A imagem do Brasil: um olhar argentino sobre destinos turísticos brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1369 |
Resumo: | A argentina é o país que mais emite turistas para o Brasil, sendo considerado pela Embratur como um mercado prioritário. Levando em consideração a relevância da imagem no processo de escolha de um destino turístico e a importância dos argentinos para o turismo brasileiro, realizou-se este estudo com o objetivo de identificar a imagem do Brasil percebida por esses consumidores e quais os destinos brasileiros conhecidos. Investigou-se a imagem do Brasil por meio de dois estudos, o primeiro qualitativo e o segundo quantitativo. Foram entrevistados ao todo 333 argentinos. O questionário aplicado serviu também para analisar o nível de conhecimento da Marca Brasil, do sítio oficial www.braziltour.com e questões relacionadas à satisfação e percepção da qualidade dos serviços turísticos brasileiros. Para o tratamento dos dados quantitativos foi feita uma análise estatística com o auxílio do software SPSS. Os resultados indicam que os argentinos percebem positivamente a imagem turística do Brasil, associada à praia, alegria, caipirinha, festa, carnaval, futebol e natureza. No entanto, os resultados também indicam que a imagem está associada à violência e que os argentinos pesquisados desconhecem a Marca Brasil, o sítio oficial e diversos destinos turísticos brasileiros |
id |
UFF-2_37bb9f08bf6915e229bb34923a2c4c15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/1369 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A imagem do Brasil: um olhar argentino sobre destinos turísticos brasileirosImagem do BrasilDestinos turísticosArgentinosTurismoBrasilDestino (Turismo)Satisfação do consumidorArgentinaImagen de BrasilDestinos turísticosArgentinosA argentina é o país que mais emite turistas para o Brasil, sendo considerado pela Embratur como um mercado prioritário. Levando em consideração a relevância da imagem no processo de escolha de um destino turístico e a importância dos argentinos para o turismo brasileiro, realizou-se este estudo com o objetivo de identificar a imagem do Brasil percebida por esses consumidores e quais os destinos brasileiros conhecidos. Investigou-se a imagem do Brasil por meio de dois estudos, o primeiro qualitativo e o segundo quantitativo. Foram entrevistados ao todo 333 argentinos. O questionário aplicado serviu também para analisar o nível de conhecimento da Marca Brasil, do sítio oficial www.braziltour.com e questões relacionadas à satisfação e percepção da qualidade dos serviços turísticos brasileiros. Para o tratamento dos dados quantitativos foi feita uma análise estatística com o auxílio do software SPSS. Os resultados indicam que os argentinos percebem positivamente a imagem turística do Brasil, associada à praia, alegria, caipirinha, festa, carnaval, futebol e natureza. No entanto, os resultados também indicam que a imagem está associada à violência e que os argentinos pesquisados desconhecem a Marca Brasil, o sítio oficial e diversos destinos turísticos brasileirosArgentina es el país que más turistas aporta a Brasil, siendo considerado por la Embratur como un mercado prioritario. Teniendo en consideración la relevancia de la imagen en el proceso de elección de un destino turístico y la importancia de los argentinos para el turismo brasilero, fue realizado este estudio con el objetivo de identificar la imagen de Brasil percibida por estos consumidores y cuáles son los destinos brasileros conocidos. Fue investigada la imagen de Brasil por medio de dos estudios, el primero cualitativo y el segundo cuantitativo. Fueron entrevistados 333 argentinos en total. El cuestionario utilizado sirvió también para analizar el nivel de conocimiento de la Marca Brasil, del sitio oficial www.braziltour.com y cuestiones relacionadas a la satisfacción y percepción de la calidad de los servicios turísticos brasileros. Para el tratamiento de los datos cuantitativos fue hecho un análisis estadístico con la ayuda del software SPSS. Los resultados indican que los argentinos perciben positivamente la imagen de Brasil, asociada a la playa, alegría, caipiriña, fiesta, carnaval, futbol y naturaleza. En contraposición, los resultados también indican que la imagen está asociada a la violencia y que los argentinos encuestados desconocen la Marca Brasil, el sitio oficial y diversos destinos turísticos brasilerosMayer, Verônica FederMonteiro, João Evangelista DiasMarques, Osíris Ricardo BezerraSilva, Roberta Diuana de Menezes2016-01-15T13:23:14Z2016-01-15T13:23:14Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1369CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-03T18:48:07Zoai:app.uff.br:1/1369Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:05.078117Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imagem do Brasil: um olhar argentino sobre destinos turísticos brasileiros |
title |
A imagem do Brasil: um olhar argentino sobre destinos turísticos brasileiros |
spellingShingle |
A imagem do Brasil: um olhar argentino sobre destinos turísticos brasileiros Silva, Roberta Diuana de Menezes Imagem do Brasil Destinos turísticos Argentinos Turismo Brasil Destino (Turismo) Satisfação do consumidor Argentina Imagen de Brasil Destinos turísticos Argentinos |
title_short |
A imagem do Brasil: um olhar argentino sobre destinos turísticos brasileiros |
title_full |
A imagem do Brasil: um olhar argentino sobre destinos turísticos brasileiros |
title_fullStr |
A imagem do Brasil: um olhar argentino sobre destinos turísticos brasileiros |
title_full_unstemmed |
A imagem do Brasil: um olhar argentino sobre destinos turísticos brasileiros |
title_sort |
A imagem do Brasil: um olhar argentino sobre destinos turísticos brasileiros |
author |
Silva, Roberta Diuana de Menezes |
author_facet |
Silva, Roberta Diuana de Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mayer, Verônica Feder Monteiro, João Evangelista Dias Marques, Osíris Ricardo Bezerra |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Roberta Diuana de Menezes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem do Brasil Destinos turísticos Argentinos Turismo Brasil Destino (Turismo) Satisfação do consumidor Argentina Imagen de Brasil Destinos turísticos Argentinos |
topic |
Imagem do Brasil Destinos turísticos Argentinos Turismo Brasil Destino (Turismo) Satisfação do consumidor Argentina Imagen de Brasil Destinos turísticos Argentinos |
description |
A argentina é o país que mais emite turistas para o Brasil, sendo considerado pela Embratur como um mercado prioritário. Levando em consideração a relevância da imagem no processo de escolha de um destino turístico e a importância dos argentinos para o turismo brasileiro, realizou-se este estudo com o objetivo de identificar a imagem do Brasil percebida por esses consumidores e quais os destinos brasileiros conhecidos. Investigou-se a imagem do Brasil por meio de dois estudos, o primeiro qualitativo e o segundo quantitativo. Foram entrevistados ao todo 333 argentinos. O questionário aplicado serviu também para analisar o nível de conhecimento da Marca Brasil, do sítio oficial www.braziltour.com e questões relacionadas à satisfação e percepção da qualidade dos serviços turísticos brasileiros. Para o tratamento dos dados quantitativos foi feita uma análise estatística com o auxílio do software SPSS. Os resultados indicam que os argentinos percebem positivamente a imagem turística do Brasil, associada à praia, alegria, caipirinha, festa, carnaval, futebol e natureza. No entanto, os resultados também indicam que a imagem está associada à violência e que os argentinos pesquisados desconhecem a Marca Brasil, o sítio oficial e diversos destinos turísticos brasileiros |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2016-01-15T13:23:14Z 2016-01-15T13:23:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1369 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823612354625536 |