Gêneros textuais e o ensino da leitura em língua estrangeira: inglês para brasileiros e português para estrangeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Celio Pinto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11179
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo fazer uma análise de dois livros didáticos. Estes livros são o Keep in Mind (inglês para alunos do Ensino fundamental) e Terra Brasil (português para estrangeiros). Ambos os livros são referentes ao nível básico de aprendizagem e publicados, respectivamente, pelas editoras Scipione e UFMG. As autoras são Elizabeth Young Chin e Maria Lúcia Zaorob (Keep in Mind) e Regina Lúcia Péret Dell‟Isola e Maria Aparecida de Almeida (Terra Brasil). Nesta análise será considerada primordialmente a habilidade de leitura por ser esta a que se mostra mais relevante dentro de nossa sociedade. Além disso, a leitura é vista aqui como um processo interativo de construção de significado onde autor e leitor, texto e contexto dialogam, estabelecendo assim o sentido do texto. Serão avaliadas para este fim as propostas de trabalho com leitura e produção textual dos citados livros, em que serão pesquisados os gêneros textuais e as estratégias de leitura presentes em cada uma destas atividades. Em relação aos gêneros textuais, destaca-se o seu papel como instrumento de ensino, aproximando a língua materna da língua alvo. Também, serão citados os suportes em que cada gênero originalmente se incluiria. As estratégias de leitura, definidas como um conjunto de operações conscientes que se utiliza para abordar um texto quando este apresenta dificuldade ao leitor, resumem-se, na análise dos livros citados, em skimming, scanning, inferências contextuais e inferências lexicais. Ademais, será verificada a existência de algum tipo de contexto que permita o trabalho articulado entre as referidas seções em cada capítulo desses livros
id UFF-2_40d19f1cacb341492741ffd20cad3c16
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11179
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Gêneros textuais e o ensino da leitura em língua estrangeira: inglês para brasileiros e português para estrangeirosLeituraGênero textualEstratégias de leituraLeituraEnsino de língua estrangeiraTexto didáticoReadingText genreReading strategiesA presente dissertação tem como objetivo fazer uma análise de dois livros didáticos. Estes livros são o Keep in Mind (inglês para alunos do Ensino fundamental) e Terra Brasil (português para estrangeiros). Ambos os livros são referentes ao nível básico de aprendizagem e publicados, respectivamente, pelas editoras Scipione e UFMG. As autoras são Elizabeth Young Chin e Maria Lúcia Zaorob (Keep in Mind) e Regina Lúcia Péret Dell‟Isola e Maria Aparecida de Almeida (Terra Brasil). Nesta análise será considerada primordialmente a habilidade de leitura por ser esta a que se mostra mais relevante dentro de nossa sociedade. Além disso, a leitura é vista aqui como um processo interativo de construção de significado onde autor e leitor, texto e contexto dialogam, estabelecendo assim o sentido do texto. Serão avaliadas para este fim as propostas de trabalho com leitura e produção textual dos citados livros, em que serão pesquisados os gêneros textuais e as estratégias de leitura presentes em cada uma destas atividades. Em relação aos gêneros textuais, destaca-se o seu papel como instrumento de ensino, aproximando a língua materna da língua alvo. Também, serão citados os suportes em que cada gênero originalmente se incluiria. As estratégias de leitura, definidas como um conjunto de operações conscientes que se utiliza para abordar um texto quando este apresenta dificuldade ao leitor, resumem-se, na análise dos livros citados, em skimming, scanning, inferências contextuais e inferências lexicais. Ademais, será verificada a existência de algum tipo de contexto que permita o trabalho articulado entre as referidas seções em cada capítulo desses livrosThis dissertation aims at analyzing two school books. These books are Keep in Mind (English for Brazilian students in the Brazilian “Ensino Fundamental” – primary school) and Terra Brasil (Portuguese for foreigners). Both books refer to the basic level of learning and are published, respectively, by the Scipione and UFMG print houses. The authors are Elizabeth Young Chin and Maria Lúcia Zaorob (Keep in Mind) and Regina Lúcia Péret Dell‟Isola and Maria Aparecida de Almeida (Terra Brasil). This analysis will consider, primarily, the reading skill as this is the most relevant one within our society. Besides, reading is understood in this dissertation as an interactive process of meaning construction in which author and reader, text and context engage in a dialogical process, thus establishing the meaning of the text. For this purpose, work proposals regarding reading