A qualidade de vida transformada em desejo de consumo: mudanças no cotidiano de mulheres corredoras de rua por intermédio das mídias sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Carolina Afonso Seabra dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12996
Resumo: Os centros urbanos das grandes cidades têm sofrido modificações que recriam os usos de seus espaços. Partes delas são reservadas para serem locais específicos para atividades físicas, principalmente aos fins de semana. Essas modificações refletem o crescimento da preocupação com o lazer e com a qualidade de vida, um dos reflexos da vida pós-moderna. Destaca-se também o elevado índice de pessoas que se dedicam ao culto ao corpo. Por consequência, alguns locais viram um berço de experiências sócio-espaciais-temporais que contribuem para a criação de processos de reinvenção e recriação urbana, por um lado, e comportamental, por outro. Esses novos comportamentos transcendem do meio urbano para a internet, nas mídias sociais e em especial o Instagram, sendo possível visualizar as influências que o meio online causa no off-line e vice-versa. A proposta desta pesquisa é apresentar uma análise sobre a forma como o conceito de Qualidade de Vida foi transformado em desejo de consumo, que permeia, mesmo que subliminarmente, diferentes discursos nas mídias sociais, mudando a maneira individual e coletiva de se relacionar e consumir. Para realizar tal estudo, foi escolhido um grupo de mulheres, de 30 a 45 anos, corredoras de rua, que tiveram comportamentos de consumo motivados por pessoas que seguem no Instagram, tendo como justificativa a busca pela melhora da performance e pela promoção de qualidade de vida.
id UFF-2_37dc3a75695c5ef8ba033f4f40957d30
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12996
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A qualidade de vida transformada em desejo de consumo: mudanças no cotidiano de mulheres corredoras de rua por intermédio das mídias sociaisCotidianoMídiaConsumoQualidade de VidaQualidade de vidaConsumoCotidianoMídiaDailyMediaConsumptionQuality of lifeOs centros urbanos das grandes cidades têm sofrido modificações que recriam os usos de seus espaços. Partes delas são reservadas para serem locais específicos para atividades físicas, principalmente aos fins de semana. Essas modificações refletem o crescimento da preocupação com o lazer e com a qualidade de vida, um dos reflexos da vida pós-moderna. Destaca-se também o elevado índice de pessoas que se dedicam ao culto ao corpo. Por consequência, alguns locais viram um berço de experiências sócio-espaciais-temporais que contribuem para a criação de processos de reinvenção e recriação urbana, por um lado, e comportamental, por outro. Esses novos comportamentos transcendem do meio urbano para a internet, nas mídias sociais e em especial o Instagram, sendo possível visualizar as influências que o meio online causa no off-line e vice-versa. A proposta desta pesquisa é apresentar uma análise sobre a forma como o conceito de Qualidade de Vida foi transformado em desejo de consumo, que permeia, mesmo que subliminarmente, diferentes discursos nas mídias sociais, mudando a maneira individual e coletiva de se relacionar e consumir. Para realizar tal estudo, foi escolhido um grupo de mulheres, de 30 a 45 anos, corredoras de rua, que tiveram comportamentos de consumo motivados por pessoas que seguem no Instagram, tendo como justificativa a busca pela melhora da performance e pela promoção de qualidade de vida.Day by day, downtown centers have had many modifications about the uses of their spaces. Parts of them are reserved to be specific locations for physical activity, especially on weekends. These changes reflect the growing concern with leisure and quality of life, a reflection of postmodern life. Also noteworthy is the high rate of people dedicated to body worship. As a result, some places have seen a cradle of socio-spacial-temporal experiences that contribute to the creation of an urban reinvention and behavioral. These new behaviors transcend the urban environment into the internet, especially in the Instagram. Nowadays, it´s possible to visualize the influences that the online environment causes on the offline. The purpose of this research is to present an analysis of how the concept of Quality of Life was transformed into a desire for consumption, different discourses in social media, changing the