O desespero humano em Kierkegaard
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6816 |
Resumo: | Desespero humano, o agir do indivíduo que se perde dentro de si mesmo. Observamos que há uma frequente indagação acerca do homem desesperado de si, questionamento esse observada no cotidiano. Em um tempo histórico-social marcado por crescente angústia e, ao mesmo tempo, uma exposição constante e massacrante do ser humano nas diversas mídias. O Desespero humano, como apresentado por Kierkegaard, é o ápice da vida humana em busca de Deus. Não há outro caminho para se chegar ao centro desse conflito se não houver angústia e insatisfação em relação à vida como se mostra. Não há como se mergulhar nesse caos emocional sem que haja perda, muitas perdas. É uma imersão sem volta. Kierkegaard percorre esse caminho, inicialmente, através de suas relações. Ele analisa a relação em si. A partir desse início se trava uma luta entre o eu e o espiritual. A convicção da existência dEle é a única porta para uma vida feliz, mesmo desesperado de si. É negar a si mesmo e morrer para a vida de até então. É abandonar vícios e crenças. É negar a si mesmo. |
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O desespero humano em KierkegaardDesesperoConsciênciaEuDeusConsciência (Filosofia)ConflitoDeusKierkegaard, Soren, 1813-1855Desespero humano, o agir do indivíduo que se perde dentro de si mesmo. Observamos que há uma frequente indagação acerca do homem desesperado de si, questionamento esse observada no cotidiano. Em um tempo histórico-social marcado por crescente angústia e, ao mesmo tempo, uma exposição constante e massacrante do ser humano nas diversas mídias. O Desespero humano, como apresentado por Kierkegaard, é o ápice da vida humana em busca de Deus. Não há outro caminho para se chegar ao centro desse conflito se não houver angústia e insatisfação em relação à vida como se mostra. Não há como se mergulhar nesse caos emocional sem que haja perda, muitas perdas. É uma imersão sem volta. Kierkegaard percorre esse caminho, inicialmente, através de suas relações. Ele analisa a relação em si. A partir desse início se trava uma luta entre o eu e o espiritual. A convicção da existência dEle é a única porta para uma vida feliz, mesmo desesperado de si. É negar a si mesmo e morrer para a vida de até então. É abandonar vícios e crenças. É negar a si mesmo.Faitanin, Paulo SérgioLima, Marcio2018-06-25T15:48:30Z2018-06-25T15:48:30Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6816Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-14T13:39:58Zoai:app.uff.br:1/6816Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:07.740002Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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