Referenciação em fóruns educacionais em EAD: a interface entre oralidade e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simas, Fábio Macedo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10337
Resumo: A presente pesquisa surge de questionamentos a respeito da formação de novos gêneros textuais, a partir dos atuais suportes digitais, via internet. Em particular, chamou nossa atenção a construção dos referentes em fóruns de discussão educacionais em Educação a Distância (EAD), bem como sua formação como gênero textual potencialmente híbrido. Para explorar essas questões, verificamos, por meio do levantamento de cadeias referenciais/estratégias referenciais de cinco fóruns de discussão educacionais e de cinco edições de um programa de televisão, a hipótese de que haveria um hibridismo entre as modalidades oralidade/escrita nos fóruns de discussão em tela. Tal hipótese parte do pressuposto de que esse gênero se constrói na escrita, porém trazendo claras heranças de sua origem oral: os fóruns. O foco específico da análise, o estudo das cadeias referenciais nos fóruns de discussão, justifica-se pela tentativa de verificar o possível papel das estratégias na configuração desse hibridismo. A investigação foi conduzida com base em um quadro de estratégias referenciais, proposto em Simas (2009) e refinado, em suas unidades analíticas, para esta tese. O arcabouço teórico- metodológico deste estudo apoia-se em dois eixos: o primeiro formado pelos construtos teóricos da Teoria da Referenciação (cf. RONCARATI 2010; RONCARATI; NEVES DA SILVA, 2006; NEVES DA SILVA 2002, 2007; KOCH 2002, 2004, 2006), oriunda da chamada Linguística Textual ou Linguística do Texto e o segundo pela Teoria dos Gêneros (cf. MARCUSCHI, 2005, 2010; HEMAIS; BIASI-RODRIGUES, 2005; BAHKTIN, 1979; BRONCKART 1999; SWALES, 1990, 1998, 2004). Os resultados atestaram que, tanto nos Fóruns como nas edições do programa televisivo aqui verificadas, as estratégias de referenciação mais comuns são a pronominalização com ou sem dêixis textual, a elipse e mecanismos implícitos de retomada, tais como metáfora, metonímia, meronímia e a anáfora associativa. Isso corrobora nossa hipótese acerca do hibridismo dos fóruns e de sua possível herança na modalidade oral, no que concerne à referenciação. Sendo assim, o presente estudo contribui para a compreensão da natureza híbrida e dinâmica dos gêneros digitais, cada vez mais presentes nas práticas discursivas cotidianas
id UFF-2_40f4fe0ad9d2397291d637b4771e0922
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10337
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Referenciação em fóruns educacionais em EAD: a interface entre oralidade e escritaFórum de discussão educacionalCadeia referencialEstratégias referenciaisProgressão textualGênero textualGênero digitalPrograma Estúdio IHibridismo oralidade/escritaEnsino à distânciaPesquisa educacionalEducaçãoCongressoDiscussion educational forumReferential chainReferential strategiesText progressionReferential progressionText genreDigital genreEstúdio I TV ShowSpeaking x writing hybrid behaviorA presente pesquisa surge de questionamentos a respeito da formação de novos gêneros textuais, a partir dos atuais suportes digitais, via internet. Em particular, chamou nossa atenção a construção dos referentes em fóruns de discussão educacionais em Educação a Distância (EAD), bem como sua formação como gênero textual potencialmente híbrido. Para explorar essas questões, verificamos, por meio do levantamento de cadeias referenciais/estratégias referenciais de cinco fóruns de discussão educacionais e de cinco edições de um programa de televisão, a hipótese de que haveria um hibridismo entre as modalidades oralidade/escrita nos fóruns de discussão em tela. Tal hipótese parte do pressuposto de que esse gênero se constrói na escrita, porém trazendo claras heranças de sua origem oral: os fóruns. O foco específico da análise, o estudo das cadeias referenciais nos fóruns de discussão, justifica-se pela tentativa de verificar o possível papel das estratégias na configuração desse hibridismo. A investigação foi conduzida com base em um quadro de estratégias referenciais, proposto em Simas (2009) e refinado, em suas unidades analíticas, para esta