Sequência didática pautada no desenho universal para a aprendizagem na área de linguagens e suas tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldan, Rosana Kelly
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244356
Resumo: A presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP e está inserido na Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva. Essa pesquisa tem por objetivo analisar e sistematizar a partir das diretrizes e princípios do Desenho Universal para a aprendizagem, DUA uma sequência didática voltada ao ensino estudantes dos anos finais do ensino fundamental II e ensino médio considerando a área de linguagens e suas tecnologias e o componente curricular de língua portuguesa. Para o desenvolvimento desse processo foi empregado o método do Design Science Research, o qual foi desenvolvido a partir das seguintes etapas: identificação do problema a ser estudado; definição do escopo (objetivos e solução); exploração do conhecimento já existente para a definição do requisito; demonstração da solução (preparação para o desenvolvimento); desenvolvimento do produto educacional sequência didática; validação e comunicação dos resultados (apresentação do produto). Para isso, foram descritas as diretrizes e princípios do DUA que compuseram a estrutura da sequência didática em relação ao componente curricular de língua portuguesa. O DUA e seus pontos de verificações foram analisados considerando os estilos de aprendizagem, no sentido de verificar o se favorecimento para o planejamento dos docentes para um trabalho inclusivo voltado ao componente curricular da língua portuguesa. Por fim, a sequência didática foi validada junto aos professores de língua portuguesa, que identificaram as facilidades e dificuldades de sua utilização com a diversidade de estudantes presentes na sala de aula. O estudo mostrou que a Sequência Didática, fundamentada nos princípios do DUA, na área de linguagens e suas tecnologias, foi bem recebida pelos professores e pode ser adaptada para outras áreas do conhecimento. A proposta pedagógica foi eficaz em esclarecer como os princípios do DUA podem ser aplicados na prática e pode estimular mudanças de concepções no planejamento das aulas inclusivas. Mostrou-se ser uma ferramenta versátil e eficaz para abordar temas relevantes e aplicar as diretrizes do DUA.
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Essa pesquisa tem por objetivo analisar e sistematizar a partir das diretrizes e princípios do Desenho Universal para a aprendizagem, DUA uma sequência didática voltada ao ensino estudantes dos anos finais do ensino fundamental II e ensino médio considerando a área de linguagens e suas tecnologias e o componente curricular de língua portuguesa. Para o desenvolvimento desse processo foi empregado o método do Design Science Research, o qual foi desenvolvido a partir das seguintes etapas: identificação do problema a ser estudado; definição do escopo (objetivos e solução); exploração do conhecimento já existente para a definição do requisito; demonstração da solução (preparação para o desenvolvimento); desenvolvimento do produto educacional sequência didática; validação e comunicação dos resultados (apresentação do produto). Para isso, foram descritas as diretrizes e princípios do DUA que compuseram a estrutura da sequência didática em relação ao componente curricular de língua portuguesa. O DUA e seus pontos de verificações foram analisados considerando os estilos de aprendizagem, no sentido de verificar o se favorecimento para o planejamento dos docentes para um trabalho inclusivo voltado ao componente curricular da língua portuguesa. Por fim, a sequência didática foi validada junto aos professores de língua portuguesa, que identificaram as facilidades e dificuldades de sua utilização com a diversidade de estudantes presentes na sala de aula. O estudo mostrou que a Sequência Didática, fundamentada nos princípios do DUA, na área de linguagens e suas tecnologias, foi bem recebida pelos professores e pode ser adaptada para outras áreas do conhecimento. A proposta pedagógica foi eficaz em esclarecer como os princípios do DUA podem ser aplicados na prática e pode estimular mudanças de concepções no planejamento das aulas inclusivas. Mostrou-se ser uma ferramenta versátil e eficaz para abordar temas relevantes e aplicar as diretrizes do DUA.This research is developed within the scope of the Graduate Program in Inclusive Education - PROFEI of the Faculty of Science and Technology - Paulista State University "Júlio de Mesquita Filho" - FCT/UNESP and is inserted in the Research Line: Training Practices and Processes of Educators for Inclusive Education. This research aims to analyze and systematize, based on the guidelines and principles of the DUA, a didactic sequence aimed at teaching students in the final years of elementary school II and high school, considering the area of languages and their technologies and the curricular component of the Portuguese language. For the development of this process, the Design Science Research method was used, which was developed from the following steps: identification of the problem to be studied; scope definition (objectives and solution); exploitation of existing knowledge to define the requirement; demonstration of the solution (preparation for development); educational product development didactic sequence; validation and communication of results (product presentation). For this, the guidelines and principles of the UDL that composed the structure of the didactic sequence in relation to the Portuguese language curricular component were described. The DUA and its verification points were analyzed considering the learning styles, in order to verify if they favored the planning of teachers for an inclusive work focused on the curricular component of the Portuguese language. Finally, the didactic sequence was validated with the Portuguese language teachers, who identified the facilities and difficulties of its use with the diversity of students present in the classroom. The study showed that the Didactic Sequence, based on the principles of UDL, in languages and its technologies, was well received by teachers and can be adapted to other areas of knowledge. The pedagogical proposal was effective in clarifying how the UDL principles can be applied in practice and can stimulate changes in conceptions in the planning of inclusive classes. It proved to be a versatile and effective tool to address relevant issues and apply DUA guidelines.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Malheiro, Cícera Aparecida Lima [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baldan, Rosana Kelly2023-07-04T14:54:43Z2023-07-04T14:54:43Z2023-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24435633004129069P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-07T06:10:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244356Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-07T06:10:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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