Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berti, Marcos Luiz [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102481
Resumo: O trabalho procura investigar os mecanismos de referenciação usados em produções de alunos de Ensino Médio para deixar pistas para que seu leitor faça inferências durante a leitura para produzir sentidos ao que lê. A reconstrução por inferenciação permite estabelecer o elo entre as informações explícitas e as implícitas no co-texto, em um determinado contexto. A inferência é uma estratégia muito importante para que se tome um texto como coeso e coerente, em termos de progressão referencial, colaborando de maneira decisiva para a produção de sentidos.A partir dos pressupostos da Lingüística textual e das teorias sobre leitura, apresenta a relação autor-texto-leitor no processo de produção e recepção do texto. Analisaram-se quantitativa e qualitativamente produções de textos de alunos de Ensino Médio nas quais se verificou o uso de seqüências pronominais, de repetições lexicais, das expressões nominais definidas, anáforas indiretas no texto ou referentes ao contexto, as quais permitem ao leitor fazer inferências e aturar como co-autor na produção dos sentidos.
id UNSP_29dfa8823cfc48a2c797e91084561f73
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102481
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolarReferencia (Linguistica)InferenceText and contextReferential progressionO trabalho procura investigar os mecanismos de referenciação usados em produções de alunos de Ensino Médio para deixar pistas para que seu leitor faça inferências durante a leitura para produzir sentidos ao que lê. A reconstrução por inferenciação permite estabelecer o elo entre as informações explícitas e as implícitas no co-texto, em um determinado contexto. A inferência é uma estratégia muito importante para que se tome um texto como coeso e coerente, em termos de progressão referencial, colaborando de maneira decisiva para a produção de sentidos.A partir dos pressupostos da Lingüística textual e das teorias sobre leitura, apresenta a relação autor-texto-leitor no processo de produção e recepção do texto. Analisaram-se quantitativa e qualitativamente produções de textos de alunos de Ensino Médio nas quais se verificou o uso de seqüências pronominais, de repetições lexicais, das expressões nominais definidas, anáforas indiretas no texto ou referentes ao contexto, as quais permitem ao leitor fazer inferências e aturar como co-autor na produção dos sentidos.The work investigates the mechanisms of reference used in High School student s productions in order to leave hints so that the reader com make inferences during the reading to produce meanings of what is being read. The reconstructions through inference permits to stablish the link among the explicit and implicit pieces of information in the co-text, in a determined context. The inference is a very important strategy to make a text cohesive and coherent, in terms of reference progression, contributing in a essencial way in the meaning production. From the textual linguistic and the theories about reading. The work presents the relationship author-text-reader in the process of text production and reception. It was analysed High School student s productions in quality and amount in which it was verified the use of pronominal sequences, of lexical repetitions, of defined nominal expressions, indirect anaphora in the text or referred to the context, wich allow the reader to make inferences and act as co-author in the production of meanings.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Rony Farto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Berti, Marcos Luiz [UNESP]2014-06-11T19:32:09Z2014-06-11T19:32:09Z2007-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis221 f.application/pdfBERTI, Marcos Luiz. Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar. 2007. 221 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2007.http://hdl.handle.net/11449/102481000503222berti_ml_dr_assis.pdf33004048019P1Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:23:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102481Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:55:31.167122Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar
title Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar
spellingShingle Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar
Berti, Marcos Luiz [UNESP]
Referencia (Linguistica)
Inference
Text and context
Referential progression
title_short Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar
title_full Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar
title_fullStr Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar
title_full_unstemmed Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar
title_sort Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar
author Berti, Marcos Luiz [UNESP]
author_facet Berti, Marcos Luiz [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Rony Farto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Berti, Marcos Luiz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Referencia (Linguistica)
Inference
Text and context
Referential progression
topic Referencia (Linguistica)
Inference
Text and context
Referential progression
description O trabalho procura investigar os mecanismos de referenciação usados em produções de alunos de Ensino Médio para deixar pistas para que seu leitor faça inferências durante a leitura para produzir sentidos ao que lê. A reconstrução por inferenciação permite estabelecer o elo entre as informações explícitas e as implícitas no co-texto, em um determinado contexto. A inferência é uma estratégia muito importante para que se tome um texto como coeso e coerente, em termos de progressão referencial, colaborando de maneira decisiva para a produção de sentidos.A partir dos pressupostos da Lingüística textual e das teorias sobre leitura, apresenta a relação autor-texto-leitor no processo de produção e recepção do texto. Analisaram-se quantitativa e qualitativamente produções de textos de alunos de Ensino Médio nas quais se verificou o uso de seqüências pronominais, de repetições lexicais, das expressões nominais definidas, anáforas indiretas no texto ou referentes ao contexto, as quais permitem ao leitor fazer inferências e aturar como co-autor na produção dos sentidos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-23
2014-06-11T19:32:09Z
2014-06-11T19:32:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERTI, Marcos Luiz. Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar. 2007. 221 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/102481
000503222
berti_ml_dr_assis.pdf
33004048019P1
identifier_str_mv BERTI, Marcos Luiz. Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar. 2007. 221 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2007.
000503222
berti_ml_dr_assis.pdf
33004048019P1
url http://hdl.handle.net/11449/102481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 221 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128721577574400