A ‘arte de sujar os sapatos’ com a pauta social: grande reportagem e o cotidiano dos indivíduos (extra)‘ordinários’
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13504 |
Resumo: | Este estudo analisa grandes reportagens protagonizadas por anônimos oprimidos, mas não passivos, a quem Michel de Certeau (2014 [1980]) chama de “ordinários”; por vidas “matáveis” e ao mesmo tempo insacrificáveis (AGAMBEN, 2010 [1995]); por mulheres e homens “invisíveis” (BRUM, 2006), assim considerados devido a uma cegueira coletiva e consciente. Verificamos se os discursos constituídos permitem conhecer, em sua alteridade, o marginalizado social. São problematizados critérios de noticiabilidade que repercutem essa exclusão na mídia, assim como rotinas produtivas do jornalismo. O corpus é constituído por trabalhos vencedores do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, e recorremos à Análise de Discurso francesa para investigá-los. A pesquisa revisita a grande reportagem por meio de escolas que afirmaram o lugar do gênero, como o New Journalism, mas também fornece um contraponto ao desromantizá-la. Conclui-se que a reportagem tem inegável potencial de relatar histórias de vidas marginalizadas com o respeito que tais histórias merecem, ajudando a iluminar os abismos de nossa sociedade. Mas, se não está a serviço do Outro, caso engrandeça a aventura do repórter ou tenda à espetacularização dos personagens, então o gênero terá falhado com a busca por um jornalismo mais íntegro e integral (MORAES, 2019). |
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A ‘arte de sujar os sapatos’ com a pauta social: grande reportagem e o cotidiano dos indivíduos (extra)‘ordinários’Grande reportagemCotidianoMarginalizado socialJornalismoJornalismoReportagemIn-depth reportingEveryday lifeSocially marginalizedJournalismEste estudo analisa grandes reportagens protagonizadas por anônimos oprimidos, mas não passivos, a quem Michel de Certeau (2014 [1980]) chama de “ordinários”; por vidas “matáveis” e ao mesmo tempo insacrificáveis (AGAMBEN, 2010 [1995]); por mulheres e homens “invisíveis” (BRUM, 2006), assim considerados devido a uma cegueira coletiva e consciente. Verificamos se os discursos constituídos permitem conhecer, em sua alteridade, o marginalizado social. São problematizados critérios de noticiabilidade que repercutem essa exclusão na mídia, assim como rotinas produtivas do jornalismo. O corpus é constituído por trabalhos vencedores do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, e recorremos à Análise de Discurso francesa para investigá-los. A pesquisa revisita a grande reportagem por meio de escolas que afirmaram o lugar do gênero, como o New Journalism, mas também fornece um contraponto ao desromantizá-la. Conclui-se que a reportagem tem inegável potencial de relatar histórias de vidas marginalizadas com o respeito que tais histórias merecem, ajudando a iluminar os abismos de nossa sociedade. Mas, se não está a serviço do Outro, caso engrandeça a aventura do repórter ou tenda à espetacularização dos personagens, então o gênero terá falhado com a busca por um jornalismo mais íntegro e integral (MORAES, 2019).This study analyzes in-depth reporting about anonymous, oppressed people, but not passive recipients, whom Michel de Certeau (2014 [1980]) calls “ordinary”; about “killable” and unsacrificable lives (AGAMBEN, 2010 [1995]); about the social “invisible” (BRUM, 2006), thus classified by a collective and conscious blindness. We verify whether the discourses constituted allow us to know, in their otherness, women and men on the sidelines. Newsworthiness that reflect this exclusion in the media are problematized, as well as productive routines of journalism. The corpus consists of works that won the Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos and we used French Discourse Analysis to investigate them. The survey revisits the in-depth reporting through schools that have affirmed the place of the genre, such as New Journalism, but it also provides a counterpoint to dismantle it. It is concluded that the reporting has an undeniable potential to share stories of marginalized lives with the respect that such stories deserve, helping to illuminate the abyss of our society. But, if it is not in the service of the Other, if the adventure is what pleases the reporter or the work tends to the spectacularization of the characters, then the genre will have failed with the search for a complete and integral journalism (MORAES, 2019).215f.Felix, Carla BaienseMendes, Larissa de Morais RibeiroSilva, Fabiana Moraes daSouza, Luiza Gould de2020-05-05T18:38:02Z2020-05-05T18:38:02Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13504Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T03:07:32Zoai:app.uff.br:1/13504Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:41.388474Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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