Memórias da idade mídia um registro dos espaços de exposição contemporâneos entre suas intenções estéticas, econômicas e éticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Sávio Tadeu
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23639
Resumo: Tema de estudo e debate entre profissionais de diversas áreas de conhecimento, as mudanças culturais da passagem da Era Industrial à Era Informacional vêm acompanhando as transformações sócio-econômicas demandadas à estrutura espacial das cidades. Os diversos projetos estratégicos que se apresentam como requisitos da sociedade de consumo baseada na informação de caráter imagético, apesar de realizações recentes e, portanto, de difícil análise, vêm engendrando diversos efeitos que suscitam questionamentos à sua legitimação, geralmente assentada na esfera da cultura crescentemente mercantilizada. Entretanto, se muitos dos projetos arquitetônicos de caráter cultural concebidos sob o manto da atual agenda política do controvertido discurso globalizado buscam atender à regeneração econômica urbana, cabe, além do questionamento de sua eficácia, observar que, grande parte do espetáculo de sua arquitetura provém de experiências de forte caráter estético testadas em instalações geralmente à margem do conhecimento geral e, muitas das carências constatadas após a conformação de tais megaprojetos encontram-se presentes em projetos nascidos de discursos alternativos ao modelo cultural hegemônico, exatamente por incluírem em seu programa a cultura local pré-existente à sua implantação no tecido urbano. Tornada ícone da arquitetura mundial, a tipologia arquitetônica de uso cultural mais difundida, os Espaços de Exposição ou Museus, reduzidos à exposição, em sua diversificada abrangência conceitual, oferecem também na contemporaneidade um painel do momento cultural em que se inserem. E uma abordagem que apresente a tendência hegemônica e as alternativas contemporâneas pode nos auxiliar na compreensão da fluência de momentos a que as sociedades são sujeitas e da prática cultural que nosso tempo provavelmente legará a outras gerações como a mais representativa de hoje, do mesmo modo que, de outros momentos históricos apenas as representações simbólicas mais fortes (únicas?) ultrapassaram sua temporalidade por meio de registros e memórias.
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Os diversos projetos estratégicos que se apresentam como requisitos da sociedade de consumo baseada na informação de caráter imagético, apesar de realizações recentes e, portanto, de difícil análise, vêm engendrando diversos efeitos que suscitam questionamentos à sua legitimação, geralmente assentada na esfera da cultura crescentemente mercantilizada. Entretanto, se muitos dos projetos arquitetônicos de caráter cultural concebidos sob o manto da atual agenda política do controvertido discurso globalizado buscam atender à regeneração econômica urbana, cabe, além do questionamento de sua eficácia, observar que, grande parte do espetáculo de sua arquitetura provém de experiências de forte caráter estético testadas em instalações geralmente à margem do conhecimento geral e, muitas das carências constatadas após a conformação de tais megaprojetos encontram-se presentes em projetos nascidos de discursos alternativos ao modelo cultural hegemônico, exatamente por incluírem em seu programa a cultura local pré-existente à sua implantação no tecido urbano. Tornada ícone da arquitetura mundial, a tipologia arquitetônica de uso cultural mais difundida, os Espaços de Exposição ou Museus, reduzidos à exposição, em sua diversificada abrangência conceitual, oferecem também na contemporaneidade um painel do momento cultural em que se inserem. E uma abordagem que apresente a tendência hegemônica e as alternativas contemporâneas pode nos auxiliar na compreensão da fluência de momentos a que as sociedades são sujeitas e da prática cultural que nosso tempo provavelmente legará a outras gerações como a mais representativa de hoje, do mesmo modo que, de outros momentos históricos apenas as representações simbólicas mais fortes (únicas?) ultrapassaram sua temporalidade por meio de registros e memórias.Theme of study and debates among professionals from many knowledge areas, the cultural changes of the passage from Industrial Era to Informative Era have been being followed by social and economic transformations, which are sued by the cities spatial structure. The several strategic projects that present themselves as demands of the consumption society which is based on imagective character information, in spite of recent achievements and, therefore, of difficult analysis, are creating many effects that cause questions to their legitimacy, currently established on today’s globa. However, as many of the architectural designs of cultural character conceived under the mantle of the present political agenda, which is based on a controversial global speech, try to attend to the economic urban regeneration, it’s our duty to observe, beyond the wonder of its effectiveness, that most of the spectacle of its architecture comes from strong esthetical character experiences, generally tested away from the common knowledge and, a lot of the needs noted after the establishment of such mega projects are still present on projects born from speeches alternative to the cultural hegemonic model, exactly by including in their program the local culture, that already existed before they were introduced in the context. Taken as icon to the world architecture, the architectural typology most currently used, the Exhibitions Spaces or Museums, reduced to the exhibition and extending to diversified concepts, also represent, contemporary, a panel of the cultural moment in which they are inserted. And a tackled that presents the hegemonic tendency and the contemporary alternatives, besides the use of other relevant meaning moment of those institutions that are representative of their time can help us to understand the moments fluency of societies and cultural practice that our time will probably bequeath to others generations as the most.312 p.NiteróiSánchez, FernandaEgler, Tamara Tânia CohenGuimaraens, CeçaBienenstein, GlaucoGuimarães, Sávio Tadeu2021-11-08T16:24:11Z2021-11-08T16:24:11Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUIMARÃES, Sávio Tadeu. Memórias da idade mídia um registro dos espaços de exposição contemporâneos entre suas intenções estéticas, econômicas e éticas. 2007. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23639Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-08T16:24:11Zoai:app.uff.br:1/23639Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-08T16:24:11Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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