A apropriação do currículo mínimo por professores de biologia da Rede Estadual do Rio de Janeiro: reflexões sobre uma política de currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Bruna Giovanelli
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15675
Resumo: O presente estudo tem como objeto de pesquisa o documento Currículo Mínimo de Ciências e Biologia e sujeitos professores de biologia da rede estadual do Rio de Janeiro. Este trabalho de dissertação teve como objetivo geral de pesquisa compreender como os professores de Biologia do Rio de Janeiro tem se apropriado do Currículo Mínimo, e do aglomerado de políticas que a ele se relaciona, e como (e se) tem afetado a forma como os professores se compreendem na profissão. Metodologia e conteúdo: Para tanto, apresento uma pesquisa qualitativa que usa de duas abordagens metodológicas para recolher informações: Análise documental, investigando os sentidos de professor que povoam o documento do Currículo Mínimo de Biologia do Estado do Rio de Janeiro, e Análise de Depoimentos a partir de entrevistas semiestruturadas com três professores de Biologia da rede estadual procurando por discurso de identidade do profissional construídos pelos docentes para contrasta-los com os defendidos no documento. Trabalhos realizados por Stephen Ball, Michael Apple, Thomas S. Popkewitz e Diane Ravitch (2011) apontam para uma recaracterização de políticas de estado locais a partir de tendências internacionais. Para Ball, esta tendência é marcada pela presença de tecnologias políticas (forma de mercado, gerencialismo e performatividade) que procuram estabelecer valores empresariais dentro do setor público mudando o modo de trabalho e refletindo na forma como o profissional compreender seu trabalho e os parâmetros que o valoram profissionalmente. Pensando no campo da educação, compreendo o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro como exemplo próximo de uma política que apresenta as tendências estabelecidas pelo autor, à medida que incorpora mecanismos de controle da ação docente, como o Sistema Conexão, e discursos meritórios como o Programa de Bonificação por Resultados da SEEDUC-RJ, e por isso passível de investigação. Conclusão: Ao finalizar as análises destaca-se na fala dos professores uma dicotomia entre as ações políticas e a forma como compreender o Currículo Mínimo, no entanto, estabelece-se uma resistência ao prescrito na medida em que há um reconhecimento da experiência pessoal como norteadora das ações docentes e que esta os permite colocar em cheque as prescrições externas sobre o trabalho pedagógico, configurando a sala de aula como um ambiente de disputa entre o prescrito e o saber docente
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Metodologia e conteúdo: Para tanto, apresento uma pesquisa qualitativa que usa de duas abordagens metodológicas para recolher informações: Análise documental, investigando os sentidos de professor que povoam o documento do Currículo Mínimo de Biologia do Estado do Rio de Janeiro, e Análise de Depoimentos a partir de entrevistas semiestruturadas com três professores de Biologia da rede estadual procurando por discurso de identidade do profissional construídos pelos docentes para contrasta-los com os defendidos no documento. Trabalhos realizados por Stephen Ball, Michael Apple, Thomas S. Popkewitz e Diane Ravitch (2011) apontam para uma recaracterização de políticas de estado locais a partir de tendências internacionais. Para Ball, esta tendência é marcada pela presença de tecnologias políticas (forma de mercado, gerencialismo e performatividade) que procuram estabelecer valores empresariais dentro do setor público mudando o modo de trabalho e refletindo na forma como o profissional compreender seu trabalho e os parâmetros que o valoram profissionalmente. Pensando no campo da educação, compreendo o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro como exemplo próximo de uma política que apresenta as tendências estabelecidas pelo autor, à medida que incorpora mecanismos de controle da ação docente, como o Sistema Conexão, e discursos meritórios como o Programa de Bonificação por Resultados da SEEDUC-RJ, e por isso passível de investigação. Conclusão: Ao finalizar as análises destaca-se na fala dos professores uma dicotomia entre as ações políticas e a forma como compreender o Currículo Mínimo, no entanto, estabelece-se uma resistência ao prescrito na medida em que há um reconhecimento da experiência pessoal como norteadora das ações docentes e que esta os permite colocar em cheque as prescrições externas sobre o trabalho pedagógico, configurando a sala de aula como um ambiente de disputa entre o prescrito e o saber docenteCAPESThe present study aims to pursue a documental analysis of the Core Curriculum of sciences and biology of the state network of Rio de Janeiro and biology teachers’ frame of the prescribed curriculum. This dissertation aims to understand how biology teachers frame the Core Curriculum of the State of Rio de Janeiro, as well as the cluster of policies related to it, and whether the curriculum implementation have impact the way teachers understand their profession. Methodology and content: In order to achieve these aims a qualitative research was designed using two methodological approaches: Documentary analysis and semi structured interviews with three teachers to examine the meanings built by them of the curriculum document. The interviews also intended to looki for professional identity discourse constructed by teachers to contrast them with those defended in the document. Studies undertaken by Stephen Ball, Michael Apple, Thomas S. Popkewitz and Diane Ravitch (2011) point to a recharacterization of local state policies addressed by international trends. For Ball, this tendency is marked by the presence of political technologies (understood as management ways to run schools and performativity) that seek to establish corporate values within the public sector by changing the working styles with changes on how professionals understand their work and the parameters used to judge them professionally. In the field of education, the Core Curriculum of the State of Rio de Janeiro can be seen as an example of a policy as shown by the author, since it incorporates mechanisms for control of the teaching activity. The Connection System, and meritocracy discourse; teachers rewards for Results Program. Conclusion: The results show a dichotomy between the political actions and the way to understand the Core Curriculum is emphasized in the teachers' speech. However, endurances to the prescribed curriculum is established. There is as acceptance of the value of personal experience as a guiding one of the teaching actions. This allows teachers to question external prescriptions about their pedagogical work. Therefore the classroom can be understood as an environment of dispute between the prescribed and the teaching knowledge100 f.Selles, Sandra Lúcia EscovedoSelles, Sandra Lúcia EscovedoCraveiro, Clarissa BastosTavares, Daniele Aparecida de LimaCarmo, Edinaldo Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/3731702729080038http://lattes.cnpq.br/3684922991380169http://lattes.cnpq.br/3684922991380169http://lattes.cnpq.br/0637347272254761http://lattes.cnpq.br/2617093407857627http://lattes.cnpq.br/8962147589802605Dias, Bruna Giovanelli2020-10-30T18:50:28Z2020-10-30T18:50:28Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, Bruna Giovanelli. A apropriação do currículo mínimo por professores de biologia da rede estadual do Rio de Janeiro: reflexões sobre uma política de currículo. 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