Aplicação de cenários prospectivos para uma empresa no setor de alimentos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27467 |
Resumo: | A pandemia da COVID-19 trouxe grandes transformações políticas, econômicas e sociais, contestando as previsões de cenários no mundo. O setor de food service precisou reinventar suas operações na tentativa de ter um funcionamento de entrega eficaz e rápida, diminuir os custos e ainda assim suprir o aumento da demanda. Com o retorno das atividades normais é necessário fazer o seguinte questionamento: qual é o futuro para o setor pós pandemia? O estudo de cenários prospectivos vem se mostrando fundamental para o planejamento estratégico e tomada de decisões das empresas. Neste trabalho foi usado o método Momentum objetivando identificar três cenários - um otimista, um cenário tendência e um cenário pessimista - para os custos somados de massas, farinhas, cereais, laticínios e proteínas, insumos de uma rede de restaurantes para o período pós pandemia. No primeiro momento realizou-se a revisão de literatura a fim de obter um ponto inicial para o trabalho, fazer o aprofundamento na metodologia e no setor que será o objeto de estudo. Atrelado a isso, foi feito uma coleta de dados sobre a empresa para o estudo de caso. O estudo de caso consistiu em fazer o aprofundamento na organização, identificar todos os seus stakeholders, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças internas e externas à empresa, definir e analisar as incertezas e principais variáveis que afetam diretamente o ramo estudado, avaliar a relação entre as variáveis utilizando uma matriz de impactos cruzados e a correlação de Pearson, e, por fim, analisar a concorrência entre as empresas. Após toda essa investigação, definiu-se os KPI’s (indicadores) que foram usados para constatar os três cenários mencionados anteriormente. Observado os cenários e a prospecção dos custos para cada cenário em um período de até 12 meses, foi possível sugerir ações estratégicas a médio/longo prazo para que a empresa possa tomar a melhor decisão considerando os indicadores utilizados no estudo. |
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Aplicação de cenários prospectivos para uma empresa no setor de alimentosCenários prospectivosCusto de mercadoria vendidaRede de restauranteCOVID-19Planejamento estratégicoAdministração de restauranteCenários prospectivosProspective scenariosCosts of goods soldChain of restaurantsFood ServiceA pandemia da COVID-19 trouxe grandes transformações políticas, econômicas e sociais, contestando as previsões de cenários no mundo. O setor de food service precisou reinventar suas operações na tentativa de ter um funcionamento de entrega eficaz e rápida, diminuir os custos e ainda assim suprir o aumento da demanda. Com o retorno das atividades normais é necessário fazer o seguinte questionamento: qual é o futuro para o setor pós pandemia? O estudo de cenários prospectivos vem se mostrando fundamental para o planejamento estratégico e tomada de decisões das empresas. Neste trabalho foi usado o método Momentum objetivando identificar três cenários - um otimista, um cenário tendência e um cenário pessimista - para os custos somados de massas, farinhas, cereais, laticínios e proteínas, insumos de uma rede de restaurantes para o período pós pandemia. No primeiro momento realizou-se a revisão de literatura a fim de obter um ponto inicial para o trabalho, fazer o aprofundamento na metodologia e no setor que será o objeto de estudo. Atrelado a isso, foi feito uma coleta de dados sobre a empresa para o estudo de caso. O estudo de caso consistiu em fazer o aprofundamento na organização, identificar todos os seus stakeholders, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças internas e externas à empresa, definir e analisar as incertezas e principais variáveis que afetam diretamente o ramo estudado, avaliar a relação entre as variáveis utilizando uma matriz de impactos cruzados e a correlação de Pearson, e, por fim, analisar a concorrência entre as empresas. Após toda essa investigação, definiu-se os KPI’s (indicadores) que foram usados para constatar os três cenários mencionados anteriormente. Observado os cenários e a prospecção dos custos para cada cenário em um período de até 12 meses, foi possível sugerir ações estratégicas a médio/longo prazo para que a empresa possa tomar a melhor decisão considerando os indicadores utilizados no estudo.The COVID-19 pandemic has brought major political, economic, and social transformations, challenging the predictions of scenarios in the world. The food service sector needed to reinvent its operations to have an efficient and fast delivery operation, reduce costs and still meet the increase in demand. With the return of normal activities, it is necessary to ask the following question: what is the future for the sector in the post-pandemic future? The study of prospective scenarios has proven to be fundamental for the strategic planning and decision-making in companies. In this work, the Momentum method was used to identify three scenarios - an optimistic one, a trend scenario and a pessimistic scenario - for the added costs of pasta, flour, cereals, dairy products, and proteins, supplies of a restaurant chain in the post-pandemic period. In the first moment, a literature review was carried out to obtain a starting point for the work, to deepen the methodology, also in the sector that was the object of study. Linked to this, a data was collected about the company for the case study. The case study consisted of deepening the organization, identifying all its stakeholders, strengths, weaknesses, opportunities, and internal and external threats to the company, defining and analyzing the uncertainties and main variables that directly affect the branch studied, and evaluating the relationship between the variables using a cross-impact matrix and Pearson's correlation, and, finally, analyze competition between companies. After all this investigation, the KPIs (indicators) were defined that were used to verify the three scenarios mentioned above. Observing the scenarios and prospecting the costs for each scenario over a period of up to 12 months, it was possible to suggest strategic actions in the medium/long term so that the company can make the best decision considering the indicators used in the study.91 p.Gomes, Carlos Francisco Simõeshttp://lattes.cnpq.br/7509084995553647Leta, Fabiana Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/5364548256245450Santos, Marcos doshttp://lattes.cnpq.br/5534398558592175Fofano, Maria Gabriela Selemehttp://lattes.cnpq.br/1550695964591489http://lattes.cnpq.br/2564931938052656Braga, Victória da Silva2023-01-03T13:20:03Z2023-01-03T13:20:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBRAGA, Victória da Silva. Aplicação de cenários prospectivos para uma empresa no setor de alimentos. 2022. 91 f. 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