individual and the collective way of relating and consuming. To carry out this study, our focus group are women between 30 to 45 years old. They are street runners. Usually, they had consumer behaviors motivated by people who they follow on Instagram, having as justification the search for performance improvement and promotion of quality of life.148fSouza, Flávia Clemente deSouza, Flávia Clemente deBragaglia, Ana PaulaCosta, EdwaldoSantos, Ana Carolina Afonso Seabra dos2020-03-04T13:45:16Z2020-03-04T13:45:16Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12996Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T03:07:29Zoai:app.uff.br:1/12996Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-10T03:07:29Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A qualidade de vida transformada em desejo de consumo: mudanças no cotidiano de mulheres corredoras de rua por intermédio das mídias sociais
title A qualidade de vida transformada em desejo de consumo: mudanças no cotidiano de mulheres corredoras de rua por intermédio das mídias sociais
spellingShingle A qualidade de vida transformada em desejo de consumo: mudanças no cotidiano de mulheres corredoras de rua por intermédio das mídias sociais
Santos, Ana Carolina Afonso Seabra dos
Cotidiano
Mídia
Consumo
Qualidade de Vida
Qualidade de vida
Consumo
Cotidiano
Mídia
Daily
Media
Consumption
Quality of life
title_short A qualidade de vida transformada em desejo de consumo: mudanças no cotidiano de mulheres corredoras de rua por intermédio das mídias sociais
title_full A qualidade de vida transformada em desejo de consumo: mudanças no cotidiano de mulheres corredoras de rua por intermédio das mídias sociais
title_fullStr A qualidade de vida transformada em desejo de consumo: mudanças no cotidiano de mulheres corredoras de rua por intermédio das mídias sociais
title_full_unstemmed A qualidade de vida transformada em desejo de consumo: mudanças no cotidiano de mulheres corredoras de rua por intermédio das mídias sociais
title_sort A qualidade de vida transformada em desejo de consumo: mudanças no cotidiano de mulheres corredoras de rua por intermédio das mídias sociais
author Santos, Ana Carolina Afonso Seabra dos
author_facet Santos, Ana Carolina Afonso Seabra dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Flávia Clemente de
Souza, Flávia Clemente de
Bragaglia, Ana Paula
Costa, Edwaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Carolina Afonso Seabra dos
dc.subject.por.fl_str_mv Cotidiano
Mídia
Consumo
Qualidade de Vida
Qualidade de vida
Consumo
Cotidiano
Mídia
Daily
Media
Consumption
Quality of life
topic Cotidiano
Mídia
Consumo
Qualidade de Vida
Qualidade de vida
Consumo
Cotidiano
Mídia
Daily
Media
Consumption
Quality of life
description Os centros urbanos das grandes cidades têm sofrido modificações que recriam os usos de seus espaços. Partes delas são reservadas para serem locais específicos para atividades físicas, principalmente aos fins de semana. Essas modificações refletem o crescimento da preocupação com o lazer e com a qualidade de vida, um dos reflexos da vida pós-moderna. Destaca-se também o elevado índice de pessoas que se dedicam ao culto ao corpo. Por consequência, alguns locais viram um berço de experiências sócio-espaciais-temporais que contribuem para a criação de processos de reinvenção e recriação urbana, por um lado, e comportamental, por outro. Esses novos comportamentos transcendem do meio urbano para a internet, nas mídias sociais e em especial o Instagram, sendo possível visualizar as influências que o meio online causa no off-line e vice-versa. A proposta desta pesquisa é apresentar uma análise sobre a forma como o conceito de Qualidade de Vida foi transformado em desejo de consumo, que permeia, mesmo que subliminarmente, diferentes discursos nas mídias sociais, mudando a maneira individual e coletiva de se relacionar e consumir. Para realizar tal estudo, foi escolhido um grupo de mulheres, de 30 a 45 anos, corredoras de rua, que tiveram comportamentos de consumo motivados por pessoas que seguem no Instagram, tendo como justificativa a busca pela melhora da performance e pela promoção de qualidade de vida.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-04T13:45:16Z
2020-03-04T13:45:16Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/12996
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12996
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838674634670080