A Importância da leitura e a formação do leitor literário na prática de professoras atuantes na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Bruna de Abreu Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12271
Resumo: O presente trabalho consiste numa reflexão sobre a importância da leitura e as práticas de alguns professores atuantes na educação infantil que são capazes de favorecer o desenvolvimento da criança como leitor literário, atuando, dessa forma, como mediadores para auxiliar os pequenos nesse processo. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica sobre o tema, a fim de conhecer a prática de alguns professores da Educação Infantil sobre o trabalho com a leitura e com a literatura, considerando que essa mediação literária pode auxiliar ou pode influenciar negativamente a relação com a leitura nos anos posteriores de escolarização dessas crianças. Percebeu-se que o processo de formação histórico e sociocultural do livro no Brasil bem como a literatura infantil apresentava-se, quase em sua totalidade, com um caráter moralizador até início dos anos 90. Contudo, nos dias atuais ainda permanece alguns traços desta visão, pois se constatou que alguns professores ainda utilizam a literatura para as crianças como formas de transmissão de valores. Em contrapartida, tornou-se evidente que muitos projetos de leitura estão percebendo a criança como leitora, desde bem pequeninas, e dessa forma focalizam a literatura infantil em sua totalidade, desenvolvendo paralelamente a imaginação, a fantasia, a linguagem, a relação com o outro, o senso crítico, e sobretudo, com uma diversidade de gêneros textuais, contribuindo assim para o letramento infantil, sempre aliados à ludicidade
id UFF-2_3b0d2f3de1fee70c08d18f0d39e9202c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12271
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A Importância da leitura e a formação do leitor literário na prática de professoras atuantes na educação infantilLeituraLiteraturaMediador literárioPedagogiaReadingLiteratureLiterary mediatorO presente trabalho consiste numa reflexão sobre a importância da leitura e as práticas de alguns professores atuantes na educação infantil que são capazes de favorecer o desenvolvimento da criança como leitor literário, atuando, dessa forma, como mediadores para auxiliar os pequenos nesse processo. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica sobre o tema, a fim de conhecer a prática de alguns professores da Educação Infantil sobre o trabalho com a leitura e com a literatura, considerando que essa mediação literária pode auxiliar ou pode influenciar negativamente a relação com a leitura nos anos posteriores de escolarização dessas crianças. Percebeu-se que o processo de formação histórico e sociocultural do livro no Brasil bem como a literatura infantil apresentava-se, quase em sua totalidade, com um caráter moralizador até início dos anos 90. Contudo, nos dias atuais ainda permanece alguns traços desta visão, pois se constatou que alguns professores ainda utilizam a literatura para as crianças como formas de transmissão de valores. Em contrapartida, tornou-se evidente que muitos projetos de leitura estão percebendo a criança como leitora, desde bem pequeninas, e dessa forma focalizam a literatura infantil em sua totalidade, desenvolvendo paralelamente a imaginação, a fantasia, a linguagem, a relação com o outro, o senso crítico, e sobretudo, com uma diversidade de gêneros textuais, contribuindo assim para o letramento infantil, sempre aliados à ludicidadeThe present work consists of a reflection on the importance of reading and the practices of some teachers who are active in early childhood education who are able to help the development of the child as literary reader, thus acting as mediators to help the children in this process. For this, a qualitative research was carried out, with bibliographical revision on the subject, in order to know the practice of some teachers of the child education on the work with the reading and with the literature, considering that this literary mediation can help or can influence negatively the relationship with reading in the later years of schooling of these children. It was noticed that the process of historical and socio-cultural formation of the book in Brazil as well as the children's literature presented, almost in its entirety, a moralizing character until the beginning of the 90s. However, there are still some traces of this perspective, as it was found that some teachers still use literature for children as forms of value transmission. On the other hand, it has become clear that many reading projects are perceiving the child as a reader, ever since they were very young, and thus focus children's literature in its entirety, developing in parallel imagination, fantasy, language, relationship with one another, the critical sense, and above all, with a diversity of textual genres, thus contributing to children's literacy, always allied to playfulnessReis, Andréa CardosoMuniz, Bruna de Abreu Silva2019-11-22T20:00:55Z2019-11-22T20:00:55Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12271http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-04T15:53:26Zoai:app.uff.br:1/12271Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-04T15:53:26Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A Importância da leitura e a formação do leitor literário na prática de professoras atuantes na educação infantil
title A Importância da leitura e a formação do leitor literário na prática de professoras atuantes na educação infantil
spellingShingle A Importância da leitura e a formação do leitor literário na prática de professoras atuantes na educação infantil
Muniz, Bruna de Abreu Silva
Leitura
Literatura
Mediador literário
Pedagogia
Reading
Literature
Literary mediator
title_short A Importância da leitura e a formação do leitor literário na prática de professoras atuantes na educação infantil
title_full A Importância da leitura e a formação do leitor literário na prática de professoras atuantes na educação infantil
title_fullStr A Importância da leitura e a formação do leitor literário na prática de professoras atuantes na educação infantil
title_full_unstemmed A Importância da leitura e a formação do leitor literário na prática de professoras atuantes na educação infantil
title_sort A Importância da leitura e a formação do leitor literário na prática de professoras atuantes na educação infantil
author Muniz, Bruna de Abreu Silva
author_facet Muniz, Bruna de Abreu Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Andréa Cardoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Bruna de Abreu Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Literatura
Mediador literário
Pedagogia
Reading
Literature
Literary mediator
topic Leitura
Literatura
Mediador literário
Pedagogia
Reading
Literature
Literary mediator
description O presente trabalho consiste numa reflexão sobre a importância da leitura e as práticas de alguns professores atuantes na educação infantil que são capazes de favorecer o desenvolvimento da criança como leitor literário, atuando, dessa forma, como mediadores para auxiliar os pequenos nesse processo. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica sobre o tema, a fim de conhecer a prática de alguns professores da Educação Infantil sobre o trabalho com a leitura e com a literatura, considerando que essa mediação literária pode auxiliar ou pode influenciar negativamente a relação com a leitura nos anos posteriores de escolarização dessas crianças. Percebeu-se que o processo de formação histórico e sociocultural do livro no Brasil bem como a literatura infantil apresentava-se, quase em sua totalidade, com um caráter moralizador até início dos anos 90. Contudo, nos dias atuais ainda permanece alguns traços desta visão, pois se constatou que alguns professores ainda utilizam a literatura para as crianças como formas de transmissão de valores. Em contrapartida, tornou-se evidente que muitos projetos de leitura estão percebendo a criança como leitora, desde bem pequeninas, e dessa forma focalizam a literatura infantil em sua totalidade, desenvolvendo paralelamente a imaginação, a fantasia, a linguagem, a relação com o outro, o senso crítico, e sobretudo, com uma diversidade de gêneros textuais, contribuindo assim para o letramento infantil, sempre aliados à ludicidade
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-22T20:00:55Z
2019-11-22T20:00:55Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/12271
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135467041226752