Gêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura instrumental em francês língua estrangeira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COUTINHO, Janaína Araújo.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31523
Resumo: Nosso estudo realizado na Universidade Federal de Campina Grande se debruça sobre umas das vertentes do ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE), trata-se de um estudo em Francês Instrumental (FI). Tendo o texto escrito como base, consideramos que uma leitura só se efetua de modo satisfatório quando há um objetivo previamente selecionado, conduzindo o leitor a seguir o caminho mais seguro rumo à construção de sentidos e, para ajudar esse leitor, encontram-se nos textos elementos conhecidos como estratégias de leitura. A fim de obter os resultados, analisamos produções escritas dos alunos matriculados nas disciplinas Língua Francesa Instrumental I, II e Básico, nos períodos 2008.2 e 2009.1. Utilizamos questionários e observações de campo como instrumentos para obtenção dos resultados da pesquisa que tem características de pesquisa-ação. Nos resultados, observamos que os alunos percebem a relevância das estratégias de leitura, bem como a necessidade de se dar um novo olhar sobre o gênero textual. Chamamos a atenção para a leitura do texto literário em aulas de francês instrumental, com ênfase no francófono, como um tipo de leitura que pode favorecer maior fruição quanto aos elementos peculiares do texto literário.
id UFCG_913b41ca0cf12b0eabdf78e3a5cfc246
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31523
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Gêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura instrumental em francês língua estrangeira.Textual gender and strategies for the learning of reading in french foreign language instrumental.Leitura instrumental em francêsFrancês - leitura instrumentalGêneros textuaisFrancês como língua estrangeiraFrancês instrumentalCompreensão escritaTexto literárioInstrumental Reading in FrenchFrench - instrumental readingTextual genresFrench as a foreign languageInstrumental frenchWritten comprehensionLiterary textLinguística.Nosso estudo realizado na Universidade Federal de Campina Grande se debruça sobre umas das vertentes do ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE), trata-se de um estudo em Francês Instrumental (FI). Tendo o texto escrito como base, consideramos que uma leitura só se efetua de modo satisfatório quando há um objetivo previamente selecionado, conduzindo o leitor a seguir o caminho mais seguro rumo à construção de sentidos e, para ajudar esse leitor, encontram-se nos textos elementos conhecidos como estratégias de leitura. A fim de obter os resultados, analisamos produções escritas dos alunos matriculados nas disciplinas Língua Francesa Instrumental I, II e Básico, nos períodos 2008.2 e 2009.1. Utilizamos questionários e observações de campo como instrumentos para obtenção dos resultados da pesquisa que tem características de pesquisa-ação. Nos resultados, observamos que os alunos percebem a relevância das estratégias de leitura, bem como a necessidade de se dar um novo olhar sobre o gênero textual. Chamamos a atenção para a leitura do texto literário em aulas de francês instrumental, com ênfase no francófono, como um tipo de leitura que pode favorecer maior fruição quanto aos elementos peculiares do texto literário.Our study carried at Universidade Federal de Campina Grande, focuses in one of the aspects of the French Foreign Language teaching (FLE). This study is centered in the subject of French Instrumental (FI). Since the written text as a basis, we believe that only one reading is accomplished in a satisfactory manner when there is a previously selected goal, leading the reader to follow the safest path towards the construction of meaning and to help the reader, this one can identify some importants elements in the text known as reading strategies. In order to obtain the results, we analyzed written productions of the students enrolled in French Instrumental courses I, II and Basic, for the periods 2008.2 and 2009.1. Use of questionnaires and field observations as tools for obtaining the search results that have characteristics of action research. In the results We observed that the pupils perceive the relevance of the reading strategies, as well as the necessity of give a new look on the textual genre. We call attention to the reading of literary text in instrumental class of French language, with emphasis on French as a kind of reading that can promote greater enjoyment on the peculiar features of the literary text.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092023-08-21T19:34:58Z2023-08-212023-08-21T19:34:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31523COUTINHO, Janaína Araújo; PINHEIRO-MARIZ, Josilene. Gêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura instrumental em francês língua estrangeira. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31523porCOUTINHO, Janaína Araújo.PINHEIRO-MARIZ, Josilene.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-21T19:35:28Zoai:localhost:riufcg/31523Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-21T19:35:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura instrumental em francês língua estrangeira.
Textual gender and strategies for the learning of reading in french foreign language instrumental.
title Gêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura instrumental em francês língua estrangeira.
spellingShingle Gêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura instrumental em francês língua estrangeira.
COUTINHO, Janaína Araújo.
Leitura instrumental em francês
Francês - leitura instrumental
Gêneros textuais
Francês como língua estrangeira
Francês instrumental
Compreensão escrita
Texto literário
Instrumental Reading in French
French - instrumental reading
Textual genres
French as a foreign language
Instrumental french
Written comprehension
Literary text
Linguística.
title_short Gêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura instrumental em francês língua estrangeira.
title_full Gêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura instrumental em francês língua estrangeira.
title_fullStr Gêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura instrumental em francês língua estrangeira.
title_full_unstemmed Gêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura instrumental em francês língua estrangeira.
title_sort Gêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura instrumental em francês língua estrangeira.
author COUTINHO, Janaína Araújo.
author_facet COUTINHO, Janaína Araújo.
PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
author_role author
author2 PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COUTINHO, Janaína Araújo.
PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura instrumental em francês
Francês - leitura instrumental
Gêneros textuais
Francês como língua estrangeira
Francês instrumental
Compreensão escrita
Texto literário
Instrumental Reading in French
French - instrumental reading
Textual genres
French as a foreign language
Instrumental french
Written comprehension
Literary text
Linguística.
topic Leitura instrumental em francês
Francês - leitura instrumental
Gêneros textuais
Francês como língua estrangeira
Francês instrumental
Compreensão escrita
Texto literário
Instrumental Reading in French
French - instrumental reading
Textual genres
French as a foreign language
Instrumental french
Written comprehension
Literary text
Linguística.
description Nosso estudo realizado na Universidade Federal de Campina Grande se debruça sobre umas das vertentes do ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE), trata-se de um estudo em Francês Instrumental (FI). Tendo o texto escrito como base, consideramos que uma leitura só se efetua de modo satisfatório quando há um objetivo previamente selecionado, conduzindo o leitor a seguir o caminho mais seguro rumo à construção de sentidos e, para ajudar esse leitor, encontram-se nos textos elementos conhecidos como estratégias de leitura. A fim de obter os resultados, analisamos produções escritas dos alunos matriculados nas disciplinas Língua Francesa Instrumental I, II e Básico, nos períodos 2008.2 e 2009.1. Utilizamos questionários e observações de campo como instrumentos para obtenção dos resultados da pesquisa que tem características de pesquisa-ação. Nos resultados, observamos que os alunos percebem a relevância das estratégias de leitura, bem como a necessidade de se dar um novo olhar sobre o gênero textual. Chamamos a atenção para a leitura do texto literário em aulas de francês instrumental, com ênfase no francófono, como um tipo de leitura que pode favorecer maior fruição quanto aos elementos peculiares do texto literário.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2023-08-21T19:34:58Z
2023-08-21
2023-08-21T19:34:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31523
COUTINHO, Janaína Araújo; PINHEIRO-MARIZ, Josilene. Gêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura instrumental em francês língua estrangeira. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31523
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31523
identifier_str_mv COUTINHO, Janaína Araújo; PINHEIRO-MARIZ, Josilene. Gêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura instrumental em francês língua estrangeira. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744591123906560