A imagem do Brasil: um olhar argentino sobre destinos turísticos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Roberta Diuana de Menezes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1369
Resumo: A argentina é o país que mais emite turistas para o Brasil, sendo considerado pela Embratur como um mercado prioritário. Levando em consideração a relevância da imagem no processo de escolha de um destino turístico e a importância dos argentinos para o turismo brasileiro, realizou-se este estudo com o objetivo de identificar a imagem do Brasil percebida por esses consumidores e quais os destinos brasileiros conhecidos. Investigou-se a imagem do Brasil por meio de dois estudos, o primeiro qualitativo e o segundo quantitativo. Foram entrevistados ao todo 333 argentinos. O questionário aplicado serviu também para analisar o nível de conhecimento da Marca Brasil, do sítio oficial www.braziltour.com e questões relacionadas à satisfação e percepção da qualidade dos serviços turísticos brasileiros. Para o tratamento dos dados quantitativos foi feita uma análise estatística com o auxílio do software SPSS. Os resultados indicam que os argentinos percebem positivamente a imagem turística do Brasil, associada à praia, alegria, caipirinha, festa, carnaval, futebol e natureza. No entanto, os resultados também indicam que a imagem está associada à violência e que os argentinos pesquisados desconhecem a Marca Brasil, o sítio oficial e diversos destinos turísticos brasileiros
id UFF-2_37bb9f08bf6915e229bb34923a2c4c15
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1369
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A imagem do Brasil: um olhar argentino sobre destinos turísticos brasileirosImagem do BrasilDestinos turísticosArgentinosTurismoBrasilDestino (Turismo)Satisfação do consumidorArgentinaImagen de BrasilDestinos turísticosArgentinosA argentina é o país que mais emite turistas para o Brasil, sendo considerado pela Embratur como um mercado prioritário. Levando em consideração a relevância da imagem no processo de escolha de um destino turístico e a importância dos argentinos para o turismo brasileiro, realizou-se este estudo com o objetivo de identificar a imagem do Brasil percebida por esses consumidores e quais os destinos brasileiros conhecidos. Investigou-se a imagem do Brasil por meio de dois estudos, o primeiro qualitativo e o segundo quantitativo. Foram entrevistados ao todo 333 argentinos. O questionário aplicado serviu também para analisar o nível de conhecimento da Marca Brasil, do sítio oficial www.braziltour.com e questões relacionadas à satisfação e percepção da qualidade dos serviços turísticos brasileiros. Para o tratamento dos dados quantitativos foi feita uma análise estatística com o auxílio do software SPSS. Os resultados indicam que os argentinos percebem positivamente a imagem turística do Brasil, associada à praia, alegria, caipirinha, festa, carnaval, futebol e natureza. No entanto, os resultados também indicam que a imagem está associada à violência e que os argentinos pesquisados desconhecem a Marca Brasil, o sítio oficial e diversos destinos turísticos brasileirosArgentina es el país que más turistas aporta a Brasil, siendo considerado por la Embratur como un mercado prioritario. Teniendo en consideración la relevancia de la imagen en el proceso de elección de un destino turístico y la importancia de los argentinos para el turismo brasilero, fue realizado este estudio con el objetivo de identificar la imagen de Brasil percibida por estos consumidores y cuáles son los destinos brasileros conocidos. Fue investigada la imagen de Brasil por medio de dos estudios, el primero cualitativo y el segundo cuantitativo. Fueron entrevistados 333 argentinos en total. El cuestionario utilizado sirvió también para analizar el nivel de conocimiento de la Marca Brasil, del sitio oficial www.braziltour.com y cuestiones relacionadas a la satisfacción y percepción de la calidad de los servicios turísticos brasileros. Para el tratamiento de los datos cuantitativos fue hecho un análisis estadístico con la ayuda del software SPSS. Los resultados indican que los argentinos perciben positivamente la imagen de Brasil, asociada a la playa, alegría, caipiriña, fiesta, carnaval, futbol y naturaleza. En contraposición, los resultados también indican que la imagen está asociada a la violencia y que los argentinos encuestados desconocen la Marca Brasil, el sitio oficial y diversos destinos turísticos brasilerosMayer, Verônica FederMonteiro, João Evangelista DiasMarques, Osíris Ricardo BezerraSilva, Roberta Diuana de Menezes2016-01-15T13:23:14Z2016-01-15T13:23:14Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1369CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-03T18:48:07Zoai:app.uff.br:1/1369Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:05.078117Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A imagem do Brasil: um olhar argentino sobre destinos turísticos brasileiros
title A imagem do Brasil: um olhar argentino sobre destinos turísticos brasileiros
spellingShingle A imagem do Brasil: um olhar argentino sobre destinos turísticos brasileiros
Silva, Roberta Diuana de Menezes
Imagem do Brasil
Destinos turísticos
Argentinos
Turismo
Brasil
Destino (Turismo)
Satisfação do consumidor
Argentina
Imagen de Brasil
Destinos turísticos
Argentinos
title_short A imagem do Brasil: um olhar argentino sobre destinos turísticos brasileiros
title_full A imagem do Brasil: um olhar argentino sobre destinos turísticos brasileiros
title_fullStr A imagem do Brasil: um olhar argentino sobre destinos turísticos brasileiros
title_full_unstemmed A imagem do Brasil: um olhar argentino sobre destinos turísticos brasileiros
title_sort A imagem do Brasil: um olhar argentino sobre destinos turísticos brasileiros
author Silva, Roberta Diuana de Menezes
author_facet Silva, Roberta Diuana de Menezes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mayer, Verônica Feder
Monteiro, João Evangelista Dias
Marques, Osíris Ricardo Bezerra
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Roberta Diuana de Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem do Brasil
Destinos turísticos
Argentinos
Turismo
Brasil
Destino (Turismo)
Satisfação do consumidor
Argentina
Imagen de Brasil
Destinos turísticos
Argentinos
topic Imagem do Brasil
Destinos turísticos
Argentinos
Turismo
Brasil
Destino (Turismo)
Satisfação do consumidor
Argentina
Imagen de Brasil
Destinos turísticos
Argentinos
description A argentina é o país que mais emite turistas para o Brasil, sendo considerado pela Embratur como um mercado prioritário. Levando em consideração a relevância da imagem no processo de escolha de um destino turístico e a importância dos argentinos para o turismo brasileiro, realizou-se este estudo com o objetivo de identificar a imagem do Brasil percebida por esses consumidores e quais os destinos brasileiros conhecidos. Investigou-se a imagem do Brasil por meio de dois estudos, o primeiro qualitativo e o segundo quantitativo. Foram entrevistados ao todo 333 argentinos. O questionário aplicado serviu também para analisar o nível de conhecimento da Marca Brasil, do sítio oficial www.braziltour.com e questões relacionadas à satisfação e percepção da qualidade dos serviços turísticos brasileiros. Para o tratamento dos dados quantitativos foi feita uma análise estatística com o auxílio do software SPSS. Os resultados indicam que os argentinos percebem positivamente a imagem turística do Brasil, associada à praia, alegria, caipirinha, festa, carnaval, futebol e natureza. No entanto, os resultados também indicam que a imagem está associada à violência e que os argentinos pesquisados desconhecem a Marca Brasil, o sítio oficial e diversos destinos turísticos brasileiros
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2016-01-15T13:23:14Z
2016-01-15T13:23:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1369
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823612354625536