A violência desmentida nas escolas: contribuições da psicanálise de Freud e Ferenczi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria de Fatima Camelo Cunha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15315
Resumo: Esta pesquisa de mestrado investiga algumas interfaces entre o sujeito e a escola, privilegiando uma leitura psicanalítica da violência, de modo a contribuir com a noção de escuta do professor e a construção de novas concepções sobre os aspectos relacionais no ambiente escolar. Para tanto, procedeu-se a uma investigação na obra de Sigmund Freud, contando também com a visão de Sándor Ferenczi e de outros autores que estabelecem a interface entre psicanálise e educação no campo transdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa teórica norteada por autores que iluminassem a compreensão da violência nas escolas a partir da investigação das noções de agressividade e violência presentes na psicanálise. Nesse sentido, foi importante trabalhar, inicialmente, em torno da apropriação dos conceitos de pulsão de vida e pulsão de morte, suas fusões e desfusões, de modo a desconstruir mitos e ideias do senso comum acerca das noções agressividade e violência. Mecanismos psíquicos como transferência, sublimação, identificação, cisão, introjeção e projeção foram descritos para a compreensão dos aspectos desencadeadores de violência nas relações entre professores e estudantes. Essa investigação também teve o intuito de dimensionar os aspectos traumáticos vividos pelos alunos e pelos professores num contexto crescente de violência e crise no âmbito das instituições escolares, de modo a desmistificar e romper com os estigmas ligados ao suposto comportamento violento de crianças e jovens, principalmente, na esfera escolar.
id UFF-2_3d01f977fbd850e5ce5ecec7b656ac10
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15315
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A violência desmentida nas escolas: contribuições da psicanálise de Freud e Ferencziagressividadeviolência escolarpsicanálise e educaçãopulsõesdesmentidoaggressionschool violencepsychoanalysis and educationdrivesdenialEsta pesquisa de mestrado investiga algumas interfaces entre o sujeito e a escola, privilegiando uma leitura psicanalítica da violência, de modo a contribuir com a noção de escuta do professor e a construção de novas concepções sobre os aspectos relacionais no ambiente escolar. Para tanto, procedeu-se a uma investigação na obra de Sigmund Freud, contando também com a visão de Sándor Ferenczi e de outros autores que estabelecem a interface entre psicanálise e educação no campo transdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa teórica norteada por autores que iluminassem a compreensão da violência nas escolas a partir da investigação das noções de agressividade e violência presentes na psicanálise. Nesse sentido, foi importante trabalhar, inicialmente, em torno da apropriação dos conceitos de pulsão de vida e pulsão de morte, suas fusões e desfusões, de modo a desconstruir mitos e ideias do senso comum acerca das noções agressividade e violência. Mecanismos psíquicos como transferência, sublimação, identificação, cisão, introjeção e projeção foram descritos para a compreensão dos aspectos desencadeadores de violência nas relações entre professores e estudantes. Essa investigação também teve o intuito de dimensionar os aspectos traumáticos vividos pelos alunos e pelos professores num contexto crescente de violência e crise no âmbito das instituições escolares, de modo a desmistificar e romper com os estigmas ligados ao suposto comportamento violento de crianças e jovens, principalmente, na esfera escolar.This master's research investigates some interfaces between the subjectivity and the school, favoring a psychoanalytic reading of violence, in order to contribute to the notion of listening by the teachers and the construction of new conceptions about relational aspects in the school environment. For this, an investigation was made in the work of Sigmund Freud, also counting on the vision of Sándor Ferenczi and other authors that establish the interface between psychoanalysis and education in the transdisciplinary field. This is a theoretical research guided by authors that illuminate the understanding of violence in schools after the investigation of the notions of aggression and violence present in psychoanalysis. In this sense, it was important to work initially on the appropriation of the concepts of ―life drive‖ and ―death drive‖, their fusions and defusions, in order to deconstruct myths and common sense ideas about the notions of aggression and violence. Psychic mechanisms such as transference, sublimation, identification, scission, introjection and projection were described for the understanding of the triggering