Vocação e contexto social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Nádhia Williane de Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21845
Resumo: O presente artigo analisa o conceito de vocação a partir dos marcadores sociológicos que apontam as evidências socioculturais no condicionamento das trajetórias educacionais e ocupacionais. O objetivo é observar como esses condicionantes operam na estratificação da docência, colocando na base da ocupação os docentes das séries iniciais do ensino básico. A partir dos dados do Censo da Educação Básica, variáveis como sexo e escolaridade foram analisadas para indicar as condições socioeconômicas que agrupam os professores da educação básica em ao menos dois grupos, os docentes das séries iniciais, com formação permitida no nível médio; e os docentes das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio, com saberes sistematizados a partir da formação no ensino superior. Os principais resultados encontrados apontam que as trajetórias ocupacionais são determinadas, sobretudo, pelas características socioeconômicas, reforçando a ideia de causalidade do provável
id UFF-2_3cbaed7802086a94f6c3183703ff91d5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21845
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Vocação e contexto socialVocaçãoMagistérioContexto socialEstratificação docenteDocênciaEducação básicaMagistério primárioEstratificação socialO presente artigo analisa o conceito de vocação a partir dos marcadores sociológicos que apontam as evidências socioculturais no condicionamento das trajetórias educacionais e ocupacionais. O objetivo é observar como esses condicionantes operam na estratificação da docência, colocando na base da ocupação os docentes das séries iniciais do ensino básico. A partir dos dados do Censo da Educação Básica, variáveis como sexo e escolaridade foram analisadas para indicar as condições socioeconômicas que agrupam os professores da educação básica em ao menos dois grupos, os docentes das séries iniciais, com formação permitida no nível médio; e os docentes das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio, com saberes sistematizados a partir da formação no ensino superior. Os principais resultados encontrados apontam que as trajetórias ocupacionais são determinadas, sobretudo, pelas características socioeconômicas, reforçando a ideia de causalidade do provávelSoares, Carolina ZuccarelliLima, Raquel Guilherme deMatiolli, Thiago Oliveira LimaRamos, Nádhia Williane de Lima2021-05-04T12:46:43Z2021-05-04T12:46:43Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRAMOS, Nádhia Williane de Lima. Vocação e contexto social. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21845Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-26T15:22:24Zoai:app.uff.br:1/21845Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-26T15:22:24Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Vocação e contexto social
title Vocação e contexto social
spellingShingle Vocação e contexto social
Ramos, Nádhia Williane de Lima
Vocação
Magistério
Contexto social
Estratificação docente
Docência
Educação básica
Magistério primário
Estratificação social
title_short Vocação e contexto social
title_full Vocação e contexto social
title_fullStr Vocação e contexto social
title_full_unstemmed Vocação e contexto social
title_sort Vocação e contexto social
author Ramos, Nádhia Williane de Lima
author_facet Ramos, Nádhia Williane de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Carolina Zuccarelli
Lima, Raquel Guilherme de
Matiolli, Thiago Oliveira Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Nádhia Williane de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Vocação
Magistério
Contexto social
Estratificação docente
Docência
Educação básica
Magistério primário
Estratificação social
topic Vocação
Magistério
Contexto social
Estratificação docente
Docência
Educação básica
Magistério primário
Estratificação social
description O presente artigo analisa o conceito de vocação a partir dos marcadores sociológicos que apontam as evidências socioculturais no condicionamento das trajetórias educacionais e ocupacionais. O objetivo é observar como esses condicionantes operam na estratificação da docência, colocando na base da ocupação os docentes das séries iniciais do ensino básico. A partir dos dados do Censo da Educação Básica, variáveis como sexo e escolaridade foram analisadas para indicar as condições socioeconômicas que agrupam os professores da educação básica em ao menos dois grupos, os docentes das séries iniciais, com formação permitida no nível médio; e os docentes das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio, com saberes sistematizados a partir da formação no ensino superior. Os principais resultados encontrados apontam que as trajetórias ocupacionais são determinadas, sobretudo, pelas características socioeconômicas, reforçando a ideia de causalidade do provável
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-05-04T12:46:43Z
2021-05-04T12:46:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, Nádhia Williane de Lima. Vocação e contexto social. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21845
Aluno de Graduação
identifier_str_mv RAMOS, Nádhia Williane de Lima. Vocação e contexto social. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838871178706944