Alfabetização entre gestos e silêncios audíveis: uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1495 |
Resumo: | "Alfabetização entre gestos e silêncio audíveis: Uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis" é um Trabalho de Conclusão de Curso que tem por objetivo tentar compreender como os surdos que estudam na escola Municipal de Educação de Surdos (EMES) aprendem a ler e a escrever, não contando com a fonética, supostamente fundamental para a decodificação dos grafismos. Nesta pesquisa, busco resgatar um breve histórico sobre educação de surdos no decorrer dos anos no mundo, no Brasil e no Rio de Janeiro, e por fim, em Angra dos Reis. Reflito sobre o processo da aquisição da língua escrita - português, pelos surdos adultos, suas dificuldades, articulando e dialogando com estudiosos da aprendizagem e da alfabetização, criando uma ponte com minha experiência de aproximadamente dois anos em uma turma de Inclusão, numa escola de Educação profissional, atuando como intérprete de Libras |
id |
UFF-2_3998ec1444d0bda2606ed87c9eaa9ab5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/1495 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Alfabetização entre gestos e silêncios audíveis: uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos ReisAlfabetizaçãoSurdezLinguagemPedagogiaAlfabetização de surdosAngra dos Reis (RJ)"Alfabetização entre gestos e silêncio audíveis: Uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis" é um Trabalho de Conclusão de Curso que tem por objetivo tentar compreender como os surdos que estudam na escola Municipal de Educação de Surdos (EMES) aprendem a ler e a escrever, não contando com a fonética, supostamente fundamental para a decodificação dos grafismos. Nesta pesquisa, busco resgatar um breve histórico sobre educação de surdos no decorrer dos anos no mundo, no Brasil e no Rio de Janeiro, e por fim, em Angra dos Reis. Reflito sobre o processo da aquisição da língua escrita - português, pelos surdos adultos, suas dificuldades, articulando e dialogando com estudiosos da aprendizagem e da alfabetização, criando uma ponte com minha experiência de aproximadamente dois anos em uma turma de Inclusão, numa escola de Educação profissional, atuando como intérprete de LibrasAngra dos ReisSilva, Rodrigo Torquato daSerra, Dayse Carla GeneroSilva, Dagmar de Mello eCeia, Karina Martins Lopes2016-03-16T18:11:33Z2016-03-16T18:11:33Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1495Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-10T17:14:05Zoai:app.uff.br:1/1495Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:07.513090Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização entre gestos e silêncios audíveis: uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis |
title |
Alfabetização entre gestos e silêncios audíveis: uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis |
spellingShingle |
Alfabetização entre gestos e silêncios audíveis: uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis Ceia, Karina Martins Lopes Alfabetização Surdez Linguagem Pedagogia Alfabetização de surdos Angra dos Reis (RJ) |
title_short |
Alfabetização entre gestos e silêncios audíveis: uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis |
title_full |
Alfabetização entre gestos e silêncios audíveis: uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis |
title_fullStr |
Alfabetização entre gestos e silêncios audíveis: uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis |
title_full_unstemmed |
Alfabetização entre gestos e silêncios audíveis: uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis |
title_sort |
Alfabetização entre gestos e silêncios audíveis: uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis |
author |
Ceia, Karina Martins Lopes |
author_facet |
Ceia, Karina Martins Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Torquato da Serra, Dayse Carla Genero Silva, Dagmar de Mello e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ceia, Karina Martins Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Surdez Linguagem Pedagogia Alfabetização de surdos Angra dos Reis (RJ) |
topic |
Alfabetização Surdez Linguagem Pedagogia Alfabetização de surdos Angra dos Reis (RJ) |
description |
"Alfabetização entre gestos e silêncio audíveis: Uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis" é um Trabalho de Conclusão de Curso que tem por objetivo tentar compreender como os surdos que estudam na escola Municipal de Educação de Surdos (EMES) aprendem a ler e a escrever, não contando com a fonética, supostamente fundamental para a decodificação dos grafismos. Nesta pesquisa, busco resgatar um breve histórico sobre educação de surdos no decorrer dos anos no mundo, no Brasil e no Rio de Janeiro, e por fim, em Angra dos Reis. Reflito sobre o processo da aquisição da língua escrita - português, pelos surdos adultos, suas dificuldades, articulando e dialogando com estudiosos da aprendizagem e da alfabetização, criando uma ponte com minha experiência de aproximadamente dois anos em uma turma de Inclusão, numa escola de Educação profissional, atuando como intérprete de Libras |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-03-16T18:11:33Z 2016-03-16T18:11:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1495 Aluno de graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1495 |
identifier_str_mv |
Aluno de graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823558579453952 |