Análise da aplicação de unidade didática para o ensino de atomística sob a perspectiva do desenho universal para a aprendizagem (DUA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Mariana Leite Cavalcanti de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27729
Resumo: A disciplina de química exige dos estudantes alto nível de abstração e compreensão à nível microscópico, o que torna este componente curricular complexo e dissociado da realidade do aluno. A concepção errônea de conceitos químicos iniciais torna o processo de ensino-aprendizagem ainda mais difícil ao longo dos três anos de Ensino Médio. Por isso, este trabalho propõe uma sequência didática sobre a evolução dos modelos atômicos alternativa à tradicionalmente utilizada em sala de aula por seguir os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Geralmente, os fatos históricos são apresentados de forma desconexa e repletos de analogia que dificultam a compreensão real do que vem a ser um modelo científico. Os três princípios do DUA - representação, ação e expressão, e engajamento – foram escolhidos como suporte teórico para o desenvolvimento da sequência didática. Diversas ações educativas foram realizadas a fim de satisfazer os pontos de verificação apontados pelo DUA. Vale ressaltar que o DUA oferece subsídios para a inclusão de alunos com deficiência de forma efetiva, mas é uma abordagem que potencializa a aprendizagem de todos. Logo, serão beneficiados alunos com ou sem deficiência e/ou transtornos de aprendizagem. Além disso, em última instância, contempla-se as inteligências múltiplas dos alunos e toda a diversidade de uma sala de aula altamente heterogênea. O produto educacional derivado dessa proposta foi aplicado na modalidade presencial para três turmas da 1º série do Ensino Médio do Colégio X (nome fictício usado para o colégio em que o produto foi aplicado). O cenário de pós pandemia requer recuperar a defasagem na aprendizagem dos alunos assim como a retomada da rotina de estudos e o interesse por aprender
id UFF-2_3c85e200afeb6d9c120a9fa43a5cdbb9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27729
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Análise da aplicação de unidade didática para o ensino de atomística sob a perspectiva do desenho universal para a aprendizagem (DUA)Desenho universal para a aprendizagem (DUA)Ensino de químicaUnidade didáticaEducação inclusivaModelos atômicosQuímicaEnsino médioEnsino-aprendizagemCompreensãoUniversal design for learningUDLSchool inclusionInclusive educationAtomic modelsTeaching of chemistryA disciplina de química exige dos estudantes alto nível de abstração e compreensão à nível microscópico, o que torna este componente curricular complexo e dissociado da realidade do aluno. A concepção errônea de conceitos químicos iniciais torna o processo de ensino-aprendizagem ainda mais difícil ao longo dos três anos de Ensino Médio. Por isso, este trabalho propõe uma sequência didática sobre a evolução dos modelos atômicos alternativa à tradicionalmente utilizada em sala de aula por seguir os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Geralmente, os fatos históricos são apresentados de forma desconexa e repletos de analogia que dificultam a compreensão real do que vem a ser um modelo científico. Os três princípios do DUA - representação, ação e expressão, e engajamento – foram escolhidos como suporte teórico para o desenvolvimento da sequência didática. Diversas ações educativas foram realizadas a fim de satisfazer os pontos de verificação apontados pelo DUA. Vale ressaltar que o DUA oferece subsídios para a inclusão de alunos com deficiência de forma efetiva, mas é uma abordagem que potencializa a aprendizagem de todos. Logo, serão beneficiados alunos com ou sem deficiência e/ou transtornos de aprendizagem. Além disso, em última instância, contempla-se as inteligências múltiplas dos alunos e toda a diversidade de uma sala de aula altamente heterogênea. O produto educacional derivado dessa proposta foi aplicado na modalidade presencial para três turmas da 1º série do Ensino Médio do Colégio X (nome fictício usado para o colégio em que o produto foi aplicado). O cenário de pós pandemia requer recuperar a defasagem na aprendizagem dos alunos assim como a retomada da rotina de estudos e o interesse por aprenderThe subject of chemistry requires students to have a high level of abstraction and understanding at the microscopic level, which makes this curricular component complex and disconnected from the student's reality. The misconception of initial chemical concepts makes the teaching-learning process even more difficult throughout the three years of high school. Therefore, this paper proposes a didactic sequence about the Evolution of Atomic Models that is an alternative to the one traditionally used in the classroom by following the principles of Universal Design for Learning (UDL). Usually, the historical facts are presented in a disconnected way and full of analogies that hinder the real understanding of what a scientific model is. The Three Principles of UDL - representation, action and expression, and engagement - were chosen as the theoretical support for the development of the didactic sequence. Several educational actions were carried out in order to satisfy the Verification Points pointed out by UDL. It is worth noting that UDL offers subsidies for the effective inclusion of students with disabilities, but it is an approach that enhances the learning of all. Therefore, students with or without disabilities and/or learning disabilities will benefit from it. In addition, ultimately, the multiple intelligences of students and all the diversity of a highly heterogeneous classroom are taken into account. The Educational Product derived from this proposal was applied in the face-to-face modality to three 1st grade classes of the High School of college X. The post-pandemic scenario requires recovering the learning gap of the students as well as the resumption of the study routine and interest in learning137 p.Crittelli, Beatriz Cavalheirohttp://lattes.cnpq.br/7339478176562437Assai, Natany Dayani de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3408510368371388Prais, Jacqueline Lidiane de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5351398531043105http://lattes.cnpq.br/4704184152622710Souza, Mariana Leite Cavalcanti de2023-01-26T19:38:10Z2023-01-26T19:38:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSOUZA, Mariana Leite Cavalcanti de. Análise da aplicação de unidade didática para o ensino de atomística sob a perspectiva do desenho universal para a aprendizagem (DUA). 