficas, isso dificulta sua formação cartográfica. A formação cartográfica oferecida pelo curso de Geografia tem se mostrado de boa qualidade, haja vista que consegue formar profissionais capazes de ensinar Cartografia, sem fugir deste assunto no magistério. Das complicações identificadas, destacam- se os aspectos relacionados às didáticas e metodologias que facilitem o ensino da Cartografia em sala de aula, dificuldades relativas aos primeiros momentos no magistério. Nesse contexto, também ficou constatado que os professores iniciantes de Geografia, ainda graduandos, desenvolvem suas atividades em meio o percurso formativo na universidade como alunos, diante disso, precisam mudar de posição diariamente ora professor, ora aluno. Essa prática amplia o entendimento do docente licenciando em Geografia e professor em início de carreira sobre a responsabilidade do seu trabalho, diminuindo as tensões relacionadas ao início de carreira docente e o choque de realidade.This work is within the context of teacher education and aims to investigate the beginning of teaching career and the difficulties in teaching Cartography, considering the subjectivity of self- training as well as the context of action where they are inserted. The teachers, subjects of the research, are undergraduates of Universidade Federal de Campina Grande(UFCG), campus Cajazeiras City, that have not finished the course and has about three years of teaching experience. The theoretical framework of the work involves contributions from authors who discuss about teacher education, the initial period of professional activity and cartographic literacy. As a methodology, we opted for the qualitative research developed through the case study. In the first stage of the research, semi-structured interviews were conducted with the research subjects with audio recording authorized by them. Afterwards, the interviews were organized in three distinct moments with the school trajectory and pre-teacher training, academic trajectory and the initial formation and the beginning of the teaching career. From the interviews, the results of the research were systematized and data analysis indicates that students began the course without cartography bases, which hinders their cartographic formation. The cartographic training offered in the Geography course has been shown to be of good quality, since it manages to train professionals capable of teaching Cartography, without escaping this subject in the teaching profession. Among the main problems can be highlighted the aspects related to didactics and methodologies that facilitate the teaching of Cartography in the classroom. These are difficulties concerning the first moments of teaching. In this context, it was also observed that beginning Geography teachers, who are still undergraduates, develop their activities during their formative courses at the university as students. Therefore, they need to change positions daily, sometimes teacher, sometimes student. This practice broadens the undergraduate's understanding about Geography and the beginning teacher about the responsibility of their work, reducing the tensions related to the beginning of teaching career and the reality shock.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPESSOA, Rodrigo Bezerra.PESSOA, Rodrigo Bezerra.http://lattes.cnpq.br/5290402081480027ALVES , Cicera Cecilia Esmeraldo.ROCHA, Alexsandra Bezerra da.BRASIL, Odinei Edson Leite.2019-12-042020-02-13T11:32:51Z2020-02-132020-02-13T11:32:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11864BRASIL, Odinei Edson Leite. O início da carreira docente e as dificuldades no ensino de Cartografia. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-06T21:32:18Zoai:localhost:riufcg/11864Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-06T21:32:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O início da carreira docente e as dificuldades no ensino de Cartografia. The beginning of the teaching career and the difficulties in teaching Cartography. |
title |
O início da carreira docente e as dificuldades no ensino de Cartografia. |
spellingShingle |
O início da carreira docente e as dificuldades no ensino de Cartografia. BRASIL, Odinei Edson Leite. Cartografia - ensino Ensino de cartografia - dificuldades Formação docente Formação cartográfica Cartography - Teaching Cartography Teaching - Difficulties Teacher Training Cartographic Formation Geografia. |
title_short |
O início da carreira docente e as dificuldades no ensino de Cartografia. |
title_full |
O início da carreira docente e as dificuldades no ensino de Cartografia. |
title_fullStr |
O início da carreira docente e as dificuldades no ensino de Cartografia. |
title_full_unstemmed |
O início da carreira docente e as dificuldades no ensino de Cartografia. |
title_sort |
O início da carreira docente e as dificuldades no ensino de Cartografia. |
author |
BRASIL, Odinei Edson Leite. |
author_facet |
BRASIL, Odinei Edson Leite. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. PESSOA, Rodrigo Bezerra. http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 ALVES , Cicera Cecilia Esmeraldo. ROCHA, Alexsandra Bezerra da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRASIL, Odinei Edson Leite. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartografia - ensino Ensino de cartografia - dificuldades Formação docente Formação cartográfica Cartography - Teaching Cartography Teaching - Difficulties Teacher Training Cartographic Formation Geografia. |
topic |
Cartografia - ensino Ensino de cartografia - dificuldades Formação docente Formação cartográfica Cartography - Teaching Cartography Teaching - Difficulties Teacher Training Cartographic Formation Geografia. |
description |
Esta monografia, que se insere no âmbito da formação docente, tem como proposito central investigar o início de carreira docente e as dificuldades no ensino de Cartografia, considerando a subjetividade do auto formação bem como o contexto de atuação onde estão inseridos. Os professores, sujeitos da pesquisa, são licenciandos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus cajazeiras que ainda não terminaram o curso e com no máximo três anos de atuação docente. O referencial teórico que o trabalho se baseia envolve contribuições de autores que discutem sobre a formação docente, o período inicial da atividade profissional e a alfabetização cartográfica. A respeito da metodologia, optou-se pela pesquisa qualitativa desenvolvida por meio do estudo de caso. Na primeira etapa da pesquisa foram feitas entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa com gravação em áudio autorizada pelos os mesmos. Depois as entrevistas foram organizadas em três momentos distintos com a trajetória escolar e o pré-treino docente, trajetória acadêmica e a formação inicial e a fase de iniciação à docência. A partir das entrevistas foram sistematizados os resultados da pesquisa e as análises dos dados apontam para discentes que chegam ao curso sem bases cartográficas, isso dificulta sua formação cartográfica. A formação cartográfica oferecida pelo curso de Geografia tem se mostrado de boa qualidade, haja vista que consegue formar profissionais capazes de ensinar Cartografia, sem fugir deste assunto no magistério. Das complicações identificadas, destacam- se os aspectos relacionados às didáticas e metodologias que facilitem o ensino da Cartografia em sala de aula, dificuldades relativas aos primeiros momentos no magistério. Nesse contexto, também ficou constatado que os professores iniciantes de Geografia, ainda graduandos, desenvolvem suas atividades em meio o percurso formativo na universidade como alunos, diante disso, precisam mudar de posição diariamente ora professor, ora aluno. Essa prática amplia o entendimento do docente licenciando em Geografia e professor em início de carreira sobre a responsabilidade do seu trabalho, diminuindo as tensões relacionadas ao início de carreira docente e o choque de realidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-04 2020-02-13T11:32:51Z 2020-02-13 2020-02-13T11:32:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11864 BRASIL, Odinei Edson Leite. O início da carreira docente e as dificuldades no ensino de Cartografia. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11864 |
identifier_str_mv |
BRASIL, Odinei Edson Leite. O início da carreira docente e as dificuldades no ensino de Cartografia. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744436245037056 |