Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102481 |
Resumo: | O trabalho procura investigar os mecanismos de referenciação usados em produções de alunos de Ensino Médio para deixar pistas para que seu leitor faça inferências durante a leitura para produzir sentidos ao que lê. A reconstrução por inferenciação permite estabelecer o elo entre as informações explícitas e as implícitas no co-texto, em um determinado contexto. A inferência é uma estratégia muito importante para que se tome um texto como coeso e coerente, em termos de progressão referencial, colaborando de maneira decisiva para a produção de sentidos.A partir dos pressupostos da Lingüística textual e das teorias sobre leitura, apresenta a relação autor-texto-leitor no processo de produção e recepção do texto. Analisaram-se quantitativa e qualitativamente produções de textos de alunos de Ensino Médio nas quais se verificou o uso de seqüências pronominais, de repetições lexicais, das expressões nominais definidas, anáforas indiretas no texto ou referentes ao contexto, as quais permitem ao leitor fazer inferências e aturar como co-autor na produção dos sentidos. |
id |
UNSP_29dfa8823cfc48a2c797e91084561f73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102481 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolarReferencia (Linguistica)InferenceText and contextReferential progressionO trabalho procura investigar os mecanismos de referenciação usados em produções de alunos de Ensino Médio para deixar pistas para que seu leitor faça inferências durante a leitura para produzir sentidos ao que lê. A reconstrução por inferenciação permite estabelecer o elo entre as informações explícitas e as implícitas no co-texto, em um determinado contexto. A inferência é uma estratégia muito importante para que se tome um texto como coeso e coerente, em termos de progressão referencial, colaborando de maneira decisiva para a produção de sentidos.A partir dos pressupostos da Lingüística textual e das teorias sobre leitura, apresenta a relação autor-texto-leitor no processo de produção e recepção do texto. Analisaram-se quantitativa e qualitativamente produções de textos de alunos de Ensino Médio nas quais se verificou o uso de seqüências pronominais, de repetições lexicais, das expressões nominais definidas, anáforas indiretas no texto ou referentes ao contexto, as quais permitem ao leitor fazer inferências e aturar como co-autor na produção dos sentidos.The work investigates the mechanisms of reference used in High School student s productions in order to leave hints so that the reader com make inferences during the reading to produce meanings of what is being read. The reconstructions through inference permits to stablish the link among the explicit and implicit pieces of information in the co-text, in a determined context. The inference is a very important strategy to make a text cohesive and coherent, in terms of reference progression, contributing in a essencial way in the meaning production. From the textual linguistic and the theories about reading. The work presents the relationship author-text-reader in the process of text production and reception. It was analysed High School student s productions in quality and amount in which it was verified the use of pronominal sequences, of lexical repetitions, of defined nominal expressions, indirect anaphora in the text or referred to the context, wich allow the reader to make inferences and act as co-author in the production of meanings.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Rony Farto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Berti, Marcos Luiz [UNESP]2014-06-11T19:32:09Z2014-06-11T19:32:09Z2007-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis221 f.application/pdfBERTI, Marcos Luiz. Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar. 2007. 221 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2007.http://hdl.handle.net/11449/102481000503222berti_ml_dr_assis.pdf33004048019P1Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:23:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102481Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:55:31.167122Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar |
title |
Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar |
spellingShingle |
Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar Berti, Marcos Luiz [UNESP] Referencia (Linguistica) Inference Text and context Referential progression |
title_short |
Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar |
title_full |
Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar |
title_fullStr |
Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar |
title_full_unstemmed |
Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar |
title_sort |
Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar |
author |
Berti, Marcos Luiz [UNESP] |
author_facet |
Berti, Marcos Luiz [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Rony Farto [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berti, Marcos Luiz [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Referencia (Linguistica) Inference Text and context Referential progression |
topic |
Referencia (Linguistica) Inference Text and context Referential progression |
description |
O trabalho procura investigar os mecanismos de referenciação usados em produções de alunos de Ensino Médio para deixar pistas para que seu leitor faça inferências durante a leitura para produzir sentidos ao que lê. A reconstrução por inferenciação permite estabelecer o elo entre as informações explícitas e as implícitas no co-texto, em um determinado contexto. A inferência é uma estratégia muito importante para que se tome um texto como coeso e coerente, em termos de progressão referencial, colaborando de maneira decisiva para a produção de sentidos.A partir dos pressupostos da Lingüística textual e das teorias sobre leitura, apresenta a relação autor-texto-leitor no processo de produção e recepção do texto. Analisaram-se quantitativa e qualitativamente produções de textos de alunos de Ensino Médio nas quais se verificou o uso de seqüências pronominais, de repetições lexicais, das expressões nominais definidas, anáforas indiretas no texto ou referentes ao contexto, as quais permitem ao leitor fazer inferências e aturar como co-autor na produção dos sentidos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-02-23 2014-06-11T19:32:09Z 2014-06-11T19:32:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BERTI, Marcos Luiz. Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar. 2007. 221 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2007. http://hdl.handle.net/11449/102481 000503222 berti_ml_dr_assis.pdf 33004048019P1 |
identifier_str_mv |
BERTI, Marcos Luiz. Competência referencial nitidamente inferencial na produção dos sentidos do texto escolar. 2007. 221 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2007. 000503222 berti_ml_dr_assis.pdf 33004048019P1 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
221 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128721577574400 |