2022. 137 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27729CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-06T14:10:43Zoai:app.uff.br:1/27729Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-06T14:10:43Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da aplicação de unidade didática para o ensino de atomística sob a perspectiva do desenho universal para a aprendizagem (DUA)
title Análise da aplicação de unidade didática para o ensino de atomística sob a perspectiva do desenho universal para a aprendizagem (DUA)
spellingShingle Análise da aplicação de unidade didática para o ensino de atomística sob a perspectiva do desenho universal para a aprendizagem (DUA)
Souza, Mariana Leite Cavalcanti de
Desenho universal para a aprendizagem (DUA)
Ensino de química
Unidade didática
Educação inclusiva
Modelos atômicos
Química
Ensino médio
Ensino-aprendizagem
Compreensão
Universal design for learning
UDL
School inclusion
Inclusive education
Atomic models
Teaching of chemistry
title_short Análise da aplicação de unidade didática para o ensino de atomística sob a perspectiva do desenho universal para a aprendizagem (DUA)
title_full Análise da aplicação de unidade didática para o ensino de atomística sob a perspectiva do desenho universal para a aprendizagem (DUA)
title_fullStr Análise da aplicação de unidade didática para o ensino de atomística sob a perspectiva do desenho universal para a aprendizagem (DUA)
title_full_unstemmed Análise da aplicação de unidade didática para o ensino de atomística sob a perspectiva do desenho universal para a aprendizagem (DUA)
title_sort Análise da aplicação de unidade didática para o ensino de atomística sob a perspectiva do desenho universal para a aprendizagem (DUA)
author Souza, Mariana Leite Cavalcanti de
author_facet Souza, Mariana Leite Cavalcanti de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Crittelli, Beatriz Cavalheiro
http://lattes.cnpq.br/7339478176562437
Assai, Natany Dayani de Souza
http://lattes.cnpq.br/3408510368371388
Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
http://lattes.cnpq.br/5351398531043105
http://lattes.cnpq.br/4704184152622710
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Mariana Leite Cavalcanti de
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho universal para a aprendizagem (DUA)
Ensino de química
Unidade didática
Educação inclusiva
Modelos atômicos
Química
Ensino médio
Ensino-aprendizagem
Compreensão
Universal design for learning
UDL
School inclusion
Inclusive education
Atomic models
Teaching of chemistry
topic Desenho universal para a aprendizagem (DUA)
Ensino de química
Unidade didática
Educação inclusiva
Modelos atômicos
Química
Ensino médio
Ensino-aprendizagem
Compreensão
Universal design for learning
UDL
School inclusion
Inclusive education
Atomic models
Teaching of chemistry
description A disciplina de química exige dos estudantes alto nível de abstração e compreensão à nível microscópico, o que torna este componente curricular complexo e dissociado da realidade do aluno. A concepção errônea de conceitos químicos iniciais torna o processo de ensino-aprendizagem ainda mais difícil ao longo dos três anos de Ensino Médio. Por isso, este trabalho propõe uma sequência didática sobre a evolução dos modelos atômicos alternativa à tradicionalmente utilizada em sala de aula por seguir os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Geralmente, os fatos históricos são apresentados de forma desconexa e repletos de analogia que dificultam a compreensão real do que vem a ser um modelo científico. Os três princípios do DUA - representação, ação e expressão, e engajamento – foram escolhidos como suporte teórico para o desenvolvimento da sequência didática. Diversas ações educativas foram realizadas a fim de satisfazer os pontos de verificação apontados pelo DUA. Vale ressaltar que o DUA oferece subsídios para a inclusão de alunos com deficiência de forma efetiva, mas é uma abordagem que potencializa a aprendizagem de todos. Logo, serão beneficiados alunos com ou sem deficiência e/ou transtornos de aprendizagem. Além disso, em última instância, contempla-se as inteligências múltiplas dos alunos e toda a diversidade de uma sala de aula altamente heterogênea. O produto educacional derivado dessa proposta foi aplicado na modalidade presencial para três turmas da 1º série do Ensino Médio do Colégio X (nome fictício usado para o colégio em que o produto foi aplicado). O cenário de pós pandemia requer recuperar a defasagem na aprendizagem dos alunos assim como a retomada da rotina de estudos e o interesse por aprender
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-26T19:38:10Z
2023-01-26T19:38:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Mariana Leite Cavalcanti de. Análise da aplicação de unidade didática para o ensino de atomística sob a perspectiva do desenho universal para a aprendizagem (DUA). 2022. 137 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27729
identifier_str_mv SOUZA, Mariana Leite Cavalcanti de. Análise da aplicação de unidade didática para o ensino de atomística sob a perspectiva do desenho universal para a aprendizagem (DUA). 2022. 137 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838737142382592