Os desafios das agências de viagens no ambiente da desintermediação dos negócios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pitta, Luiz Cláudio Pedro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4901
Resumo: A presente pesquisa procura elucidar os desafios impostos às agências de viagens localizadas na cidade do Rio de Janeiro. O uso das tecnologias de informação (TI) associadas à massificação do uso da internet intensificou as transações comerciais online pulverizando as receitas das agências de viagens físicas, dificultando a gestão dessas empresas, o que se tornou um problema comercial para setor de agenciamento turístico tradicional. O estudo adotou a pesquisa qualitativa exploratória feita por meio de formulários aplicados em campo nas agências de viagens e as respostas foram ratificadas pelo pesquisador na rede mundial de computadores a fim de validar e testar a funcionalidade dessas agências na rede mundial de computadores, a internet. Os resultados obtidos por meio da pesquisa demonstram a realidade da gestão das agências de viagens no ambiente comercial virtual, a internet. Este ambiente é o responsável pela pulverização das receitas e o grande desafio a ser batido por meio da reintermediação do cliente, ação contrária à desintermediação e compõem o principal problema para gestão desses negócios tradicionais. Apresentam-se assim as estratégias de marketing que as agências de viagens estão aplicando no mercado virtual da internet para obter vantagem competitiva num ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo para a atividade turística do século XXI
id UFF-2_a044294a8d720122675d9fa50487f6e5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4901
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Os desafios das agências de viagens no ambiente da desintermediação dos negóciosTurismoAgências de viagensInternetDesintermediação dos negóciosTurismoInternetMarketingTourismTravel agenciesInternetBusiness disintermediationA presente pesquisa procura elucidar os desafios impostos às agências de viagens localizadas na cidade do Rio de Janeiro. O uso das tecnologias de informação (TI) associadas à massificação do uso da internet intensificou as transações comerciais online pulverizando as receitas das agências de viagens físicas, dificultando a gestão dessas empresas, o que se tornou um problema comercial para setor de agenciamento turístico tradicional. O estudo adotou a pesquisa qualitativa exploratória feita por meio de formulários aplicados em campo nas agências de viagens e as respostas foram ratificadas pelo pesquisador na rede mundial de computadores a fim de validar e testar a funcionalidade dessas agências na rede mundial de computadores, a internet. Os resultados obtidos por meio da pesquisa demonstram a realidade da gestão das agências de viagens no ambiente comercial virtual, a internet. Este ambiente é o responsável pela pulverização das receitas e o grande desafio a ser batido por meio da reintermediação do cliente, ação contrária à desintermediação e compõem o principal problema para gestão desses negócios tradicionais. Apresentam-se assim as estratégias de marketing que as agências de viagens estão aplicando no mercado virtual da internet para obter vantagem competitiva num ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo para a atividade turística do século XXIThis research seeks to elucidate the challenge imposed by travel agencies located in the city of Rio de Janeiro. The use of the information technologies associated with mass use of the internet has intensified the commercial transactions online by pulverizing the revenues of physical travel agencies making it difficult for these companies to manage what has become a commercial problem for the traditional tourist agency sector. The study adopted the qualitative exploratory research done through forms applied in field in the travel agencies and the answers were ratified by the researcher in the worldwide network of computers, the internet. The results obtained through the research demonstrated the reality of management of travel agencies in the virtual commercial environment, the internet. This environment is responsible for the spreading of revenues and the great challenge to be overcome through reintermediation of the client, which is opposite to the disintermediation and constitutes the main problem for the management of these traditional businesses. We present the marketing strategies that travel agencies are applying in the virtual internet market to obtain competitive advantage in an increasingly dynamic environment and competitiveness for the tourism activity of the sec XXIDantas, José Carlos de SouzaGonçalves, Telma LasmarAbreu, Renata Garanito dePitta, Luiz Cláudio Pedro2017-10-20T17:38:05Z2017-10-20T17:38:05Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4901CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-19T16:29:41Zoai:app.uff.br:1/4901Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-19T16:29:41Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios das agências de viagens no ambiente da desintermediação dos negócios
title Os desafios das agências de viagens no ambiente da desintermediação dos negócios
spellingShingle Os desafios das agências de viagens no ambiente da desintermediação dos negócios
Pitta, Luiz Cláudio Pedro
Turismo
Agências de viagens
Internet
Desintermediação dos negócios
Turismo
Internet
Marketing
Tourism
Travel agencies
Internet
Business disintermediation
title_short Os desafios das agências de viagens no ambiente da desintermediação dos negócios
title_full Os desafios das agências de viagens no ambiente da desintermediação dos negócios
title_fullStr Os desafios das agências de viagens no ambiente da desintermediação dos negócios
title_full_unstemmed Os desafios das agências de viagens no ambiente da desintermediação dos negócios
title_sort Os desafios das agências de viagens no ambiente da desintermediação dos negócios
author Pitta, Luiz Cláudio Pedro
author_facet Pitta, Luiz Cláudio Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dantas, José Carlos de Souza
Gonçalves, Telma Lasmar
Abreu, Renata Garanito de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pitta, Luiz Cláudio Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Agências de viagens
Internet
Desintermediação dos negócios
Turismo
Internet
Marketing
Tourism
Travel agencies
Internet
Business disintermediation
topic Turismo
Agências de viagens
Internet
Desintermediação dos negócios
Turismo
Internet
Marketing
Tourism
Travel agencies
Internet
Business disintermediation
description A presente pesquisa procura elucidar os desafios impostos às agências de viagens localizadas na cidade do Rio de Janeiro. O uso das tecnologias de informação (TI) associadas à massificação do uso da internet intensificou as transações comerciais online pulverizando as receitas das agências de viagens físicas, dificultando a gestão dessas empresas, o que se tornou um problema comercial para setor de agenciamento turístico tradicional. O estudo adotou a pesquisa qualitativa exploratória feita por meio de formulários aplicados em campo nas agências de viagens e as respostas foram ratificadas pelo pesquisador na rede mundial de computadores a fim de validar e testar a funcionalidade dessas agências na rede mundial de computadores, a internet. Os resultados obtidos por meio da pesquisa demonstram a realidade da gestão das agências de viagens no ambiente comercial virtual, a internet. Este ambiente é o responsável pela pulverização das receitas e o grande desafio a ser batido por meio da reintermediação do cliente, ação contrária à desintermediação e compõem o principal problema para gestão desses negócios tradicionais. Apresentam-se assim as estratégias de marketing que as agências de viagens estão aplicando no mercado virtual da internet para obter vantagem competitiva num ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo para a atividade turística do século XXI
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-10-20T17:38:05Z
2017-10-20T17:38:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4901
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838888561999872