Vocação e contexto social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21845 |
Resumo: | O presente artigo analisa o conceito de vocação a partir dos marcadores sociológicos que apontam as evidências socioculturais no condicionamento das trajetórias educacionais e ocupacionais. O objetivo é observar como esses condicionantes operam na estratificação da docência, colocando na base da ocupação os docentes das séries iniciais do ensino básico. A partir dos dados do Censo da Educação Básica, variáveis como sexo e escolaridade foram analisadas para indicar as condições socioeconômicas que agrupam os professores da educação básica em ao menos dois grupos, os docentes das séries iniciais, com formação permitida no nível médio; e os docentes das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio, com saberes sistematizados a partir da formação no ensino superior. Os principais resultados encontrados apontam que as trajetórias ocupacionais são determinadas, sobretudo, pelas características socioeconômicas, reforçando a ideia de causalidade do provável |
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Vocação e contexto socialVocaçãoMagistérioContexto socialEstratificação docenteDocênciaEducação básicaMagistério primárioEstratificação socialO presente artigo analisa o conceito de vocação a partir dos marcadores sociológicos que apontam as evidências socioculturais no condicionamento das trajetórias educacionais e ocupacionais. O objetivo é observar como esses condicionantes operam na estratificação da docência, colocando na base da ocupação os docentes das séries iniciais do ensino básico. A partir dos dados do Censo da Educação Básica, variáveis como sexo e escolaridade foram analisadas para indicar as condições socioeconômicas que agrupam os professores da educação básica em ao menos dois grupos, os docentes das séries iniciais, com formação permitida no nível médio; e os docentes das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio, com saberes sistematizados a partir da formação no ensino superior. Os principais resultados encontrados apontam que as trajetórias ocupacionais são determinadas, sobretudo, pelas características socioeconômicas, reforçando a ideia de causalidade do provávelSoares, Carolina ZuccarelliLima, Raquel Guilherme deMatiolli, Thiago Oliveira LimaRamos, Nádhia Williane de Lima2021-05-04T12:46:43Z2021-05-04T12:46:43Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRAMOS, Nádhia Williane de Lima. Vocação e contexto social. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21845Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-26T15:22:24Zoai:app.uff.br:1/21845Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-26T15:22:24Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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