Diferencie trabalho de hobby: etnografando o processo de profissionalização no League of Legends.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25235 |
Resumo: | A discussão proposta nesta dissertação visa analisar o processo de transição de uma pessoa que joga jogos eletrônicos (em especial o jogo League of Legends) apenas como hobby e em um determinado momento pretende transformar este hobby em sua profissão. Diversas questões são determinantes até alguém se tornar um “pro-player”. Compreender o que está em jogo e as diferentes motivações e dificuldades que estes jogadores encontram nesse processo é uma das principais questões que busco expor neste trabalho. Para tratar este tema, realizei um trabalho de campo intenso dentro de diversos ambientes, sejam eles digitais, como fóruns online, redes sociais e a própria plataforma do jogo ou físicos, como eventos presenciais e arenas esportivas. Além disso, fiz parte da comissão técnica de uma equipe amadora de E-Sport. Este cargo me possibilitou estar em contato frequente com diversas outras equipes amadoras e profissionais, assim como jogadores e gaming houses (habitação na qual jogadores de esportes eletrônicos moram, treinam e convivem juntos) do cenário brasileiro. Todos esses contatos foram de extrema importância para a realização de uma boa etnografia e conseguir obter os resultados que aqui será exposto. |
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Diferencie trabalho de hobby: etnografando o processo de profissionalização no League of Legends.League of LegendsCiberculturaGames StudiesJogos EletrônicosProfissionalizaçãoJogo eletrônicoCiberculturaPlataforma aberta da WebProfissionalizaçãoLeague of LegendsDigital AnthropologyGame StudiesElectronic GamesMultiplayer GamesA discussão proposta nesta dissertação visa analisar o processo de transição de uma pessoa que joga jogos eletrônicos (em especial o jogo League of Legends) apenas como hobby e em um determinado momento pretende transformar este hobby em sua profissão. Diversas questões são determinantes até alguém se tornar um “pro-player”. Compreender o que está em jogo e as diferentes motivações e dificuldades que estes jogadores encontram nesse processo é uma das principais questões que busco expor neste trabalho. Para tratar este tema, realizei um trabalho de campo intenso dentro de diversos ambientes, sejam eles digitais, como fóruns online, redes sociais e a própria plataforma do jogo ou físicos, como eventos presenciais e arenas esportivas. Além disso, fiz parte da comissão técnica de uma equipe amadora de E-Sport. Este cargo me possibilitou estar em contato frequente com diversas outras equipes amadoras e profissionais, assim como jogadores e gaming houses (habitação na qual jogadores de esportes eletrônicos moram, treinam e convivem juntos) do cenário brasileiro. Todos esses contatos foram de extrema importância para a realização de uma boa etnografia e conseguir obter os resultados que aqui será exposto.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe Discussion proposed in this dissertation aims to analyze the transitional process of a person that plays electronic games (in specific the game League of Legends) purely as a hobby, and in a determinate moment, decides to transform this hobby into a profession. Several points are crucial until someone becomes a “Pro Player”. Understanding what is necessary and the different motivations and difficulties that these players find in this process is one of the main questions I seek to expose in this work. In order to discuss this theme, intensive fieldwork was done inside several environments, whether they are digital ones, like online forums, social networks and the game platform itself, or physical, like presential events and sport arenas. Beyond this, I was part of the technical commission of a amateur E-Sport team. This position allowed me to be in frequent contact with other teams, both amateur and professional, players, and Gaming houses (Houses where electronic sports players live and train together) of the Brazilian scene. All of these contacts were of extreme importance to the realization of a good ethnography and obtaining the results that are here exposed.148 p.Gomes, Laura Graziela Figueiredo FernandesLeitão, Débora KrischkeRamos, Jair de SouzaAlves, Tony Bela2022-06-15T12:42:32Z2022-06-15T12:42:32Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Tony Bela. Diferencie trabalho de hobby: Etnografando o processo de profissionalização no League of Legends. 2019. 148 f. Dissertação. (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25235CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-15T12:42:36Zoai:app.uff.br:1/25235Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:42.926358Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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