Uma proposta de ensino de equação cartesiana da reta para o novo ensino médio.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28221 |
Resumo: | Tema como equação geral (ou cartesiana) e posição relativa entre retas no plano são abordados ao longo do Ensino Médio, especificamente no 3º ano desse segmento. Muitas vezes, os assuntos são pouco explorados do ponto de vista geométrico e voltados à repetições massivas de algebrização. Neste trabalho faremos uma proposta de ensino sobre a equação cartesiana e posição relativa entre retas com a finalidade de apresentar e discutir as propriedades e representações geométricas desses temas, do ponto de vista da geometria analítica. |
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Uma proposta de ensino de equação cartesiana da reta para o novo ensino médio.Vetorgeometria analíticaequação cartesianaretaGeometria analíticaEnsino médioEquaçãoVectoranalytic geometrycartesian equationlineTema como equação geral (ou cartesiana) e posição relativa entre retas no plano são abordados ao longo do Ensino Médio, especificamente no 3º ano desse segmento. Muitas vezes, os assuntos são pouco explorados do ponto de vista geométrico e voltados à repetições massivas de algebrização. Neste trabalho faremos uma proposta de ensino sobre a equação cartesiana e posição relativa entre retas com a finalidade de apresentar e discutir as propriedades e representações geométricas desses temas, do ponto de vista da geometria analítica.The general equation of a line and the relative position of two lines in ℝ 2 are studied at the hight school, more specific at the third year. In general, massive repetitions of the algebraic part are estimated and they are not explored from the geometric point of view. In this work we make a teaching proposal on the cartesian equation and the relative position between two lines. We state and discuss properties and geometric representations of those subjects, from the analytic geometry point of view.64 f.Folha, Abigail Silva DuarteFolha, Abigail Silva DuarteMotta, Carlos Eduardo MathiasVasquez, Cristhabel Janeth CasanovaAbdon, Miriam Del MilagroGama, Matheus de Souza2023-03-15T17:53:39Z2023-03-15T17:53:39Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGAMA, Matheus de Souza. Uma proposta de ensino de equação cartesiana da reta para o novo ensino médio. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28221CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-15T17:53:44Zoai:app.uff.br:1/28221Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-03-15T17:53:44Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Tema como equação geral (ou cartesiana) e posição relativa entre retas no plano são abordados ao longo do Ensino Médio, especificamente no 3º ano desse segmento. Muitas vezes, os assuntos são pouco explorados do ponto de vista geométrico e voltados à repetições massivas de algebrização. Neste trabalho faremos uma proposta de ensino sobre a equação cartesiana e posição relativa entre retas com a finalidade de apresentar e discutir as propriedades e representações geométricas desses temas, do ponto de vista da geometria analítica. |
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