A escolarização precoce na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15419 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou estudar e questionar a antecipação dos processos de leitura e escrita na educação infantil, em vista que, esta é uma questão atual que todos nós profissionais da educação devemos analisar, levando em conta a importância do papel das interações sociais e do brincar, como forma de promover experiências que propiciam o conhecimento de si e de mundo. Tal pesquisa se deu por meio de pesquisa de campo em três instituições privadas de bairros considerados nobres da cidade de Niterói – RJ, com base em entrevistas com professoras da educação infantil com turmas de 3 a 5 anos destas escolas. Dialogarei com a BNCC e DCNEI, assim como a partir das contribuições e conceitos de Sonia Kramer e Patrícia Corsino, autoras que acreditam que por meio das diferentes linguagens e narrativas, as crianças da educação infantil são inseridas ao mundo da leitura e da escrita, processualmente |
id |
UFF-2_3f295d8c156374b8b5db35937123f7a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/15419 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A escolarização precoce na educação infantilEducação infantilEscolaCriançaBrincarEscolarizaçãoEducação infantilEarly childhood educationSchoolChildPlayEsta pesquisa objetivou estudar e questionar a antecipação dos processos de leitura e escrita na educação infantil, em vista que, esta é uma questão atual que todos nós profissionais da educação devemos analisar, levando em conta a importância do papel das interações sociais e do brincar, como forma de promover experiências que propiciam o conhecimento de si e de mundo. Tal pesquisa se deu por meio de pesquisa de campo em três instituições privadas de bairros considerados nobres da cidade de Niterói – RJ, com base em entrevistas com professoras da educação infantil com turmas de 3 a 5 anos destas escolas. Dialogarei com a BNCC e DCNEI, assim como a partir das contribuições e conceitos de Sonia Kramer e Patrícia Corsino, autoras que acreditam que por meio das diferentes linguagens e narrativas, as crianças da educação infantil são inseridas ao mundo da leitura e da escrita, processualmenteThis research objectified to study and question the anticipation of reading and writing processes in early childhood education, given that this is a current issue that all of us education professionals must analyze, taking into account the importance of the role of social interactions and play, as a way to promote experiences that provide self knowledge and the world. This research took place through field in three private institutions of noble neighborhoods in the city of Niterói - RJ, based on interviews with early childhood teachers with classes from 3 to 5 years of these schools. I will talk with the BNCC and DCNEI, as well as from the contributions and concepts of Sonia Kramer and Patrícia Corsino, authors who believe that through different languages and narratives, children of early childhood education are inserted into the world of reading and writing, procedurallySerpa, AndreaMiranda, Izabelle Marques de2020-10-23T13:35:57Z2020-10-23T13:35:57Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15419http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-14T18:09:10Zoai:app.uff.br:1/15419Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-14T18:09:10Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escolarização precoce na educação infantil |
title |
A escolarização precoce na educação infantil |
spellingShingle |
A escolarização precoce na educação infantil Miranda, Izabelle Marques de Educação infantil Escola Criança Brincar Escolarização Educação infantil Early childhood education School Child Play |
title_short |
A escolarização precoce na educação infantil |
title_full |
A escolarização precoce na educação infantil |
title_fullStr |
A escolarização precoce na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A escolarização precoce na educação infantil |
title_sort |
A escolarização precoce na educação infantil |
author |
Miranda, Izabelle Marques de |
author_facet |
Miranda, Izabelle Marques de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serpa, Andrea |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Izabelle Marques de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Escola Criança Brincar Escolarização Educação infantil Early childhood education School Child Play |
topic |
Educação infantil Escola Criança Brincar Escolarização Educação infantil Early childhood education School Child Play |
description |
Esta pesquisa objetivou estudar e questionar a antecipação dos processos de leitura e escrita na educação infantil, em vista que, esta é uma questão atual que todos nós profissionais da educação devemos analisar, levando em conta a importância do papel das interações sociais e do brincar, como forma de promover experiências que propiciam o conhecimento de si e de mundo. Tal pesquisa se deu por meio de pesquisa de campo em três instituições privadas de bairros considerados nobres da cidade de Niterói – RJ, com base em entrevistas com professoras da educação infantil com turmas de 3 a 5 anos destas escolas. Dialogarei com a BNCC e DCNEI, assim como a partir das contribuições e conceitos de Sonia Kramer e Patrícia Corsino, autoras que acreditam que por meio das diferentes linguagens e narrativas, as crianças da educação infantil são inseridas ao mundo da leitura e da escrita, processualmente |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-10-23T13:35:57Z 2020-10-23T13:35:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15419 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838719536791552 |