Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Giselle de Jesus Ramos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25762
Resumo: Esta monografia aborda uma reflexão sobre a indisciplina no cotidiano escolar que tem sido entendida como um desvio das regras regidas no sistema escolar. Exaustiva e desafiadora, a indisciplina representa uma enorme dificuldade para o trabalho dos educadores. Tem-se conhecimento de que não existe solução fácil, porém, há recursos que podem auxiliar na redução dessa problemática, portanto, é um investimento a longo prazo com avanços e recuos. Além de dificultar a aprendizagem, esse comportamento prejudica a relação e a socialização entre os indivíduos. Lidar com as más atitudes dos estudantes não é impossível, mas sim desafiador. É nesse sentido que traremos como uma estratégia para minimizar as atitudes de má conduta um Júri simulado, uma técnica de ensino que dá a liberdade de se discutir várias questões sobre uma temática contribuindo para o processo de construção e desconstrução de alguns conceitos, desenvolvendo o sendo crítico dos alunos e o respeito a opinião dos outros. Este documento embasou-se nos pressupostos teórico-metodológicos de Lev Vygotsky e na sequência didática proposta por Delizoicov e colaboradores (três momentos pedagógicos). Com a pandemia do novo coronavírus não foi possível a aplicação da sequência didática com o júri simulado, assim os resultados e as discussões deste trabalho ocorreram à luz da literatura. O material tem potencialidade para minimizar a indisciplina pois insere uma metodologia ativa que visa reflexão, cooperação e interação entre os alunos
id UFF-2_3b1ca077eae130888ac48d62ecb3f49d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25762
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de químicaEnsino de químicaJúri simuladoIndisciplinaDidáticaEnsino médioDisciplina na escolaTeaching chemistryMock juryIndisciplineEsta monografia aborda uma reflexão sobre a indisciplina no cotidiano escolar que tem sido entendida como um desvio das regras regidas no sistema escolar. Exaustiva e desafiadora, a indisciplina representa uma enorme dificuldade para o trabalho dos educadores. Tem-se conhecimento de que não existe solução fácil, porém, há recursos que podem auxiliar na redução dessa problemática, portanto, é um investimento a longo prazo com avanços e recuos. Além de dificultar a aprendizagem, esse comportamento prejudica a relação e a socialização entre os indivíduos. Lidar com as más atitudes dos estudantes não é impossível, mas sim desafiador. É nesse sentido que traremos como uma estratégia para minimizar as atitudes de má conduta um Júri simulado, uma técnica de ensino que dá a liberdade de se discutir várias questões sobre uma temática contribuindo para o processo de construção e desconstrução de alguns conceitos, desenvolvendo o sendo crítico dos alunos e o respeito a opinião dos outros. Este documento embasou-se nos pressupostos teórico-metodológicos de Lev Vygotsky e na sequência didática proposta por Delizoicov e colaboradores (três momentos pedagógicos). Com a pandemia do novo coronavírus não foi possível a aplicação da sequência didática com o júri simulado, assim os resultados e as discussões deste trabalho ocorreram à luz da literatura. O material tem potencialidade para minimizar a indisciplina pois insere uma metodologia ativa que visa reflexão, cooperação e interação entre os alunosThis monograph adddresses a reflection on indiscipline in everyday school life that has been understood as a deviation from the rules governed by the school system. Exhaustive and challenging, indiscipline representes na enormous difficulty for the work of educators. It is known that there is no easy solution, however, there are resources that can help to reduce this problem, therefore, it is a long term investment with advances and setbacks. In addition to making, learning , dificult, this behavior impairs the relationship and socialization between individuals. Dealing, whit students bad atitudes is not impossible, challenger. It is in this sense that we whill bring a simulated Jury as a strategy to minimize misconduct atitudes, a teaching, technique that gives the freedom to discuss various issue on a the me contributing tom the processo f construction and deconstruction of some concepts, developing being critical of studentes and respection the opinions of others. This document was based on Lev Vygostsky theoretical methodological assumptions ando n the didactic sequence proposed by Delizoicov. With the New Coronavirus pandemic, it was not possible to apply the didactic sequence with the simulated jury, so the results and discussions of this work took place in the light of the literature. The material has the potential to minimize indiscipline as it inserts an active methodology that aims at reflection, cooperation and interaction among students.44 p.Alves, Andréa Aparecida Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/5969031244402632Oliveira, Ana Angélica Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/1675109312596210Assai, Natany Dayani de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3408510368371388Oliveira, Giselle de Jesus Ramos2022-07-20T13:03:27Z2022-07-20T13:03:27Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Giselle de Jesus Ramos. Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25762CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-20T17:07:25Zoai:app.uff.br:1/25762Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:09.677611Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química
title Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química
spellingShingle Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química
Oliveira, Giselle de Jesus Ramos
Ensino de química
Júri simulado
Indisciplina
Didática
Ensino médio
Disciplina na escola
Teaching chemistry
Mock jury
Indiscipline
title_short Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química
title_full Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química
title_fullStr Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química
title_full_unstemmed Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química
title_sort Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química
author Oliveira, Giselle de Jesus Ramos
author_facet Oliveira, Giselle de Jesus Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Andréa Aparecida Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/5969031244402632
Oliveira, Ana Angélica Rodrigues de
http://lattes.cnpq.br/1675109312596210
Assai, Natany Dayani de Souza
http://lattes.cnpq.br/3408510368371388
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Giselle de Jesus Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Júri simulado
Indisciplina
Didática
Ensino médio
Disciplina na escola
Teaching chemistry
Mock jury
Indiscipline
topic Ensino de química
Júri simulado
Indisciplina
Didática
Ensino médio
Disciplina na escola
Teaching chemistry
Mock jury
Indiscipline
description Esta monografia aborda uma reflexão sobre a indisciplina no cotidiano escolar que tem sido entendida como um desvio das regras regidas no sistema escolar. Exaustiva e desafiadora, a indisciplina representa uma enorme dificuldade para o trabalho dos educadores. Tem-se conhecimento de que não existe solução fácil, porém, há recursos que podem auxiliar na redução dessa problemática, portanto, é um investimento a longo prazo com avanços e recuos. Além de dificultar a aprendizagem, esse comportamento prejudica a relação e a socialização entre os indivíduos. Lidar com as más atitudes dos estudantes não é impossível, mas sim desafiador. É nesse sentido que traremos como uma estratégia para minimizar as atitudes de má conduta um Júri simulado, uma técnica de ensino que dá a liberdade de se discutir várias questões sobre uma temática contribuindo para o processo de construção e desconstrução de alguns conceitos, desenvolvendo o sendo crítico dos alunos e o respeito a opinião dos outros. Este documento embasou-se nos pressupostos teórico-metodológicos de Lev Vygotsky e na sequência didática proposta por Delizoicov e colaboradores (três momentos pedagógicos). Com a pandemia do novo coronavírus não foi possível a aplicação da sequência didática com o júri simulado, assim os resultados e as discussões deste trabalho ocorreram à luz da literatura. O material tem potencialidade para minimizar a indisciplina pois insere uma metodologia ativa que visa reflexão, cooperação e interação entre os alunos
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-20T13:03:27Z
2022-07-20T13:03:27Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Giselle de Jesus Ramos. Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25762
identifier_str_mv OLIVEIRA, Giselle de Jesus Ramos. Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823722142629888