Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25762 |
Resumo: | Esta monografia aborda uma reflexão sobre a indisciplina no cotidiano escolar que tem sido entendida como um desvio das regras regidas no sistema escolar. Exaustiva e desafiadora, a indisciplina representa uma enorme dificuldade para o trabalho dos educadores. Tem-se conhecimento de que não existe solução fácil, porém, há recursos que podem auxiliar na redução dessa problemática, portanto, é um investimento a longo prazo com avanços e recuos. Além de dificultar a aprendizagem, esse comportamento prejudica a relação e a socialização entre os indivíduos. Lidar com as más atitudes dos estudantes não é impossível, mas sim desafiador. É nesse sentido que traremos como uma estratégia para minimizar as atitudes de má conduta um Júri simulado, uma técnica de ensino que dá a liberdade de se discutir várias questões sobre uma temática contribuindo para o processo de construção e desconstrução de alguns conceitos, desenvolvendo o sendo crítico dos alunos e o respeito a opinião dos outros. Este documento embasou-se nos pressupostos teórico-metodológicos de Lev Vygotsky e na sequência didática proposta por Delizoicov e colaboradores (três momentos pedagógicos). Com a pandemia do novo coronavírus não foi possível a aplicação da sequência didática com o júri simulado, assim os resultados e as discussões deste trabalho ocorreram à luz da literatura. O material tem potencialidade para minimizar a indisciplina pois insere uma metodologia ativa que visa reflexão, cooperação e interação entre os alunos |
id |
UFF-2_3b1ca077eae130888ac48d62ecb3f49d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25762 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de químicaEnsino de químicaJúri simuladoIndisciplinaDidáticaEnsino médioDisciplina na escolaTeaching chemistryMock juryIndisciplineEsta monografia aborda uma reflexão sobre a indisciplina no cotidiano escolar que tem sido entendida como um desvio das regras regidas no sistema escolar. Exaustiva e desafiadora, a indisciplina representa uma enorme dificuldade para o trabalho dos educadores. Tem-se conhecimento de que não existe solução fácil, porém, há recursos que podem auxiliar na redução dessa problemática, portanto, é um investimento a longo prazo com avanços e recuos. Além de dificultar a aprendizagem, esse comportamento prejudica a relação e a socialização entre os indivíduos. Lidar com as más atitudes dos estudantes não é impossível, mas sim desafiador. É nesse sentido que traremos como uma estratégia para minimizar as atitudes de má conduta um Júri simulado, uma técnica de ensino que dá a liberdade de se discutir várias questões sobre uma temática contribuindo para o processo de construção e desconstrução de alguns conceitos, desenvolvendo o sendo crítico dos alunos e o respeito a opinião dos outros. Este documento embasou-se nos pressupostos teórico-metodológicos de Lev Vygotsky e na sequência didática proposta por Delizoicov e colaboradores (três momentos pedagógicos). Com a pandemia do novo coronavírus não foi possível a aplicação da sequência didática com o júri simulado, assim os resultados e as discussões deste trabalho ocorreram à luz da literatura. O material tem potencialidade para minimizar a indisciplina pois insere uma metodologia ativa que visa reflexão, cooperação e interação entre os alunosThis monograph adddresses a reflection on indiscipline in everyday school life that has been understood as a deviation from the rules governed by the school system. Exhaustive and challenging, indiscipline representes na enormous difficulty for the work of educators. It is known that there is no easy solution, however, there are resources that can help to reduce this problem, therefore, it is a long term investment with advances and setbacks. In addition to making, learning , dificult, this behavior impairs the relationship and socialization between individuals. Dealing, whit students bad atitudes is not impossible, challenger. It is in this sense that we whill bring a simulated Jury as a strategy to minimize misconduct atitudes, a teaching, technique that gives the freedom to discuss various issue on a the me contributing tom the processo f construction and deconstruction of some concepts, developing being critical of studentes and respection the opinions of others. This document was based on Lev Vygostsky theoretical methodological assumptions ando n the didactic sequence proposed by Delizoicov. With the New Coronavirus pandemic, it was not possible to apply the didactic sequence with the simulated jury, so the results and discussions of this work took place in the light of the literature. The material has the potential to minimize indiscipline as it inserts an active methodology that aims at reflection, cooperation and interaction among students.44 p.Alves, Andréa Aparecida Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/5969031244402632Oliveira, Ana Angélica Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/1675109312596210Assai, Natany Dayani de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3408510368371388Oliveira, Giselle de Jesus Ramos2022-07-20T13:03:27Z2022-07-20T13:03:27Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Giselle de Jesus Ramos. Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25762CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-20T17:07:25Zoai:app.uff.br:1/25762Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:09.677611Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química |
title |
Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química |
spellingShingle |
Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química Oliveira, Giselle de Jesus Ramos Ensino de química Júri simulado Indisciplina Didática Ensino médio Disciplina na escola Teaching chemistry Mock jury Indiscipline |
title_short |
Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química |
title_full |
Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química |
title_fullStr |
Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química |
title_full_unstemmed |
Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química |
title_sort |
Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química |
author |
Oliveira, Giselle de Jesus Ramos |
author_facet |
Oliveira, Giselle de Jesus Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Andréa Aparecida Ribeiro http://lattes.cnpq.br/5969031244402632 Oliveira, Ana Angélica Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/1675109312596210 Assai, Natany Dayani de Souza http://lattes.cnpq.br/3408510368371388 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Giselle de Jesus Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Júri simulado Indisciplina Didática Ensino médio Disciplina na escola Teaching chemistry Mock jury Indiscipline |
topic |
Ensino de química Júri simulado Indisciplina Didática Ensino médio Disciplina na escola Teaching chemistry Mock jury Indiscipline |
description |
Esta monografia aborda uma reflexão sobre a indisciplina no cotidiano escolar que tem sido entendida como um desvio das regras regidas no sistema escolar. Exaustiva e desafiadora, a indisciplina representa uma enorme dificuldade para o trabalho dos educadores. Tem-se conhecimento de que não existe solução fácil, porém, há recursos que podem auxiliar na redução dessa problemática, portanto, é um investimento a longo prazo com avanços e recuos. Além de dificultar a aprendizagem, esse comportamento prejudica a relação e a socialização entre os indivíduos. Lidar com as más atitudes dos estudantes não é impossível, mas sim desafiador. É nesse sentido que traremos como uma estratégia para minimizar as atitudes de má conduta um Júri simulado, uma técnica de ensino que dá a liberdade de se discutir várias questões sobre uma temática contribuindo para o processo de construção e desconstrução de alguns conceitos, desenvolvendo o sendo crítico dos alunos e o respeito a opinião dos outros. Este documento embasou-se nos pressupostos teórico-metodológicos de Lev Vygotsky e na sequência didática proposta por Delizoicov e colaboradores (três momentos pedagógicos). Com a pandemia do novo coronavírus não foi possível a aplicação da sequência didática com o júri simulado, assim os resultados e as discussões deste trabalho ocorreram à luz da literatura. O material tem potencialidade para minimizar a indisciplina pois insere uma metodologia ativa que visa reflexão, cooperação e interação entre os alunos |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-20T13:03:27Z 2022-07-20T13:03:27Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Giselle de Jesus Ramos. Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/25762 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Giselle de Jesus Ramos. Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823722142629888 |