Professional Master's degree in Nursing: knowledge production and challenges
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.3242.2403 http://hdl.handle.net/11449/109831 |
Resumo: | OBJETIVO:analisar a produção do conhecimento gerada pelos programas de mestrado profissional em enfermagem e refletir sobre suas perspectivas para a área.MÉTODO:estudo descritivo e analítico. Foram incluídos dados das dissertações de três instituições de ensino que titularam alunos em programas de mestrado profissional em enfermagem entre 2006 e 2012.RESULTADOS:a maioria dos 127 trabalhos de conclusão analisados se desenvolveu no contexto hospitalar; houve tendência de concentração nas áreas organizacional e assistencial, nas linhas de pesquisa processo de cuidar e gerenciamento e predomínio de estudos qualitativos. Há diversidade de produtos resultantes dos trabalhos de conclusão: avaliação de serviços/programas de saúde e geração de processos, protocolos assistenciais ou de ensino.CONCLUSÃO:os programas de mestrado profissional em enfermagem, em fase de consolidação, têm produção recente, em desenvolvimento, havendo lacuna na geração de tecnologias duras e inovação. São fundamentais para o desenvolvimento das práticas profissionais inovadoras que articulem o setor saúde e a educação. |
id |
UNSP_b011b4fd7e0ea5e8502439a84f745886 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/109831 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Professional Master's degree in Nursing: knowledge production and challengesMestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafiosMaestría Profesional en Enfermería: producción del conocimiento y retosEducação de Pós-Graduação em EnfermagemEducação ProfissionalizantePesquisa Científica e Desenvolvimento TecnológicoEducation, Nursing, GraduateEducation, ProfessionalScientific Research and Technological DevelopmentOBJETIVO:analisar a produção do conhecimento gerada pelos programas de mestrado profissional em enfermagem e refletir sobre suas perspectivas para a área.MÉTODO:estudo descritivo e analítico. Foram incluídos dados das dissertações de três instituições de ensino que titularam alunos em programas de mestrado profissional em enfermagem entre 2006 e 2012.RESULTADOS:a maioria dos 127 trabalhos de conclusão analisados se desenvolveu no contexto hospitalar; houve tendência de concentração nas áreas organizacional e assistencial, nas linhas de pesquisa processo de cuidar e gerenciamento e predomínio de estudos qualitativos. Há diversidade de produtos resultantes dos trabalhos de conclusão: avaliação de serviços/programas de saúde e geração de processos, protocolos assistenciais ou de ensino.CONCLUSÃO:os programas de mestrado profissional em enfermagem, em fase de consolidação, têm produção recente, em desenvolvimento, havendo lacuna na geração de tecnologias duras e inovação. São fundamentais para o desenvolvimento das práticas profissionais inovadoras que articulem o setor saúde e a educação.OBJETIVO:analizar la producción del conocimiento generado por los programas de maestría profesional en Enfermería y reflejar sobre sus perspectivas para el área.MÉTODO:estudio descriptivo y analítico. Fueron incluidos datos de las disertaciones de tres instituciones de enseñanza que graduaron alumnos en programas de maestría profesional en enfermería entre 2006 y 2012.RESULTADOS:la mayoría de los 127 trabajos de conclusión analizados fueron desarrollados en el contexto hospitalario; fue encontrada tendencia de concentración en las áreas organizacional y asistencial, en las líneas de investigación proceso de cuidar y gestión y predominio de estudios cualitativos. Hay una diversidad de productos resultantes de los trabajos de conclusión: evaluación de servicios/programas de salud y generación de procesos, protocolos asistenciales o de enseñanza.CONCLUSIÓN:los programas de maestría profesional en Enfermería, en fase de consolidación, tiene producción reciente, en vías de desarrollo, con laguna en la generación de tecnologías duras e innovación. Son fundamentales para el desarrollo de las prácticas profesionales innovadoras que articulen el sector salud y la educación.OBJECTIVE:to analyze the production of knowledge resulting from the professional master's degree programs in Nursing and to reflect about their perspectives for the area.METHOD:descriptive and analytical study. Data collected from the dissertations of three educational institutions that graduated students in programs of professional master's degree in Nursing between 2006 and 2012 were included.RESULTS:most of the 127 course completion studies analyzed were developed within hospital contexts; there was a focus on the organizational and healthcare areas, in the research fields care process and management, and predominance of qualitative studies. There are various products resulting from the course completion studies: evaluation of services/healthcare programs and development of processes, care or educational protocols.CONCLUSION:the programs of professional master's degree in Nursing, which are undergoing a consolidation stage, have recent production under development and there is a gap in the creation of hard technologies and innovation. They are essential for the development of innovative professional practices that articulate the healthcare and educational areas.Universidade Federal de Goiás Faculdade de EnfermagemUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de EnfermagemUniversidade Federal de Santa Catarina Departamento de EnfermagemUniversidade Federal Fluminense Escola de Enfermagem Aurora de Afonso CostaUniversidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão PretoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de EnfermagemUniversidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirao PretoUniversidade Federal de Goiás (UFG)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Universidade Federal Fluminense (UFF)Universidade de São Paulo (USP)Munari, Denize BoutteletParada, Cristina Maria Garcia de Lima [UNESP]Gelbcke, Francine De LimaSilvino, Zenith RosaRibeiro, Luana Cássia MirandaScochi, Carmen Gracinda Silvan2014-10-01T13:08:35Z2014-10-01T13:08:35Z2014-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article204-210application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.3242.2403Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 22, n. 2, p. 204-210, 2014.0104-1169http://hdl.handle.net/11449/10983110.1590/0104-1169.3242.2403S0104-11692014000200204WOS:000335294200005S0104-11692014000200204.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPengRevista Latino-Americana de Enfermagem0,339info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-15T18:47:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109831Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-15T18:47:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professional Master's degree in Nursing: knowledge production and challenges Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios Maestría Profesional en Enfermería: producción del conocimiento y retos |
title |
Professional Master's degree in Nursing: knowledge production and challenges |
spellingShingle |
Professional Master's degree in Nursing: knowledge production and challenges Munari, Denize Bouttelet Educação de Pós-Graduação em Enfermagem Educação Profissionalizante Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico Education, Nursing, Graduate Education, Professional Scientific Research and Technological Development |
title_short |
Professional Master's degree in Nursing: knowledge production and challenges |
title_full |
Professional Master's degree in Nursing: knowledge production and challenges |
title_fullStr |
Professional Master's degree in Nursing: knowledge production and challenges |
title_full_unstemmed |
Professional Master's degree in Nursing: knowledge production and challenges |
title_sort |
Professional Master's degree in Nursing: knowledge production and challenges |
author |
Munari, Denize Bouttelet |
author_facet |
Munari, Denize Bouttelet Parada, Cristina Maria Garcia de Lima [UNESP] Gelbcke, Francine De Lima Silvino, Zenith Rosa Ribeiro, Luana Cássia Miranda Scochi, Carmen Gracinda Silvan |
author_role |
author |
author2 |
Parada, Cristina Maria Garcia de Lima [UNESP] Gelbcke, Francine De Lima Silvino, Zenith Rosa Ribeiro, Luana Cássia Miranda Scochi, Carmen Gracinda Silvan |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás (UFG) Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Universidade Federal Fluminense (UFF) Universidade de São Paulo (USP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Munari, Denize Bouttelet Parada, Cristina Maria Garcia de Lima [UNESP] Gelbcke, Francine De Lima Silvino, Zenith Rosa Ribeiro, Luana Cássia Miranda Scochi, Carmen Gracinda Silvan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem Educação Profissionalizante Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico Education, Nursing, Graduate Education, Professional Scientific Research and Technological Development |
topic |
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem Educação Profissionalizante Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico Education, Nursing, Graduate Education, Professional Scientific Research and Technological Development |
description |
OBJETIVO:analisar a produção do conhecimento gerada pelos programas de mestrado profissional em enfermagem e refletir sobre suas perspectivas para a área.MÉTODO:estudo descritivo e analítico. Foram incluídos dados das dissertações de três instituições de ensino que titularam alunos em programas de mestrado profissional em enfermagem entre 2006 e 2012.RESULTADOS:a maioria dos 127 trabalhos de conclusão analisados se desenvolveu no contexto hospitalar; houve tendência de concentração nas áreas organizacional e assistencial, nas linhas de pesquisa processo de cuidar e gerenciamento e predomínio de estudos qualitativos. Há diversidade de produtos resultantes dos trabalhos de conclusão: avaliação de serviços/programas de saúde e geração de processos, protocolos assistenciais ou de ensino.CONCLUSÃO:os programas de mestrado profissional em enfermagem, em fase de consolidação, têm produção recente, em desenvolvimento, havendo lacuna na geração de tecnologias duras e inovação. São fundamentais para o desenvolvimento das práticas profissionais inovadoras que articulem o setor saúde e a educação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-01T13:08:35Z 2014-10-01T13:08:35Z 2014-04-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.3242.2403 Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 22, n. 2, p. 204-210, 2014. 0104-1169 http://hdl.handle.net/11449/109831 10.1590/0104-1169.3242.2403 S0104-11692014000200204 WOS:000335294200005 S0104-11692014000200204.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.3242.2403 http://hdl.handle.net/11449/109831 |
identifier_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 22, n. 2, p. 204-210, 2014. 0104-1169 10.1590/0104-1169.3242.2403 S0104-11692014000200204 WOS:000335294200005 S0104-11692014000200204.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem 0,339 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
204-210 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128195224928256 |