Fatores que influenciam a implantação das produções tecnológicas desenvolvidas no âmbito do mestrado profissional na área da enfermagem e estratégias de translação do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rejane Eleuterio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14581
Resumo: No mestrado profissional, o aluno é incentivado à criação de novos produtos e serviços, cuja aplicação resulte em melhorias na saúde da população. A produção tecnológica é uma das suas principais características. Sendo assim, o estudo tem como objetivo geral: compreender o processo de implantação das produções tecnológicas desenvolvidas no mestrado profissional na área da enfermagem, nos serviços de saúde e ensino, através experimentação sociopoética e como objetivos específicos: descrever o perfil dos enfermeiros egressos do mestrado profissional na área da enfermagem; caracterizar as produções tecnológicas desenvolvidas no âmbito do mestrado profissional na área da enfermagem; analisar as produções tecnológicas dos egressos do mestrado profissional na área da enfermagem e sua relação com as necessidades dos serviços de saúde; discutir as estratégias utilizadas para implantação das produções tecnológicas dos alunos do mestrado profissional na área da enfermagem, nos serviços de saúde; analisar as contribuições das produções tecnológicas propostas por egressos do mestrado profissional na área da enfermagem nos serviços de saúde. Metodologia: trata-se de um estudo de abordagem sociopoética, realizado com egressos dos cursos de mestrado profissional na área da enfermagem, no estado do Rio de Janeiro. A produção de dados ocorreu na seguinte sequência: pesquisa documental, entrevista e grupo-pesquisador. Na sequencia foi realizada a triangulação dos dados. O tratamento e a análise dos dados documentais e das entrevistas se deu a partir da análise de conteúdo de Bardin, já as expressões verbais e artísticas do grupo-pesquisador foram analisadas conforme os estudos da sociopoética Viril/Classificatório e Filosófico, interpretados à luz dos parâmetros de avaliação da CAPES, sob a perspectiva de translação de conhecimento e de inovações tecnológicas de Donald Stokes. Resultados: a principal tipologia de produto elaborada pelos egressos foi o desenvolvimento de técnicas, entre as quais: fluxogramas, protocolo, formulários e curso de capacitação. Grande parte dos produtos foi desenvolvida no contexto hospitalar, no formato de tecnologia educacional, atendendo à necessidade de saúde que envolve garantia de acesso à tecnologia para melhorar e prolongar a vida do usuário. Um pouco menos da metade dos egressos reconhecem terem implantado seu produto no serviço. Existem fatores na formação, como a pouca clareza do que é um produto e o desenvolvimento de uma estratégia frágil, sem nenhum modelo de translação do conhecimento de referência e fatores alheios à formação como equipe de enfermagem, em um cenário com rotina endurecida e falta de interesses dos gestores, influenciando negativamente a implantação dos produtos. Quando existe participação ativa dos usuários, profissionais e todas as pessoas envolvidas, desde o momento da decisão e da elaboração dos produtos, a adesão ao serviço aumenta. Conclusão: as produções tecnológicas desenvolvidas no âmbito do mestrado profissional em enfermagem têm uma baixa adesão nos serviços e uma avaliação com pontuação ínfima na CAPES, o que mostra a necessidade de os programas incorporarem um modelo estratégico de translação do conhecimento
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Sendo assim, o estudo tem como objetivo geral: compreender o processo de implantação das produções tecnológicas desenvolvidas no mestrado profissional na área da enfermagem, nos serviços de saúde e ensino, através experimentação sociopoética e como objetivos específicos: descrever o perfil dos enfermeiros egressos do mestrado profissional na área da enfermagem; caracterizar as produções tecnológicas desenvolvidas no âmbito do mestrado profissional na área da enfermagem; analisar as produções tecnológicas dos egressos do mestrado profissional na área da enfermagem e sua relação com as necessidades dos serviços de saúde; discutir as estratégias utilizadas para implantação das produções tecnológicas dos alunos do mestrado profissional na área da enfermagem, nos serviços de saúde; analisar as contribuições das produções tecnológicas propostas por egressos do mestrado profissional na área da enfermagem nos serviços de saúde. Metodologia: trata-se de um estudo de abordagem