tese. O arcabouço teórico- metodológico deste estudo apoia-se em dois eixos: o primeiro formado pelos construtos teóricos da Teoria da Referenciação (cf. RONCARATI 2010; RONCARATI; NEVES DA SILVA, 2006; NEVES DA SILVA 2002, 2007; KOCH 2002, 2004, 2006), oriunda da chamada Linguística Textual ou Linguística do Texto e o segundo pela Teoria dos Gêneros (cf. MARCUSCHI, 2005, 2010; HEMAIS; BIASI-RODRIGUES, 2005; BAHKTIN, 1979; BRONCKART 1999; SWALES, 1990, 1998, 2004). Os resultados atestaram que, tanto nos Fóruns como nas edições do programa televisivo aqui verificadas, as estratégias de referenciação mais comuns são a pronominalização com ou sem dêixis textual, a elipse e mecanismos implícitos de retomada, tais como metáfora, metonímia, meronímia e a anáfora associativa. Isso corrobora nossa hipótese acerca do hibridismo dos fóruns e de sua possível herança na modalidade oral, no que concerne à referenciação. Sendo assim, o presente estudo contribui para a compreensão da natureza híbrida e dinâmica dos gêneros digitais, cada vez mais presentes nas práticas discursivas cotidianasThe present research arises from questions concerning the formation of genres at new digital on-line supports from the internet. Particularly, the construction of referents in on-line discussion educational foruns on distance education (EAD, in this work) has called our attention as a potentially hybrid genre (spoken / written). In order to explore these issues, we have investigated the referential stratagies used in five discussion educational foruns and five editions of a TV show and verified the hypothesis that there might be a hybridism of spoken and written modalities in the EAD foruns. This hypothesis arises from the presupposition that, altough this genre is realized in the written modality, it brings clear characteristics from its oral origins: the classical foruns. The specific focus of the analysis, which is the study of the referential chains in the on- line discussion educational foruns, is motivated by the observation of a possible role of these stratagies in the configuration of the hybridism. The analysis was carried out on the basis of a chart of referential strategies, which had been proposed in Simas (2009), and refined for the present research . The theoretical framework of this study is twofold: the main concepts of Referential Theory (cf. RONCARATI, 2010; RONCARATI; NEVES DA SILVA, 2006; NEVES DA SILVA, 2002, 2007; KOCH 2002, 2004, 2006), which emerge from Textual Linguistics, and Genre Theory (cf. MARCUSCHI 2005, 2010; HEMAIS; BIASI_RODRIGUES, 2005; BAHKTIN, 1979; BRONCKART, 1999; SWALES, 1990, 1998, 2004). The results have demonstrated that the foruns and the TV show have the same most frequent referential stratagies, such as pronouns, with or without deixis; ellipsis and implicit mecanisms such as metaphors, metonymy, meronymy and associative anaphor. These results seem to corroborate our hypothesis concerning the hybridism of digital genres, which are increasingly present in our daily discourse practicesVereza, Solange CoelhoHemais, Bárbara Jane WilcoxAbreu, Maria Teresa Tedesco VilardoRosário, Ivo da Costa doMenezes, Vanda Maria Cardoso deDias, Nilza BarrozoNóbrega, Adriana Nogueira AcciolySimas, Fábio Macedo2019-07-08T15:51:15Z2019-07-08T15:51:15Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10337http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-14T19:06:53Zoai:app.uff.br:1/10337Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-14T19:06:53Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Referenciação em fóruns educacionais em EAD: a interface entre oralidade e escrita
title Referenciação em fóruns educacionais em EAD: a interface entre oralidade e escrita
spellingShingle Referenciação em fóruns educacionais em EAD: a interface entre oralidade e escrita
Simas, Fábio Macedo
Fórum de discussão educacional
Cadeia referencial
Estratégias referenciais
Progressão textual
Gênero textual
Gênero digital
Programa Estúdio I
Hibridismo oralidade/escrita
Ensino à distância
Pesquisa educacional
Educação
Congresso
Discussion educational forum
Referential chain
Referential strategies
Text progression
Referential progression
Text genre
Digital genre
Estúdio I TV Show
