O fenômeno gif
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5573 |
Resumo: | Devido à imensa popularidade do gif (formato para intercâmbio de gráficos) na Internet e seus diferentes estilos e utilidades atualmente, procurou-se estudar o fenômeno, catalogando os tipos inventados até o presente momento e questionar se o gif possui um potencial cinematográfico na web, ou se poderia ser incluído numa categoria audiovisual mesmo que não tenha som. O método escolhido foi a comparação do formato gif atual com os primeiros experimentos ópticos que levaram a criação do cinema de vanguarda no final do século XIX e começo do século XX, questionando se o fascíno pela imagem em movimento, hoje nas telas digitais, é similar àquele experimentado pelos primeiros espectadores destes fenômenos |
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O fenômeno gifGifCinema de vanguardaPrimeiros experimentos ópticosCinemaAudiovisualInternetCinemaInternetImagemGifAvant-garde cinemaFirst optical experimentsCinemaAudiovisualInternetDevido à imensa popularidade do gif (formato para intercâmbio de gráficos) na Internet e seus diferentes estilos e utilidades atualmente, procurou-se estudar o fenômeno, catalogando os tipos inventados até o presente momento e questionar se o gif possui um potencial cinematográfico na web, ou se poderia ser incluído numa categoria audiovisual mesmo que não tenha som. O método escolhido foi a comparação do formato gif atual com os primeiros experimentos ópticos que levaram a criação do cinema de vanguarda no final do século XIX e começo do século XX, questionando se o fascíno pela imagem em movimento, hoje nas telas digitais, é similar àquele experimentado pelos primeiros espectadores destes fenômenosDue to the immense popularity of the gif on the Internet nowadays and its different styles and utilities, the object was studied by cataloging the types invented to date and it was questioned whether the gif possesses a cinematic potential on the Web or if it can be included in an audiovisual category, even if it doesn’t have sound. The method chosen was the comparison of the current gif format with the first optical experiments that led to the creation of avant-garde cinema in the late nineteenth century and early twentieth, questioning if the fascination for the moving image in digital screens today would be similar to that experienced by the first spectators of those phenomenonsUniversidade Federal FluminenseNiteróiMuanis, Felipe de CastroCosta, Fernando Morais daBragança, Maurício deVenturim, Karín da Silva2018-01-22T17:45:06Z2018-01-22T17:45:06Z2018-01-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5573Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T20:35:09Zoai:app.uff.br:1/5573Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:02.696179Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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