As políticas educacionais e a reforma do Estado no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sebastião Luiz Oliveira dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8313
Resumo: O objetivo desta dissertação é identificar as causas da precarização e da deterioração da educação escolar no Brasil após os anos noventa do século XX, no período em que ocorreu o que se convencionou chamar de Reforma do Estado. Procura-se analisar a contradição existente entre os avanços nos índices de aproveitamento escolar e a ausência de qualidade da educação básica, comprovada por diversos indicadores, tais como os baixos resultados nos exames institucionais da educação escolar no Brasil. Na primeira parte faz-se uma analise histórica do desenvolvimento da educação no Brasil até o final dos anos 80, para numa segunda parte se apresentarem os dados recentes que comprovam as discrepâncias entre as metas do Consenso do Washington e os resultados efetivos do processo de desenvolvimento da educação brasileira, no período recente
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