aspects of violence in the relations between teachers and students. This research was also designed to measure the traumatic aspects experienced by students and teachers in a growing context of violence and crisis within the school institutions, in order to demystify and break with the stigmas attached to the alleged violent behavior of children and young people, mainly, in the school sphere.124 f.Arreguy, Marília EtienneRodrigues, José dos SantosCarneiro, CristianaKupermann, Danielhttp://lattes.cnpq.br/5173967434625332http://lattes.cnpq.br/0581161263387373Gomes, Maria de Fatima Camelo Cunha2020-10-19T20:03:26Z2020-10-19T20:03:26Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Maria de Fatima Camelo Cunha. A violência desmentida nas escolas: contribuições da psicanálise de Freud e Ferenczi. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15315openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-10T23:36:13Zoai:app.uff.br:1/15315Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-10T23:36:13Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A violência desmentida nas escolas: contribuições da psicanálise de Freud e Ferenczi
title A violência desmentida nas escolas: contribuições da psicanálise de Freud e Ferenczi
spellingShingle A violência desmentida nas escolas: contribuições da psicanálise de Freud e Ferenczi
Gomes, Maria de Fatima Camelo Cunha
agressividade
violência escolar
psicanálise e educação
pulsões
desmentido
aggression
school violence
psychoanalysis and education
drives
denial
title_short A violência desmentida nas escolas: contribuições da psicanálise de Freud e Ferenczi
title_full A violência desmentida nas escolas: contribuições da psicanálise de Freud e Ferenczi
title_fullStr A violência desmentida nas escolas: contribuições da psicanálise de Freud e Ferenczi
title_full_unstemmed A violência desmentida nas escolas: contribuições da psicanálise de Freud e Ferenczi
title_sort A violência desmentida nas escolas: contribuições da psicanálise de Freud e Ferenczi
author Gomes, Maria de Fatima Camelo Cunha
author_facet Gomes, Maria de Fatima Camelo Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arreguy, Marília Etienne
Rodrigues, José dos Santos
Carneiro, Cristiana
Kupermann, Daniel
http://lattes.cnpq.br/5173967434625332
http://lattes.cnpq.br/0581161263387373
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Maria de Fatima Camelo Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv agressividade
violência escolar
psicanálise e educação
pulsões
desmentido
aggression
school violence
psychoanalysis and education
drives
denial
topic agressividade
violência escolar
psicanálise e educação
pulsões
desmentido
aggression
school violence
psychoanalysis and education
drives
denial
description Esta pesquisa de mestrado investiga algumas interfaces entre o sujeito e a escola, privilegiando uma leitura psicanalítica da violência, de modo a contribuir com a noção de escuta do professor e a construção de novas concepções sobre os aspectos relacionais no ambiente escolar. Para tanto, procedeu-se a uma investigação na obra de Sigmund Freud, contando também com a visão de Sándor Ferenczi e de outros autores que estabelecem a interface entre psicanálise e educação no campo transdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa teórica norteada por autores que iluminassem a compreensão da violência nas escolas a partir da investigação das noções de agressividade e violência presentes na psicanálise. Nesse sentido, foi importante trabalhar, inicialmente, em torno da apropriação dos conceitos de pulsão de vida e pulsão de morte, suas fusões e desfusões, de modo a desconstruir mitos e ideias do senso comum acerca das noções agressividade e violência. Mecanismos psíquicos como transferência, sublimação, identificação, cisão, introjeção e projeção foram descritos para a compreensão dos aspectos desencadeadores de violência nas relações entre professores e estudantes. Essa investigação também teve o intuito de dimensionar os aspectos traumáticos vividos pelos alunos e pelos professores num contexto crescente de violência e crise no âmbito das instituições escolares, de modo a desmistificar e romper com os estigmas ligados ao suposto comportamento violento de crianças e jovens, principalmente, na esfera escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-10-19T20:03:26Z
2020-10-19T20:03:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Maria de Fatima Camelo Cunha. A violência desmentida nas escolas: contribuições da psicanálise de Freud e Ferenczi. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15315
identifier_str_mv GOMES, Maria de Fatima Camelo Cunha. A violência desmentida nas escolas: contribuições da psicanálise de Freud e Ferenczi. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838870355574784