Construção ativa do conhecimento químico através de animes e séries
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25969 |
Resumo: | Este trabalho propõe uma sequência didática em sala de aula utilizando o anime Dr.Stone e a série The Flash com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa, baseada na teoria de David Ausubel, de conteúdos de química, como funções inorgânicas, reações inorgânicas, ligas metálicas e outras misturas e propriedades ferromagnéticas do aço. Além disso, esse projeto tem como intuito proporcionar uma ressignificação de saberes através do diálogo entre educandos e educadores e alunos entre si, utilizando a teoria sociocultural do desenvolvimento cognitivo de Lev Vygotsky. Para avaliar a existência de conhecimentos prévios (subsunçores) na estrutura cognitiva dos estudantes, foi enviado um questionário inicial, feito no Google Forms, através da plataforma do Google Classroom, com sete perguntas discursivas. Um total de três encontros síncronos foram feitos, através do Google Meet, sendo que os dois primeiros foram para a exibição dos episódios ou trechos de episódios do anime e da série e o último teve como finalidade avaliar a assimilação dos conhecimentos pelos alunos, através de um jogo de tabuleiro virtual criado pela autora. Um questionário final foi passado para os educandos da mesma maneira que o primeiro, mas dessa vez para observar a mudança de performance dos discentes em relação ao conhecimento. |
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Construção ativa do conhecimento químico através de animes e sériesAprendizagem SignificativaQuímicaAnimeSérieEnsino de químicaAprendizagem SignificativaCogniçãoLinguagemMeaningful LearningChemistryAnimeSeriesEste trabalho propõe uma sequência didática em sala de aula utilizando o anime Dr.Stone e a série The Flash com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa, baseada na teoria de David Ausubel, de conteúdos de química, como funções inorgânicas, reações inorgânicas, ligas metálicas e outras misturas e propriedades ferromagnéticas do aço. Além disso, esse projeto tem como intuito proporcionar uma ressignificação de saberes através do diálogo entre educandos e educadores e alunos entre si, utilizando a teoria sociocultural do desenvolvimento cognitivo de Lev Vygotsky. Para avaliar a existência de conhecimentos prévios (subsunçores) na estrutura cognitiva dos estudantes, foi enviado um questionário inicial, feito no Google Forms, através da plataforma do Google Classroom, com sete perguntas discursivas. Um total de três encontros síncronos foram feitos, através do Google Meet, sendo que os dois primeiros foram para a exibição dos episódios ou trechos de episódios do anime e da série e o último teve como finalidade avaliar a assimilação dos conhecimentos pelos alunos, através de um jogo de tabuleiro virtual criado pela autora. Um questionário final foi passado para os educandos da mesma maneira que o primeiro, mas dessa vez para observar a mudança de performance dos discentes em relação ao conhecimento.This work proposes a didactic approach in the classes by using the anime Dr.Stone and the series The Flash with the goal to promote the meaningful learning, based at the David Ausubel´s Theory, of contents of chemistry, like inorganic functions, inorganic reactions, metal alloys and another mixers and ferromagnetic properties of steel. Furthermore, this project has the intent to promote the resignification of knowledges by means of the dialogue between students and teachers and students each other, using the sociocultural theory of cognitive development from Lev Vygotsky. To evaluate the existence of previous knowledges (subsumers) in the cognitive structure of the students, an initial questionnaire was sent, made in the Google Forms, through the web service Google Classroom, with seven discursive questions. In total, three synchronous meets were made, by Google Meet, whereas that the two firsts meet were to expose the episodes or part of the episodes of the anime and the series and the last meet was to evaluate the assimilation of the knowledges by the students, with a virtual board game created by the authoress. An ending quiz was forwarded to the pupils in the same way of the first questionnaire, but, in this time, to observe the change of the performance of students concerning the learning.64 p.Marques, Marcelo MonteiroCosta, Leonardo Moreira daRamos, Rebeca Oliveira dos SantosCosta, Natália Matos Sanglar2022-08-02T20:34:11Z2022-08-02T20:34:11Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Natália Matos Sanglar. Construção ativa do conhecimento químico através de animes e séries. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química , Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021http://app.uff.br/riuff/handle/1/25969CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-02T20:34:14Zoai:app.uff.br:1/25969Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:33.964356Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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