Os debates sobre a transição: ideias e intelectuais na controvérsia sobre a origem do capitalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreiros, Daniel de Pinho
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15158
Resumo: Na primeira parte do livro, é revisitado um dos temas mais polêmicos da historiografia brasileira das décadas de 1960/70: o debate sobre a origem do capitalismo ou, dito de outra forma, a transição do feudalismo para o capitalismo. Tendo por base o livro de Dobb "A evolução do capitalismo" e a coletânea "Transição do feudalismo para o capitalismo", organizada por Paul Sweezy, reunindo artigos publicados entre 1950 e 1976, o leitor é convidado a penetrar no interior das tensões intelectuais e políticas que permearam esse debate a partir de um novo olhar em que as questões ali apresentadas receberam uma análise criteriosa e profunda. Assim, é possível acompanhar criticamente o debate sobre um tema denso e profundo. A segunda parte da obra é dedicada à análise do modo como esse debate desembarcou no Brasil na década de 1960. Ancorado pelas concepções teóricas apresentadas e discutidas na primeira parte, o autor revisa a tese do capitalismo colonial brasileiro, especialmente no tocante à estrutura agrária nacional. Como foi pensada a ideia de um capitalismo rural no Brasil? Como o tema da penetração das relações de mercado no campo foi tratado por autores como Nelson Werneck Sodré, Alberto Passos Guimarães, intelectuais que tentaram aplicar à realidade histórica brasileira as proposições teóricas defendidas pela III Internacional Comunista, bem como as hipóteses dissidentes defendidas por Caio Prado Jr.? Com isto, o livro ocupa lugar relevante nos estudos historiográficos dedicados à História das Ideias e dos Intelectuais.
id UFF-2_3ca6a6baa477e9fce52fb1b5c1c0e2ef
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15158
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Os debates sobre a transição: ideias e intelectuais na controvérsia sobre a origem do capitalismoCapitalismoDebatesCapitalismoNa primeira parte do livro, é revisitado um dos temas mais polêmicos da historiografia brasileira das décadas de 1960/70: o debate sobre a origem do capitalismo ou, dito de outra forma, a transição do feudalismo para o capitalismo. Tendo por base o livro de Dobb "A evolução do capitalismo" e a coletânea "Transição do feudalismo para o capitalismo", organizada por Paul Sweezy, reunindo artigos publicados entre 1950 e 1976, o leitor é convidado a penetrar no interior das tensões intelectuais e políticas que permearam esse debate a partir de um novo olhar em que as questões ali apresentadas receberam uma análise criteriosa e profunda. Assim, é possível acompanhar criticamente o debate sobre um tema denso e profundo. A segunda parte da obra é dedicada à análise do modo como esse debate desembarcou no Brasil na década de 1960. Ancorado pelas concepções teóricas apresentadas e discutidas na primeira parte, o autor revisa a tese do capitalismo colonial brasileiro, especialmente no tocante à estrutura agrária nacional. Como foi pensada a ideia de um capitalismo rural no Brasil? Como o tema da penetração das relações de mercado no campo foi tratado por autores como Nelson Werneck Sodré, Alberto Passos Guimarães, intelectuais que tentaram aplicar à realidade histórica brasileira as proposições teóricas defendidas pela III Internacional Comunista, bem como as hipóteses dissidentes defendidas por Caio Prado Jr.? Com isto, o livro ocupa lugar relevante nos estudos historiográficos dedicados à História das Ideias e dos Intelectuais.EdUFFN/A2020-10-07T21:50:18Z2020-10-07T21:50:18Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfBARREIROS, Daniel de Pinho. Os debates sobre a transição: idéias e intelectuais na controvérsia sobre a origem do capitalismo. Niterói: EdUFF, 2008. 189 p. (Biblioteca EdUFF).https://app.uff.br/riuff/handle/1/15158N/AopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarreiros, Daniel de Pinhoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-10-17T02:39:38Zoai:app.uff.br:1/15158Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202020-10-17T02:39:38Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Os debates sobre a transição: ideias e intelectuais na controvérsia sobre a origem do capitalismo
title Os debates sobre a transição: ideias e intelectuais na controvérsia sobre a origem do capitalismo
spellingShingle Os debates sobre a transição: ideias e intelectuais na controvérsia sobre a origem do capitalismo
Barreiros, Daniel de Pinho
Capitalismo
Debates
Capitalismo
title_short Os debates sobre a transição: ideias e intelectuais na controvérsia sobre a origem do capitalismo
title_full Os debates sobre a transição: ideias e intelectuais na controvérsia sobre a origem do capitalismo
title_fullStr Os debates sobre a transição: ideias e intelectuais na controvérsia sobre a origem do capitalismo
title_full_unstemmed Os debates sobre a transição: ideias e intelectuais na controvérsia sobre a origem do capitalismo
title_sort Os debates sobre a transição: ideias e intelectuais na controvérsia sobre a origem do capitalismo
author Barreiros, Daniel de Pinho
author_facet Barreiros, Daniel de Pinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreiros, Daniel de Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv Capitalismo
Debates
Capitalismo
topic Capitalismo
Debates
Capitalismo
description Na primeira parte do livro, é revisitado um dos temas mais polêmicos da historiografia brasileira das décadas de 1960/70: o debate sobre a origem do capitalismo ou, dito de outra forma, a transição do feudalismo para o capitalismo. Tendo por base o livro de Dobb "A evolução do capitalismo" e a coletânea "Transição do feudalismo para o capitalismo", organizada por Paul Sweezy, reunindo artigos publicados entre 1950 e 1976, o leitor é convidado a penetrar no interior das tensões intelectuais e políticas que permearam esse debate a partir de um novo olhar em que as questões ali apresentadas receberam uma análise criteriosa e profunda. Assim, é possível acompanhar criticamente o debate sobre um tema denso e profundo. A segunda parte da obra é dedicada à análise do modo como esse debate desembarcou no Brasil na década de 1960. Ancorado pelas concepções teóricas apresentadas e discutidas na primeira parte, o autor revisa a tese do capitalismo colonial brasileiro, especialmente no tocante à estrutura agrária nacional. Como foi pensada a ideia de um capitalismo rural no Brasil? Como o tema da penetração das relações de mercado no campo foi tratado por autores como Nelson Werneck Sodré, Alberto Passos Guimarães, intelectuais que tentaram aplicar à realidade histórica brasileira as proposições teóricas defendidas pela III Internacional Comunista, bem como as hipóteses dissidentes defendidas por Caio Prado Jr.? Com isto, o livro ocupa lugar relevante nos estudos historiográficos dedicados à História das Ideias e dos Intelectuais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2020-10-07T21:50:18Z
2020-10-07T21:50:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARREIROS, Daniel de Pinho. Os debates sobre a transição: idéias e intelectuais na controvérsia sobre a origem do capitalismo. Niterói: EdUFF, 2008. 189 p. (Biblioteca EdUFF).
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15158
N/A
identifier_str_mv BARREIROS, Daniel de Pinho. Os debates sobre a transição: idéias e intelectuais na controvérsia sobre a origem do capitalismo. Niterói: EdUFF, 2008. 189 p. (Biblioteca EdUFF).
N/A
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUFF
N/A
publisher.none.fl_str_mv EdUFF
N/A
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838872098308096