and writing will be analyzed, focusing on the text genres and reading strategies which are presented in each of these activities. Considering text genres, it is possible to highlight its role as a teaching instrument, bringing the target language closer to the mother tongue. The original supports in which each genre is included will also be mentioned here. The reading strategies, which are defined as a group of conscious operation used to address a text when it presents difficulties to the reader, comprise, in this analyses, skimming, scanning, contextual inferences and lexical inference. Moreover, the existence of any type of context, which makes it possible to work articulately with both sections analyzed in each chapter of the books, will also be verified here170 f.Trouche, Lygia Maria GonçalvesJúdice, Norimar Pasini MesquitaAlmeida, Patrícia Maria Campos deSampaio, Celio Pinto2019-09-10T15:23:59Z2019-09-10T15:23:59Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11179http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-09T00:13:36Zoai:app.uff.br:1/11179Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-09T00:13:36Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Gêneros textuais e o ensino da leitura em língua estrangeira: inglês para brasileiros e português para estrangeiros
title Gêneros textuais e o ensino da leitura em língua estrangeira: inglês para brasileiros e português para estrangeiros
spellingShingle Gêneros textuais e o ensino da leitura em língua estrangeira: inglês para brasileiros e português para estrangeiros
Sampaio, Celio Pinto
Leitura
Gênero textual
Estratégias de leitura
Leitura
Ensino de língua estrangeira
Texto didático
Reading
Text genre
Reading strategies
title_short Gêneros textuais e o ensino da leitura em língua estrangeira: inglês para brasileiros e português para estrangeiros
title_full Gêneros textuais e o ensino da leitura em língua estrangeira: inglês para brasileiros e português para estrangeiros
title_fullStr Gêneros textuais e o ensino da leitura em língua estrangeira: inglês para brasileiros e português para estrangeiros
title_full_unstemmed Gêneros textuais e o ensino da leitura em língua estrangeira: inglês para brasileiros e português para estrangeiros
title_sort Gêneros textuais e o ensino da leitura em língua estrangeira: inglês para brasileiros e português para estrangeiros
author Sampaio, Celio Pinto
author_facet Sampaio, Celio Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trouche, Lygia Maria Gonçalves
Júdice, Norimar Pasini Mesquita
Almeida, Patrícia Maria Campos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Celio Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Gênero textual
Estratégias de leitura
Leitura
Ensino de língua estrangeira
Texto didático
Reading
Text genre
Reading strategies
topic Leitura
Gênero textual
Estratégias de leitura
Leitura
Ensino de língua estrangeira
Texto didático
Reading
Text genre
Reading strategies
description A presente dissertação tem como objetivo fazer uma análise de dois livros didáticos. Estes livros são o Keep in Mind (inglês para alunos do Ensino fundamental) e Terra Brasil (português para estrangeiros). Ambos os livros são referentes ao nível básico de aprendizagem e publicados, respectivamente, pelas editoras Scipione e UFMG. As autoras são Elizabeth Young Chin e Maria Lúcia Zaorob (Keep in Mind) e Regina Lúcia Péret Dell‟Isola e Maria Aparecida de Almeida (Terra Brasil). Nesta análise será considerada primordialmente a habilidade de leitura por ser esta a que se mostra mais relevante dentro de nossa sociedade. Além disso, a leitura é vista aqui como um processo interativo de construção de significado onde autor e leitor, texto e contexto dialogam, estabelecendo assim o sentido do texto. Serão avaliadas para este fim as propostas de trabalho com leitura e produção textual dos citados livros, em que serão pesquisados os gêneros textuais e as estratégias de leitura presentes em cada uma destas atividades. Em relação aos gêneros textuais, destaca-se o seu papel como instrumento de ensino, aproximando a língua materna da língua alvo. Também, serão citados os suportes em que cada gênero originalmente se incluiria. As estratégias de leitura, definidas como um conjunto de operações conscientes que se utiliza para abordar um texto quando este apresenta dificuldade ao leitor, resumem-se, na análise dos livros citados, em skimming, scanning, inferências contextuais e inferências lexicais. Ademais, será verificada a existência de algum tipo de contexto que permita o trabalho articulado entre as referidas seções em cada capítulo desses livros
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-09-10T15:23:59Z
2019-09-10T15:23:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/11179
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838855078871040