ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: UMA CONTRIBUIÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Solange Coelho de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/20337
Resumo: The IES Instituições de Ensino Superior ( College Education Institutions ) have been gathering forces to form professionals with entrepreneurship competence due to the educational necessities and the transformation effects in this new era. Therefore, in order to answer the questions: What do you teach? and How do you teach? , this paper was elaborated to propose strategies, actions and a possible educational approach to help teachers develop professionally competent and able students in business administration, contributing to an education based on the objectives of the business administration graduation course. Criteria for evaluating learning efficiency will be proposed and indicated as a discipline in the curricular grid, to be more adequate in the learning specifications. Nevertheless, this paper presented here as a proposition is based on the researcher s vision as a professor of this entrepreneurship discipline, it needs to be applied in order to measure effectiveness this proposed.
id UFF-2_382734fb760cd21cd4e31f838b75807b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/20337
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: UMA CONTRIBUIÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES DO CURSO DE GRADUAÇÃOempreendedorismo, educação empreendedora, Ensino-aprendizagem de empreendedorismo.entrepreneurship, education in entrepreneurship, Teaching-learning entrepreneurshipCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOThe IES Instituições de Ensino Superior ( College Education Institutions ) have been gathering forces to form professionals with entrepreneurship competence due to the educational necessities and the transformation effects in this new era. Therefore, in order to answer the questions: What do you teach? and How do you teach? , this paper was elaborated to propose strategies, actions and a possible educational approach to help teachers develop professionally competent and able students in business administration, contributing to an education based on the objectives of the business administration graduation course. Criteria for evaluating learning efficiency will be proposed and indicated as a discipline in the curricular grid, to be more adequate in the learning specifications. Nevertheless, this paper presented here as a proposition is based on the researcher s vision as a professor of this entrepreneurship discipline, it needs to be applied in order to measure effectiveness this proposed.Atentas às necessidades educacionais e aos efeitos das transformações dessa nova era, as Instituições de Ensino Superior IES - do Brasil, vêm consolidando suas ações no sentido de proporcionar formação dos profissionais com competência de empreendedorismo. Assim, este trabalho buscando responder as questões O que ensinar? , e Como ensinar? foi elaborado com a finalidade de propor estratégias, ações e uma possível abordagem didáticopedagógica para auxiliar professores na prática em sala de aula no desenvolvimento de competências e habilidades profissionais em alunos, para gestão empreendedora e contribuindo para uma educação de acordo com os objetivos da nova formação de administradores do curso de graduação tradicional. Também são propostos critérios de avaliação da eficácia do aprendizado e indicado um posicionamento da disciplina dentro da grade curricular, mais adequado às especificidades do aprendizado. Contudo, o trabalho aqui apresentado na qualidade de estudo propositivo é baseado na visão da pesquisadora como professora da disciplina de empreendedorismo e necessita de aplicação para se verificar a eficácia desta proposta.Programa de Pós-graduação em Sistemas de GestãoSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade TotalQuelhas, Osvaldo Luiz GonçalvesCPF:20055676522http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791688P2Soares, Luiz Fleury WanderleyCPF:02029863734http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703601E6Azevedo, Solange Coelho de2021-03-10T20:49:57Z2008-10-102021-03-10T20:49:57Z2004-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20337porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:49:57Zoai:app.uff.br:1/20337Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:49:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: UMA CONTRIBUIÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES DO CURSO DE GRADUAÇÃO
title ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: UMA CONTRIBUIÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES DO CURSO DE GRADUAÇÃO
spellingShingle ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: UMA CONTRIBUIÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES DO CURSO DE GRADUAÇÃO
Azevedo, Solange Coelho de
empreendedorismo, educação empreendedora, Ensino-aprendizagem de empreendedorismo.
entrepreneurship, education in entrepreneurship, Teaching-learning entrepreneurship
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: UMA CONTRIBUIÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES DO CURSO DE GRADUAÇÃO
title_full ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: UMA CONTRIBUIÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES DO CURSO DE GRADUAÇÃO
title_fullStr ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: UMA CONTRIBUIÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES DO CURSO DE GRADUAÇÃO
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: UMA CONTRIBUIÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES DO CURSO DE GRADUAÇÃO
title_sort ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: UMA CONTRIBUIÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES DO CURSO DE GRADUAÇÃO
author Azevedo, Solange Coelho de
author_facet Azevedo, Solange Coelho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves
CPF:20055676522
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791688P2
Soares, Luiz Fleury Wanderley
CPF:02029863734
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703601E6
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Solange Coelho de
dc.subject.por.fl_str_mv empreendedorismo, educação empreendedora, Ensino-aprendizagem de empreendedorismo.
entrepreneurship, education in entrepreneurship, Teaching-learning entrepreneurship
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic empreendedorismo, educação empreendedora, Ensino-aprendizagem de empreendedorismo.
entrepreneurship, education in entrepreneurship, Teaching-learning entrepreneurship
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description The IES Instituições de Ensino Superior ( College Education Institutions ) have been gathering forces to form professionals with entrepreneurship competence due to the educational necessities and the transformation effects in this new era. Therefore, in order to answer the questions: What do you teach? and How do you teach? , this paper was elaborated to propose strategies, actions and a possible educational approach to help teachers develop professionally competent and able students in business administration, contributing to an education based on the objectives of the business administration graduation course. Criteria for evaluating learning efficiency will be proposed and indicated as a discipline in the curricular grid, to be more adequate in the learning specifications. Nevertheless, this paper presented here as a proposition is based on the researcher s vision as a professor of this entrepreneurship discipline, it needs to be applied in order to measure effectiveness this proposed.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-03-10
2008-10-10
2021-03-10T20:49:57Z
2021-03-10T20:49:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/20337
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/20337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão
Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão
Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135392003031040