A atuação de professorxs no processo de construção das identidades sexuais e de gêneros durante a infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Alice Dargam
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22275
Resumo: Ao longo dos anos, com a modernização das tecnologias e a globalização, milhares de estudos ao redor do mundo indicaram não ser mais suficiente uma mera explicação biológica para que houvesse um diagnóstico acerca do conceito de gênero. Concebe-se, hoje em dia, que o processo de identificação com determinado gênero é um fenômeno social e historicamente construído, independente do fator fisiológico. Sendo assim, neste estudo, me aprofundei na questão da formação das identidades de gêneros e sexuais, compreendendo como ocorrem estes processos na infância, relacionando-os à educação, uma vez que a instituição escolar e a atuação dx professorx têm papel fundamental na vida dos indivíduos. Para isso, dialoguei com algumxs autorxs que pesquisam essas temáticas, como Guacira Lopes Louro, Joan Scott, Margareth Mead, bell hooks, Raewyn Connell, Marcia Buss-Simão, Daniela Finco, Claudia Vianna, Denize Sepulveda, José Antonio Sepulveda, entre outrxs. Além das análises teóricas, fiz paralelos com dados estatísticos e documentos oficiais relacionados à população LGBTIA+ de forma a refletir sobre a realidade enfrentada por essas pessoas. Para entender melhor como essas questões aparecem no cotidiano de educadorxs do ensino fundamental I, realizei uma pesquisa qualitativa através da plataforma Formulários Google, obtendo 9 (nove) participantes. Após a análise das respostas aliadas às reflexões teóricas, constatou-se que apesar de 44,6% dxs respondentes terem afirmado não sentirem dificuldade com a temática de gênero e sexualidade em sala de aula, existem sim barreiras enfrentadas por todxs elxs referentes a essas questões na escola. Mesmo os que afirmaram terem encontrado suporte em sua formação para realizar esses debates, ainda foram momentos irrisórios e superficiais, insuficientes frente à importância de se conversar essas questões em uma sociedade conservadora como a nossa. Sendo assim, foi possível perceber que as opressões de gêneros e sexualidades continuam sendo reproduzidas diariamente em sala de aula, por vezes de forma velada, outras de forma direta, tanto com alunxs quanto com professorxs. Por isso, é necessária a luta por políticas públicas e mais investigações sobre essa temática na formação de professorxs
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Para isso, dialoguei com algumxs autorxs que pesquisam essas temáticas, como Guacira Lopes Louro, Joan Scott, Margareth Mead, bell hooks, Raewyn Connell, Marcia Buss-Simão, Daniela Finco, Claudia Vianna, Denize Sepulveda, José Antonio Sepulveda, entre outrxs. Além das análises teóricas, fiz paralelos com dados estatísticos e documentos oficiais relacionados à população LGBTIA+ de forma a refletir sobre a realidade enfrentada por essas pessoas. Para entender melhor como essas questões aparecem no cotidiano de educadorxs do ensino fundamental I, realizei uma pesquisa qualitativa através da plataforma Formulários Google, obtendo 9 (nove) participantes. Após a análise das respostas aliadas às reflexões teóricas, constatou-se que apesar de 44,6% dxs respondentes terem afirmado não sentirem dificuldade com a temática de gênero e sexualidade em sala de aula, existem sim barreiras enfrentadas por todxs elxs referentes a essas questões na escola. Mesmo os que afirmaram terem encontrado suporte em sua formação para realizar esses debates, ainda foram momentos irrisórios e superficiais, insuficientes frente à importância de se conversar essas questões em uma sociedade conservadora como a nossa. Sendo assim, foi possível perceber que as opressões de gêneros e sexualidades continuam sendo reproduzidas diariamente em sala de aula, por vezes de forma velada, outras de forma direta, tanto com alunxs quanto com professorxs. Por isso, é necessária a luta por políticas públicas e mais investigações sobre essa temática na formação de professorxsOver the years, with the advancements in technology and globalization, thousands of studies around the world have indicated that a mere biological explanation is no longer sufficient for a diagnosis around the concept of gender. It is conceived, nowadays, that the identification process with gender is a social and historical constructed phenomenon, regardless of the physiological factor. Therefore, in this study, I went deeper into the issue of the formation of gender and sexual identities, understanding how these processes occur in childhood, relating them to education, since educational institutions and the performance of teachers has a fundamental role in the students’ lives . For this, I spoke with some authors who research these themes, such as Guacira Lopes Louro, Joan Scott, Margareth Mead, bell hooks, Raewyn Connell, Marcia Buss-Simão, Daniela Finco, Claudia Vianna, Denize Sepulveda, José Antonio Sepulveda, among others. In addition to the theoretical analysis, I made parallels with statistical data and official documents related to the LGBTIA + population in order to reflect on the reality faced by these people. To better understand how these issues appear in the daily lives of elementary school I educators, I conducted a qualitative research through Google Forms platform, obtaining 9 (nine) participants. After analyzing the responses combined with theoretical reflections, it was found that although 44.6% of the respondents said they did not feel difficulty with the theme of gender and sexuality in the classroom, there are barriers faced by all of them regarding these issues at school. Even those who claimed to have had support in their training to handle these debates, were still insignificant and superficial moments, insufficient in view of the importance of talking about these issues in a conservative society like ours. Thus, it was possible to perceive that the oppression of genders and sexualities continues to be reproduced daily in the classroom, sometimes in a veiled way, others directly, both with students and teachers. Therefore, it is necessary to fight for public policies and further investigations on these themes in teacher educationSepulveda, José Antonio MirandaSchueler, Alessandra Frota Martinez deSepúlveda, Denize de Aguiar XavierVieira, Alice Dargam2021-06-02T16:52:21Z2021-06-02T16:52:21Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVIEIRA, Alice Dargam. A atuação de professorxs no processo de construção das identidades sexuais e de gêneros durante a infância. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22275http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-27T17:30:00Zoai:app.uff.br:1/22275Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:30.318716Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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