Speaking x writing hybrid behavior
title_short Referenciação em fóruns educacionais em EAD: a interface entre oralidade e escrita
title_full Referenciação em fóruns educacionais em EAD: a interface entre oralidade e escrita
title_fullStr Referenciação em fóruns educacionais em EAD: a interface entre oralidade e escrita
title_full_unstemmed Referenciação em fóruns educacionais em EAD: a interface entre oralidade e escrita
title_sort Referenciação em fóruns educacionais em EAD: a interface entre oralidade e escrita
author Simas, Fábio Macedo
author_facet Simas, Fábio Macedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vereza, Solange Coelho
Hemais, Bárbara Jane Wilcox
Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo
Rosário, Ivo da Costa do
Menezes, Vanda Maria Cardoso de
Dias, Nilza Barrozo
Nóbrega, Adriana Nogueira Accioly
dc.contributor.author.fl_str_mv Simas, Fábio Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Fórum de discussão educacional
Cadeia referencial
Estratégias referenciais
Progressão textual
Gênero textual
Gênero digital
Programa Estúdio I
Hibridismo oralidade/escrita
Ensino à distância
Pesquisa educacional
Educação
Congresso
Discussion educational forum
Referential chain
Referential strategies
Text progression
Referential progression
Text genre
Digital genre
Estúdio I TV Show
Speaking x writing hybrid behavior
topic Fórum de discussão educacional
Cadeia referencial
Estratégias referenciais
Progressão textual
Gênero textual
Gênero digital
Programa Estúdio I
Hibridismo oralidade/escrita
Ensino à distância
Pesquisa educacional
Educação
Congresso
Discussion educational forum
Referential chain
Referential strategies
Text progression
Referential progression
Text genre
Digital genre
Estúdio I TV Show
Speaking x writing hybrid behavior
description A presente pesquisa surge de questionamentos a respeito da formação de novos gêneros textuais, a partir dos atuais suportes digitais, via internet. Em particular, chamou nossa atenção a construção dos referentes em fóruns de discussão educacionais em Educação a Distância (EAD), bem como sua formação como gênero textual potencialmente híbrido. Para explorar essas questões, verificamos, por meio do levantamento de cadeias referenciais/estratégias referenciais de cinco fóruns de discussão educacionais e de cinco edições de um programa de televisão, a hipótese de que haveria um hibridismo entre as modalidades oralidade/escrita nos fóruns de discussão em tela. Tal hipótese parte do pressuposto de que esse gênero se constrói na escrita, porém trazendo claras heranças de sua origem oral: os fóruns. O foco específico da análise, o estudo das cadeias referenciais nos fóruns de discussão, justifica-se pela tentativa de verificar o possível papel das estratégias na configuração desse hibridismo. A investigação foi conduzida com base em um quadro de estratégias referenciais, proposto em Simas (2009) e refinado, em suas unidades analíticas, para esta tese. O arcabouço teórico- metodológico deste estudo apoia-se em dois eixos: o primeiro formado pelos construtos teóricos da Teoria da Referenciação (cf. RONCARATI 2010; RONCARATI; NEVES DA SILVA, 2006; NEVES DA SILVA 2002, 2007; KOCH 2002, 2004, 2006), oriunda da chamada Linguística Textual ou Linguística do Texto e o segundo pela Teoria dos Gêneros (cf. MARCUSCHI, 2005, 2010; HEMAIS; BIASI-RODRIGUES, 2005; BAHKTIN, 1979; BRONCKART 1999; SWALES, 1990, 1998, 2004). Os resultados atestaram que, tanto nos Fóruns como nas edições do programa televisivo aqui verificadas, as estratégias de referenciação mais comuns são a pronominalização com ou sem dêixis textual, a elipse e mecanismos implícitos de retomada, tais como metáfora, metonímia, meronímia e a anáfora associativa. Isso corrobora nossa hipótese acerca do hibridismo dos fóruns e de sua possível herança na modalidade oral, no que concerne à referenciação. Sendo assim, o presente estudo contribui para a compreensão da natureza híbrida e dinâmica dos gêneros digitais, cada vez mais presentes nas práticas discursivas cotidianas
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-07-08T15:51:15Z
2019-07-08T15:51:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/10337
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838871862378496