Controle do trabalho docente na pós-graduação stricto sensu: análise das políticas de avaliação e desdobramentos profissionais
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15887 |
Resumo: | Esta tese teve como objetivos (1) analisar os processos de formulação das políticas de avaliação da pós-graduação stricto sensu pela CAPES, bem como o seu desdobramento na prática, com foco nos critérios de produção bibliográfica, considerando os contextos (a) de influência, (b) da produção de texto, (c) da prática, e (d) da estratégia política, de acordo com o referencial analítico do “Ciclo de Políticas”, sugerido por Ball e Bowe, com abordagem direcionada ao trabalho docente; (2) investigar em que medida os critérios de produção bibliográfica estão sendo interpretados como instrumentos de controle do trabalho docente na pós-graduação stricto sensu em Educação no Estado do Rio de Janeiro; (3) discutir os desdobramentos desses critérios sobre as condições de trabalho dos professores-pesquisadores credenciados nos programas de pós-graduação em Educação da Universidade Federal fluminense – UFF e Universidade Estácio de Sá – UNESA; e (4) verificar até que ponto o produtivismo imposto ao trabalho docente na pós-graduação stricto sensu interfere na autonomia intelectual do pesquisador e na sua produção acadêmica. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo de Laurence Bardin, operacionalizados pelos softwares Iramuteq e Wordclouds de análise textual. A pesquisa foi fundamentada nos pensamentos de Michel Foucault e de Gilles Deleuze, bem como nas teorias de sofrimento de Dejours e de estigma de Goffman. Consideramos que as políticas de avaliação elaboradas pela CAPES, com especificidade nos critérios de produção bibliográfica, têm conformado crescentemente o trabalho intelectual e a pesquisa científica, no âmbito da pós-graduação stricto sensu, submetendo o professor-pesquisador, seja da esfera pública ou seja da esfera privada, a uma realidade de exigências, controles e pressões, e retirando-lhe parte significativa de sua autonomia e de sua liberdade de pensamento |
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Controle do trabalho docente na pós-graduação stricto sensu: análise das políticas de avaliação e desdobramentos profissionaisTrabalho docentepós-graduação stricto sensuPolíticas públicasAvaliação da pós-graduaçãoSofrimentoEstigmaAvaliação educacionalEnsino superiorProfessor universitárioCurso de pós-graduaçãoTeaching workPost-graduation stricto sensuPublic policyPostgraduate evaluationSufferingStigmaEsta tese teve como objetivos (1) analisar os processos de formulação das políticas de avaliação da pós-graduação stricto sensu pela CAPES, bem como o seu desdobramento na prática, com foco nos critérios de produção bibliográfica, considerando os contextos (a) de influência, (b) da produção de texto, (c) da prática, e (d) da estratégia política, de acordo com o referencial analítico do “Ciclo de Políticas”, sugerido por Ball e Bowe, com abordagem direcionada ao trabalho docente; (2) investigar em que medida os critérios de produção bibliográfica estão sendo interpretados como instrumentos de controle do trabalho docente na pós-graduação stricto sensu em Educação no Estado do Rio de Janeiro; (3) discutir os desdobramentos desses critérios sobre as condições de trabalho dos professores-pesquisadores credenciados nos programas de pós-graduação em Educação da Universidade Federal fluminense – UFF e Universidade Estácio de Sá – UNESA; e (4) verificar até que ponto o produtivismo imposto ao trabalho docente na pós-graduação stricto sensu interfere na autonomia intelectual do pesquisador e na sua produção acadêmica. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo de Laurence Bardin, operacionalizados pelos softwares Iramuteq e Wordclouds de análise textual. A pesquisa foi fundamentada nos pensamentos de Michel Foucault e de Gilles Deleuze, bem como nas teorias de sofrimento de Dejours e de estigma de Goffman. Consideramos que as políticas de avaliação elaboradas pela CAPES, com especificidade nos critérios de produção bibliográfica, têm conformado crescentemente o trabalho intelectual e a pesquisa científica, no âmbito da pós-graduação stricto sensu, submetendo o professor-pesquisador, seja da esfera pública ou seja da esfera privada, a uma realidade de exigências, controles e pressões, e retirando-lhe parte significativa de sua autonomia e de sua liberdade de pensamentoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe objectives of this study were: (1) to analyze the processes for the formulation of the policies for evaluation of the stricto sensu postgraduate course by CAPES, as well as their way how is doing develped at the practice, focusing on bibliographic production criteria, considering the contexts (a) of the influency, (b) text production (c) practice, and (d) the political strategy, according to the analytical framework of the "Policy Cycle", suggested by Ball and Bowe, with a focus on teaching work; (2) to investigate the extent to which bibliographic production criteria are being interpreted as instruments of control of teaching work in the stricto sensu post-graduate course in Education in the State of Rio de Janeiro; (3) discusses the disorderly unfolding in the working conditions of the professors-researchers accredited in the graduate programs in Education of the Fluminense Federal University - UFF and Estácio de Sá University - UNESA; And (4) to verify the point of production and work in the post-graduate work stricto sensu interfere in the researcher's intellectual autonomy and in his academic production. The data were submitted to Laurence Bardin content analysis, implemented by Iramuteq software and Wordclouds for textual analysis. The research was grounded in the thoughts of Michel Foucault and Gilles Deleuze, as well as in Dejours' theories of suffering and Goffman stigmata. We consider that the evaluation policies elaborated by CAPES, with specificity in the criteria of bibliographic production, have increasingly conformed the intellectual work and scientific research, it is not a graduate diploma stricto sensu, subjecting the teacher-researcher, whether from the public sphere or the private sphere, to a reality of demands, controls and pressures, and withdrawing a significant part of his autonomy and freedom of thought441 f.Paula, Maria de Fátima Costa deNajjar, JorgePinto, Maria Martha D'AngeloGuerra, Sidney Cesar SilvaCruz, Andreia Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/9596111822486998http://lattes.cnpq.br/6778750204085360Oliveira, Robson Luiz Sueth de2020-11-11T19:18:01Z2020-11-11T19:18:01Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Robson Luiz Sueth de. Controle do trabalho docente na pós-graduação Stricto Sensu: análise das políticas de avaliação e desdobramentos profissionais. 2017. 441 f. 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