sociopoética, realizado com egressos dos cursos de mestrado profissional na área da enfermagem, no estado do Rio de Janeiro. A produção de dados ocorreu na seguinte sequência: pesquisa documental, entrevista e grupo-pesquisador. Na sequencia foi realizada a triangulação dos dados. O tratamento e a análise dos dados documentais e das entrevistas se deu a partir da análise de conteúdo de Bardin, já as expressões verbais e artísticas do grupo-pesquisador foram analisadas conforme os estudos da sociopoética Viril/Classificatório e Filosófico, interpretados à luz dos parâmetros de avaliação da CAPES, sob a perspectiva de translação de conhecimento e de inovações tecnológicas de Donald Stokes. Resultados: a principal tipologia de produto elaborada pelos egressos foi o desenvolvimento de técnicas, entre as quais: fluxogramas, protocolo, formulários e curso de capacitação. Grande parte dos produtos foi desenvolvida no contexto hospitalar, no formato de tecnologia educacional, atendendo à necessidade de saúde que envolve garantia de acesso à tecnologia para melhorar e prolongar a vida do usuário. Um pouco menos da metade dos egressos reconhecem terem implantado seu produto no serviço. Existem fatores na formação, como a pouca clareza do que é um produto e o desenvolvimento de uma estratégia frágil, sem nenhum modelo de translação do conhecimento de referência e fatores alheios à formação como equipe de enfermagem, em um cenário com rotina endurecida e falta de interesses dos gestores, influenciando negativamente a implantação dos produtos. Quando existe participação ativa dos usuários, profissionais e todas as pessoas envolvidas, desde o momento da decisão e da elaboração dos produtos, a adesão ao serviço aumenta. Conclusão: as produções tecnológicas desenvolvidas no âmbito do mestrado profissional em enfermagem têm uma baixa adesão nos serviços e uma avaliação com pontuação ínfima na CAPES, o que mostra a necessidade de os programas incorporarem um modelo estratégico de translação do conhecimentoIn the professional master's degree, the student is encouraged to create new products and services, whose application results in improvements in the population's health. Technological production is one of its main characteristics. Therefore, the study has as its general objective: understand the process of implementing technological productions developed in the professional master's degree in nursing, in health and teaching services, through socio-poetic experimentation and as specific objectives: describe the profile of nurses graduating from the professional master's degree in nursing; characterize the technological productions developed within the scope of the professional master's degree in nursing; to analyze the technological productions of graduates of the professional master's degree in nursing and their relationship with the needs of health services; discuss the strategies used to implement the technological productions of students in the professional master's degree in nursing, in health services; to analyze the contributions of technological productions proposed by graduates of the professional master's degree in the field of nursing in health services. Methodology: it is a study of socio-poetic approach, carried out with graduates of professional master's courses in the field of nursing, in the state of Rio de Janeiro. Data production took place in the following sequence: documentary research, interview and researcher group. In the sequence, data triangulation was performed. The treatment and analysis of the documentary data and the interviews took place from the content analysis of Bardin, since the verbal and artistic expressions of the researcher group were analyzed according to the studies of the Virile / Classificatory and Philosophical socio-poetics, interpreted in the light of CAPES assessment parameters, from the perspective of knowledge translation and technological innovations by Donald Stokes. Results: the main product typology developed by the graduates was the development of techniques, including: flowcharts, protocol, forms and training course. Most of the products were developed in the hospital context, in the format of educational technology, meeting the health need that involves guaranteeing access to technology to improve and prolong the user's life. A little less than half of the graduates acknowledge having implanted their product in the service. There are factors in training, such as the lack of clarity of what a product is and the development of a fragile strategy, without