Agências de viagens e correio eletrônico: uma oportunidade ou ameaça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Sara Cristina da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1138
Resumo: Com o desenvolvimento dos meios de comunicação e o surgimento da internet surgiram novas possibilidades de se comunicar com o cliente e realizar negócios online. O setor de agências de viagens é um dos segmentos do turismo que passou por diversas mudanças, sendo obrigado a se adaptar às novas características impostas pelo mercado e pela tecnologia da informação. Com as transformações e o desenvolvimento da internet, as agências criaram páginas na web e apresentaram produtos e serviços que podem ser visualizados de qualquer lugar do mundo. Também foram desenvolvidas ferramentas de trabalho que auxiliam na comunicação, aproximando o cliente e o negócio. Uma dessas ferramentas é o correio eletrônico, por meio da qual os turistas podem enviar mensagens para as agências, com o objetivo de tirar dúvidas e obter informações sobre passeios e viagens. A fim de melhor compreender essa relação, realizou-se uma pesquisa com 50 agências de viagens das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, avaliando como essas organizações têm respondido às solicitações via correio eletrônico (email). Foi feita uma análise qualitativa das respostas enviadas pelas agências de viagens. Os resultados demonstraram que as agências de viagens não têm utilizado o email de forma vantajosa, deixando de responder as solicitações ou apresentando baixa qualidade nas respostas enviadas. Percebeu-se que as agências de viagens necessitam se adaptar às novas ferramentas que a tecnologia impõe aos processos de trabalho para, assim aumentar sua competitividade no mercado e oferecer um atendimento de qualidade
id UFF-2_3a81b95e93b1294ffc7201d3ab675e8f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1138
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Agências de viagens e correio eletrônico: uma oportunidade ou ameaçaAgências de viagensInternetCorreio eletrônicoTurismoCorreio eletrônicoAgência de viagensTravel agencyInternetEmailCom o desenvolvimento dos meios de comunicação e o surgimento da internet surgiram novas possibilidades de se comunicar com o cliente e realizar negócios online. O setor de agências de viagens é um dos segmentos do turismo que passou por diversas mudanças, sendo obrigado a se adaptar às novas características impostas pelo mercado e pela tecnologia da informação. Com as transformações e o desenvolvimento da internet, as agências criaram páginas na web e apresentaram produtos e serviços que podem ser visualizados de qualquer lugar do mundo. Também foram desenvolvidas ferramentas de trabalho que auxiliam na comunicação, aproximando o cliente e o negócio. Uma dessas ferramentas é o correio eletrônico, por meio da qual os turistas podem enviar mensagens para as agências, com o objetivo de tirar dúvidas e obter informações sobre passeios e viagens. A fim de melhor compreender essa relação, realizou-se uma pesquisa com 50 agências de viagens das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, avaliando como essas organizações têm respondido às solicitações via correio eletrônico (email). Foi feita uma análise qualitativa das respostas enviadas pelas agências de viagens. Os resultados demonstraram que as agências de viagens não têm utilizado o email de forma vantajosa, deixando de responder as solicitações ou apresentando baixa qualidade nas respostas enviadas. Percebeu-se que as agências de viagens necessitam se adaptar às novas ferramentas que a tecnologia impõe aos processos de trabalho para, assim aumentar sua competitividade no mercado e oferecer um atendimento de qualidadeThe development of the media and the rise of the internet bring new possibilities to communicate with customers and conduct business online. The travel agency industry is one segment of tourism that has undergone several changes, being forced to adapt new features imposed by the market and information technology. With the changes and development of the internet, the agencies have created websites, and presented their products and services, which can be viewed from anywhere in the world. Appeared also work tools that assist in communication, approaching the customer and the business. One such tool is the e-mail in which tourists can send messages to the agencies, to ask questions and get information on tours and trips. To understand this relationship, we carried out a survey of 50 travel agencies in the cities of Rio de Janeiro and São Paulo, analyzing how these organizations have responded to requests via electronic mail (email). The research used a qualitative analysis to understand the responses sent by the travel agencies. The results showed that travel agencies have not used the email to advantage, leaving respond to requests or presenting low quality on the responses received. Realized that travel agencies need to adapt new tools that technology imposes on work processes, thus, increase their competitiveness in the market and provide quality careRocha, Saulo BarrosoDantas, José Carlos de SouzaSousa, Adonai Teles de Siqueira eAlves, Sara Cristina da Silva2015-12-11T16:21:47Z2015-12-11T16:21:47Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1138CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-24T18:23:30Zoai:app.uff.br:1/1138Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:11.286306Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Agências de viagens e correio eletrônico: uma oportunidade ou ameaça
title Agências de viagens e correio eletrônico: uma oportunidade ou ameaça
spellingShingle Agências de viagens e correio eletrônico: uma oportunidade ou ameaça
Alves, Sara Cristina da Silva
Agências de viagens
Internet
Correio eletrônico
Turismo
Correio eletrônico
Agência de viagens
Travel agency
Internet
Email
title_short Agências de viagens e correio eletrônico: uma oportunidade ou ameaça
title_full Agências de viagens e correio eletrônico: uma oportunidade ou ameaça
title_fullStr Agências de viagens e correio eletrônico: uma oportunidade ou ameaça
title_full_unstemmed Agências de viagens e correio eletrônico: uma oportunidade ou ameaça
title_sort Agências de viagens e correio eletrônico: uma oportunidade ou ameaça
author Alves, Sara Cristina da Silva
author_facet Alves, Sara Cristina da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Saulo Barroso
Dantas, José Carlos de Souza
Sousa, Adonai Teles de Siqueira e
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Sara Cristina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Agências de viagens
Internet
Correio eletrônico
Turismo
Correio eletrônico
Agência de viagens
Travel agency
Internet
Email
topic Agências de viagens
Internet
Correio eletrônico
Turismo
Correio eletrônico
Agência de viagens
Travel agency
Internet
Email
description Com o desenvolvimento dos meios de comunicação e o surgimento da internet surgiram novas possibilidades de se comunicar com o cliente e realizar negócios online. O setor de agências de viagens é um dos segmentos do turismo que passou por diversas mudanças, sendo obrigado a se adaptar às novas características impostas pelo mercado e pela tecnologia da informação. Com as transformações e o desenvolvimento da internet, as agências criaram páginas na web e apresentaram produtos e serviços que podem ser visualizados de qualquer lugar do mundo. Também foram desenvolvidas ferramentas de trabalho que auxiliam na comunicação, aproximando o cliente e o negócio. Uma dessas ferramentas é o correio eletrônico, por meio da qual os turistas podem enviar mensagens para as agências, com o objetivo de tirar dúvidas e obter informações sobre passeios e viagens. A fim de melhor compreender essa relação, realizou-se uma pesquisa com 50 agências de viagens das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, avaliando como essas organizações têm respondido às solicitações via correio eletrônico (email). Foi feita uma análise qualitativa das respostas enviadas pelas agências de viagens. Os resultados demonstraram que as agências de viagens não têm utilizado o email de forma vantajosa, deixando de responder as solicitações ou apresentando baixa qualidade nas respostas enviadas. Percebeu-se que as agências de viagens necessitam se adaptar às novas ferramentas que a tecnologia impõe aos processos de trabalho para, assim aumentar sua competitividade no mercado e oferecer um atendimento de qualidade
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-12-11T16:21:47Z
2015-12-11T16:21:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1138
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823660835536896