ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: UMA CONTRIBUIÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES DO CURSO DE GRADUAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20337 |
Resumo: | The IES Instituições de Ensino Superior ( College Education Institutions ) have been gathering forces to form professionals with entrepreneurship competence due to the educational necessities and the transformation effects in this new era. Therefore, in order to answer the questions: What do you teach? and How do you teach? , this paper was elaborated to propose strategies, actions and a possible educational approach to help teachers develop professionally competent and able students in business administration, contributing to an education based on the objectives of the business administration graduation course. Criteria for evaluating learning efficiency will be proposed and indicated as a discipline in the curricular grid, to be more adequate in the learning specifications. Nevertheless, this paper presented here as a proposition is based on the researcher s vision as a professor of this entrepreneurship discipline, it needs to be applied in order to measure effectiveness this proposed. |
id |
UFF-2_382734fb760cd21cd4e31f838b75807b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/20337 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: UMA CONTRIBUIÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES DO CURSO DE GRADUAÇÃOempreendedorismo, educação empreendedora, Ensino-aprendizagem de empreendedorismo.entrepreneurship, education in entrepreneurship, Teaching-learning entrepreneurshipCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOThe IES Instituições de Ensino Superior ( College Education Institutions ) have been gathering forces to form professionals with entrepreneurship competence due to the educational necessities and the transformation effects in this new era. Therefore, in order to answer the questions: What do you teach? and How do you teach? , this paper was elaborated to propose strategies, actions and a possible educational approach to help teachers develop professionally competent and able students in business administration, contributing to an education based on the objectives of the business administration graduation course. Criteria for evaluating learning efficiency will be proposed and indicated as a discipline in the curricular grid, to be more adequate in the learning specifications. Nevertheless, this paper presented here as a proposition is based on the researcher s vision as a professor of this entrepreneurship discipline, it needs to be applied in order to measure effectiveness this proposed.Atentas às necessidades educacionais e aos efeitos das transformações dessa nova era, as Instituições de Ensino Superior IES - do Brasil, vêm consolidando suas ações no sentido de proporcionar formação dos profissionais com competência de empreendedorismo. Assim, este trabalho buscando responder as questões O que ensinar? , e Como ensinar? foi elaborado com a finalidade de propor estratégias, ações e uma possível abordagem didáticopedagógica para auxiliar professores na prática em sala de aula no desenvolvimento de competências e habilidades profissionais em alunos, para gestão empreendedora e contribuindo para uma educação de acordo com os objetivos da nova formação de administradores do curso de graduação tradicional. Também são propostos critérios de avaliação da eficácia do aprendizado e indicado um posicionamento da disciplina dentro da grade curricular, mais adequado às especificidades do aprendizado. Contudo, o trabalho aqui apresentado na qualidade de estudo propositivo é baseado na visão da pesquisadora como professora da disciplina de empreendedorismo e necessita de aplicação para se verificar a eficácia desta proposta.Programa de Pós-graduação em Sistemas de GestãoSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade TotalQuelhas, Osvaldo Luiz GonçalvesCPF:20055676522http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791688P2Soares, Luiz Fleury WanderleyCPF:02029863734http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703601E6Azevedo, Solange Coelho de2021-03-10T20:49:57Z2008-10-102021-03-10T20:49:57Z2004-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20337porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:49:57Zoai:app.uff.br:1/20337Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:49:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: UMA CONTRIBUIÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES DO CURSO DE GRADUAÇÃO |
title |
ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: UMA CONTRIBUIÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES DO CURSO DE GRADUAÇÃO |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: UMA CONTRIBUIÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES DO CURSO DE GRADUAÇÃO Azevedo, Solange Coelho de empreendedorismo, educação empreendedora, Ensino-aprendizagem de empreendedorismo. entrepreneurship, education in entrepreneurship, Teaching-learning entrepreneurship CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
title_short |
ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: UMA CONTRIBUIÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES DO CURSO DE GRADUAÇÃO |
title_full |
ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: UMA CONTRIBUIÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES DO CURSO DE GRADUAÇÃO |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: UMA CONTRIBUIÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES DO CURSO DE GRADUAÇÃO |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: UMA CONTRIBUIÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES DO CURSO DE GRADUAÇÃO |
title_sort |
ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: UMA CONTRIBUIÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES DO CURSO DE GRADUAÇÃO |
author |
Azevedo, Solange Coelho de |
author_facet |
Azevedo, Solange Coelho de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves CPF:20055676522 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791688P2 Soares, Luiz Fleury Wanderley CPF:02029863734 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703601E6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Solange Coelho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
empreendedorismo, educação empreendedora, Ensino-aprendizagem de empreendedorismo. entrepreneurship, education in entrepreneurship, Teaching-learning entrepreneurship CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
topic |
empreendedorismo, educação empreendedora, Ensino-aprendizagem de empreendedorismo. entrepreneurship, education in entrepreneurship, Teaching-learning entrepreneurship CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
description |
The IES Instituições de Ensino Superior ( College Education Institutions ) have been gathering forces to form professionals with entrepreneurship competence due to the educational necessities and the transformation effects in this new era. Therefore, in order to answer the questions: What do you teach? and How do you teach? , this paper was elaborated to propose strategies, actions and a possible educational approach to help teachers develop professionally competent and able students in business administration, contributing to an education based on the objectives of the business administration graduation course. Criteria for evaluating learning efficiency will be proposed and indicated as a discipline in the curricular grid, to be more adequate in the learning specifications. Nevertheless, this paper presented here as a proposition is based on the researcher s vision as a professor of this entrepreneurship discipline, it needs to be applied in order to measure effectiveness this proposed. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-03-10 2008-10-10 2021-03-10T20:49:57Z 2021-03-10T20:49:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/20337 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/20337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135392003031040 |