A escolarização precoce na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Izabelle Marques de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15419
Resumo: Esta pesquisa objetivou estudar e questionar a antecipação dos processos de leitura e escrita na educação infantil, em vista que, esta é uma questão atual que todos nós profissionais da educação devemos analisar, levando em conta a importância do papel das interações sociais e do brincar, como forma de promover experiências que propiciam o conhecimento de si e de mundo. Tal pesquisa se deu por meio de pesquisa de campo em três instituições privadas de bairros considerados nobres da cidade de Niterói – RJ, com base em entrevistas com professoras da educação infantil com turmas de 3 a 5 anos destas escolas. Dialogarei com a BNCC e DCNEI, assim como a partir das contribuições e conceitos de Sonia Kramer e Patrícia Corsino, autoras que acreditam que por meio das diferentes linguagens e narrativas, as crianças da educação infantil são inseridas ao mundo da leitura e da escrita, processualmente
id UFF-2_3f295d8c156374b8b5db35937123f7a3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15419
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A escolarização precoce na educação infantilEducação infantilEscolaCriançaBrincarEscolarizaçãoEducação infantilEarly childhood educationSchoolChildPlayEsta pesquisa objetivou estudar e questionar a antecipação dos processos de leitura e escrita na educação infantil, em vista que, esta é uma questão atual que todos nós profissionais da educação devemos analisar, levando em conta a importância do papel das interações sociais e do brincar, como forma de promover experiências que propiciam o conhecimento de si e de mundo. Tal pesquisa se deu por meio de pesquisa de campo em três instituições privadas de bairros considerados nobres da cidade de Niterói – RJ, com base em entrevistas com professoras da educação infantil com turmas de 3 a 5 anos destas escolas. Dialogarei com a BNCC e DCNEI, assim como a partir das contribuições e conceitos de Sonia Kramer e Patrícia Corsino, autoras que acreditam que por meio das diferentes linguagens e narrativas, as crianças da educação infantil são inseridas ao mundo da leitura e da escrita, processualmenteThis research objectified to study and question the anticipation of reading and writing processes in early childhood education, given that this is a current issue that all of us education professionals must analyze, taking into account the importance of the role of social interactions and play, as a way to promote experiences that provide self knowledge and the world. This research took place through field in three private institutions of noble neighborhoods in the city of Niterói - RJ, based on interviews with early childhood teachers with classes from 3 to 5 years of these schools. I will talk with the BNCC and DCNEI, as well as from the contributions and concepts of Sonia Kramer and Patrícia Corsino, authors who believe that through different languages and narratives, children of early childhood education are inserted into the world of reading and writing, procedurallySerpa, AndreaMiranda, Izabelle Marques de2020-10-23T13:35:57Z2020-10-23T13:35:57Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15419http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-14T18:09:10Zoai:app.uff.br:1/15419Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-14T18:09:10Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A escolarização precoce na educação infantil
title A escolarização precoce na educação infantil
spellingShingle A escolarização precoce na educação infantil
Miranda, Izabelle Marques de
Educação infantil
Escola
Criança
Brincar
Escolarização
Educação infantil
Early childhood education
School
Child
Play
title_short A escolarização precoce na educação infantil
title_full A escolarização precoce na educação infantil
title_fullStr A escolarização precoce na educação infantil
title_full_unstemmed A escolarização precoce na educação infantil
title_sort A escolarização precoce na educação infantil
author Miranda, Izabelle Marques de
author_facet Miranda, Izabelle Marques de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serpa, Andrea
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Izabelle Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Escola
Criança
Brincar
Escolarização
Educação infantil
Early childhood education
School
Child
Play
topic Educação infantil
Escola
Criança
Brincar
Escolarização
Educação infantil
Early childhood education
School
Child
Play
description Esta pesquisa objetivou estudar e questionar a antecipação dos processos de leitura e escrita na educação infantil, em vista que, esta é uma questão atual que todos nós profissionais da educação devemos analisar, levando em conta a importância do papel das interações sociais e do brincar, como forma de promover experiências que propiciam o conhecimento de si e de mundo. Tal pesquisa se deu por meio de pesquisa de campo em três instituições privadas de bairros considerados nobres da cidade de Niterói – RJ, com base em entrevistas com professoras da educação infantil com turmas de 3 a 5 anos destas escolas. Dialogarei com a BNCC e DCNEI, assim como a partir das contribuições e conceitos de Sonia Kramer e Patrícia Corsino, autoras que acreditam que por meio das diferentes linguagens e narrativas, as crianças da educação infantil são inseridas ao mundo da leitura e da escrita, processualmente
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-23T13:35:57Z
2020-10-23T13:35:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/15419
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838719536791552