Análise de Redes Sociais (ARS) como ferramenta para a melhoria da gestão do conhecimento: estudo de caso em uma instituição federal de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Renata Barros do
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4936
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido em uma tradicional Instituição brasileira federal de Ensino com quase 180 anos de atuação, justificando-se pela alta rotatividade de servidores e pela ausência de práticas de Gestão do Conhecimento. O objetivo geral desta pesquisa foi estudar a contribuição da técnica Análise de Redes Sociais (ARS) dentro da problemática da Gestão do Conhecimento (ARS), verificando seu valor para o entendimento do fluxo e melhoria da retenção do conhecimento organizacional. A pesquisa incluiu procedimentos bibliométricos, que ajudaram a estruturar a revisão da literatura relacionada aos temas GC e ARS, com aplicação restrita ao serviço público. O estudo das redes teve como amostra os 58 servidores técnico-administrativos lotados nas 8 Seções da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) do Colégio Pedro II, sediada no município do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados o instrumento de pesquisa aplicado foi o questionário com perguntas fechadas. Após o levantamento da pesquisa, foi utilizado o software UCINET 6.620 para tratamento dos dados e análise das métricas Density, Centrality (In-degree e Out-degree), Betweenness, Closeness e Bonacich. O software Netdraw 2.160 permitiu a visualização gráfica das redes sociais mapeadas. As respostas forneceram informações para a análise sócio-demográfica e das redes sociais informais de amizade e informação de cada Seção. Foram analisados e discutidos os resultados identificados, o que possibilitou a caracterização dos atores que representam os papéis centrais, corretores de informação e periféricos na visão dos outros nós da mesma rede e com quem estes atores compartilham seu conhecimento tácito. A partir dos resultados analisados foram apresentadas sugestões de ações visando a melhoria da GC para reter e compartilhar o conhecimento mapeado, através dos nós identificados com maior conhecimento crítico e também os nós identificados com maior distanciamento nas redes. Através da pesquisa pode-se verificar que a metodologia ARS pode realmente contribuir para a melhoria da Gestão do Conhecimento e mitigar o impacto de perdas de conhecimento na PROGESP. As limitações reconhecidas no estudo estão na amostra tratada, pois os resultados reproduzidos poderão não generalizar padrões de outras redes das demais Pró-Reitorias da Instituição e também na grande possibilidade dos entrevistados omitirem ou distorcerem suas avaliações sobre os demais atores com quem se relacionam, por considerarem que a sinceridade de suas respostas poderão evidenciar os servidores desconectados, isolados e que não têm grande contribuição dentro de suas Seções.
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O estudo das redes teve como amostra os 58 servidores técnico-administrativos lotados nas 8 Seções da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) do Colégio Pedro II, sediada no município do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados o instrumento de pesquisa aplicado foi o questionário com perguntas fechadas. Após o levantamento da pesquisa, foi utilizado o software UCINET 6.620 para tratamento dos dados e análise das métricas Density, Centrality (In-degree e Out-degree), Betweenness, Closeness e Bonacich. O software Netdraw 2.160 permitiu a visualização gráfica das redes sociais mapeadas. As respostas forneceram informações para a análise sócio-demográfica e das redes sociais informais de amizade e informação de cada Seção. Foram analisados e discutidos os resultados identificados, o que possibilitou a caracterização dos atores que representam os papéis centrais, corretores de informação e periféricos na visão dos outros nós da mesma rede e com quem estes atores compartilham seu conhecimento tácito. A partir dos resultados analisados foram apresentadas sugestões de ações visando a melhoria da GC para reter e compartilhar o conhecimento mapeado, através dos nós identificados com maior conhecimento crítico e também os nós identificados com maior distanciamento nas redes. Através da pesquisa pode-se verificar que a metodologia ARS pode realmente contribuir para a melhoria da Gestão do Conhecimento e mitigar o impacto de perdas de conhecimento na PROGESP. As limitações reconhecidas no estudo estão na amostra tratada, pois os resultados reproduzidos poderão não generalizar padrões de outras redes das demais Pró-Reitorias da Instituição e também na grande possibilidade dos entrevistados omitirem ou distorcerem suas avaliações sobre os demais atores com quem se relacionam, por considerarem que a sinceridade de suas respostas poderão evidenciar os servidores desconectados, isolados e que não têm grande contribuição dentro de suas Seções.The present study was carried out in a traditional brazilian federal Educational Institution with almost 180 years, justifying themselves by high turnover and the absence of knowledge management practices. The general objective of this research was to study the contribution of Social network analysis technique (ARS) within the problems of knowledge management (ARS) by checking your value to the understanding of the flow and improving the organizational knowledge retention. The research included Bibliometric procedures, who helped structure the review of literature related to GC and ARS, with applicability to public service. The study of networks had to sample the 58 technical-administrative servers full in 8 sections of the Office of personnel management (PROGESP) of the Colégio Pedro II, headquartered in the city of Rio de Janeiro. For data collection the survey instrument applied was the questionnaire with closed questions. After the survey of research, we used the UCINET 6.620 software for data processing and analysis of Density, Centrality metrics (In-degree and Out-degree), Betweenness, Closeness and Bonacich. The software Netdraw 2.160 allowed graphic display of social networks mapped. The responses provided information for the socio-demographic analysis and the informal social networks of friendship and information of each Section. The identified results were analyzed and discussed, which allowed the characterization of the actors that represent the central roles, information brokers and peripherals in the view of the other nodes of the same network and with whom these actors share their tacit knowledge. From the analyzed results, suggestions were presented for actions aimed at improving the KM to retain and share the mapped knowledge, through the nodes identified with greater critical knowledge and also the nodes identified with greater distancing in the networks. Through the research it can be verified that the ARS methodology can really contribute to the improvement of Knowledge Management and mitigate the impact of knowledge losses in PROGESP. The limitations recognized in the study are in the sample treated, because the results reproduced may not generalize standards of other networks of the other pro-rectorates of the Institution and also in the great possibility of the interviewees to omit or distort their evaluations on the other actors with whom they relate, for consider that the sincerity of their responses may reveal disconnected, isolated, and unhelpful servants within their Sections.Universidade Federal FluminenseNiteróiDomingos, Maria de Lurdes CostaMeiriño, Marcelo JasmimMotta, Wladmir HenriquesNascimento, Renata Barros do2017-10-23T13:43:37Z2017-10-23T13:43:37Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4936Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:21:25Zoai:app.uff.br:1/4936Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:52.752457Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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