any model of translation of reference knowledge and factors unrelated to training as a nursing team, in a scenario with a hardened routine and lack of interests of managers, negatively influencing the implantation of products. When there is an active participation of users, professionals and all the people involved, from the moment of decision and the elaboration of products, adherence to the service increases. Conclusion: the technological productions developed within the scope of the professional master's degree in nursing have a low adherence to services and an evaluation with a very low score at CAPES, which shows the need for the programs to incorporate a strategic model of knowledge translation231 f.Tavares, Cláudia Mara de MeloPaula, Danielle Galdino dePereira, Eliane RamosSouza, Marilei de Melo Tavares eMourão, Lúcia Cardosohttp://lattes.cnpq.br/4361460267496385http://lattes.cnpq.br/6927667633888452http://lattes.cnpq.br/5726695441745144http://lattes.cnpq.br/5088894307129020http://lattes.cnpq.br/8659593879053520http://lattes.cnpq.br/8992955157222431Ferreira, Rejane Eleuterio2020-08-05T20:41:51Z2020-08-05T20:41:51Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFERREIRA, Rejane Eleutério. 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description No mestrado profissional, o aluno é incentivado à criação de novos produtos e serviços, cuja aplicação resulte em melhorias na saúde da população. A produção tecnológica é uma das suas principais características. Sendo assim, o estudo tem como objetivo geral: compreender o processo de implantação das produções tecnológicas desenvolvidas no mestrado profissional na área da enfermagem, nos serviços de saúde e ensino, através experimentação sociopoética e como objetivos específicos: descrever o perfil dos enfermeiros egressos do mestrado profissional na área da enfermagem; caracterizar as produções tecnológicas desenvolvidas no âmbito do mestrado profissional na área da enfermagem; analisar as produções tecnológicas dos egressos do mestrado profissional na área da enfermagem e sua relação com as necessidades dos serviços de saúde; discutir as estratégias utilizadas para implantação das produções tecnológicas dos alunos do mestrado profissional na área da enfermagem, nos serviços de saúde; analisar as contribuições das produções tecnológicas propostas por egressos do mestrado profissional na área da enfermagem nos serviços de saúde. Metodologia: trata-se de um estudo de abordagem sociopoética, realizado com egressos dos cursos de mestrado profissional na área da enfermagem, no estado do Rio de Janeiro. A produção de dados ocorreu na seguinte sequência: pesquisa documental, entrevista e grupo-pesquisador. Na sequencia foi realizada a triangulação dos dados. O tratamento e a análise dos dados documentais e das entrevistas se deu a partir da análise de conteúdo de Bardin, já as expressões verbais e artísticas do grupo-pesquisador foram analisadas conforme os estudos da sociopoética Viril/Classificatório e Filosófico, interpretados à luz dos parâmetros de avaliação da CAPES, sob a perspectiva de translação de conhecimento e de inovações tecnológicas de Donald Stokes. Resultados: a principal tipologia de produto elaborada pelos egressos foi o desenvolvimento de técnicas, entre as quais: fluxogramas, protocolo, formulários e curso de capacitação. Grande parte dos produtos foi desenvolvida no contexto hospitalar, no formato de tecnologia educacional, atendendo à necessidade de saúde que envolve garantia de acesso à tecnologia para melhorar e prolongar a vida do usuário. Um pouco menos da metade dos egressos reconhecem terem implantado seu produto no serviço. Existem fatores na formação, como a pouca clareza do que é um produto e o desenvolvimento de uma estratégia frágil, sem nenhum modelo de translação do conhecimento de referência e fatores alheios à formação como equipe de enfermagem, em um cenário com rotina endurecida e falta de interesses dos gestores, influenciando negativamente a implantação dos produtos. Quando existe participação ativa dos usuários, profissionais e todas as pessoas envolvidas, desde o momento da decisão e da elaboração dos produtos, a adesão ao serviço aumenta. Conclusão: as produções tecnológicas desenvolvidas no âmbito do mestrado profissional em enfermagem têm uma baixa adesão nos serviços e uma avaliação com pontuação ínfima na CAPES, o que mostra a necessidade de os programas incorporarem um modelo estratégico de translação do conhecimento
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