O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22259 http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.05160370722 |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de propor uma sequência de ensino para o estudo da eletrodinâmica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta está alinhada com o currículo mínimo do IV módulo da EJA do estado do Rio de Janeiro e com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Nesta dissertação são apresentados os referenciais históricos da EJA, a fundamentação teórico-pedagógica do ensino de ciências, relativa aos conteúdos de física em acordo com documentos oficias, tais como, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais Do Ensino Médio (DCNEM), Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), seguindo os três momentos pedagógicos (3MP) propostos por Demétrio Delizoicov e José André Angotti em 1990 com funções específicas e diferenciadas entre si, que consiste em propor uma problematização inicial, organizar e aplicar o conhecimento. O produto educacional consiste na abordagem dos conteúdos a partir de histórias curtas relacionadas com o cotidiano dos educandos no estilo mangá, de um pré-teste e pós-teste, resolução de exercícios e atividades experimentais utilizando materiais de baixo custo para apresentar para os alunos o conteúdo de forma mais contextualizada com o mundo real. O produto foi aplicado e proporcionou um grande envolvimento dos educandos. Os resultados apontam que eles alcançaram novos conhecimentos ao longo das aulas propostas. Análises quantitativas e qualitativas foram realizadas com o pré-teste e pós-teste confirmando que a forma como os conteúdos foram abordados proporcionaram a construção de um novo conhecimento aos alunos da EJA |
id |
UFF-2_41761e3ac948e59f7698d336bc44bfc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22259 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangáThe electrodynamics teaching at EJA based on mangá comic stripsEnsino de físicaEletrodinâmicaTrês momentos pedagógicosEnsino de jovens e adultosEnsino da CiênciaEducação de adultosEnsino médioPhysics teachingElectrodynamicsThree pedagogical momentsYouth and adult educationO presente trabalho tem o objetivo de propor uma sequência de ensino para o estudo da eletrodinâmica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta está alinhada com o currículo mínimo do IV módulo da EJA do estado do Rio de Janeiro e com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Nesta dissertação são apresentados os referenciais históricos da EJA, a fundamentação teórico-pedagógica do ensino de ciências, relativa aos conteúdos de física em acordo com documentos oficias, tais como, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais Do Ensino Médio (DCNEM), Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), seguindo os três momentos pedagógicos (3MP) propostos por Demétrio Delizoicov e José André Angotti em 1990 com funções específicas e diferenciadas entre si, que consiste em propor uma problematização inicial, organizar e aplicar o conhecimento. O produto educacional consiste na abordagem dos conteúdos a partir de histórias curtas relacionadas com o cotidiano dos educandos no estilo mangá, de um pré-teste e pós-teste, resolução de exercícios e atividades experimentais utilizando materiais de baixo custo para apresentar para os alunos o conteúdo de forma mais contextualizada com o mundo real. O produto foi aplicado e proporcionou um grande envolvimento dos educandos. Os resultados apontam que eles alcançaram novos conhecimentos ao longo das aulas propostas. Análises quantitativas e qualitativas foram realizadas com o pré-teste e pós-teste confirmando que a forma como os conteúdos foram abordados proporcionaram a construção de um novo conhecimento aos alunos da EJACoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESThe present work has the objective of proposing a teaching sequence for the study of electrodynamics in Youth and Adult Education (EJA). The proposal is in agreement with the minimum curriculum of the IV EJA module of the state of Rio de Janeiro and with the National Comon Curriculum (BRASIL, 2018). In this master thesis are presented the historical references of the EJA, the theoretical-pedagogical foundation of science teaching, related to the contents of physics, in accordance with official documents, such as, Education Guidelines and Bases Laws (LDB), National Curriculum Parameters (PCN), National High School Curriculum Guidelines (DCNEM), Curriculum Guidelines for High School (OCEM), following the three pedagogical moments (3MP) proposed by Demétrio Delizoicov and José André Angotti in 1990 with specific and differentiated functions, which consists of proposing an initial problematization, organize and apply the knowledge. The educational product consists of approaching the contents based on short stories related to the daily life of students in the mangá style, from a pre-testing and post-testing, exercises solving and experimental activities using low-cost materials to present content to students in a more contextualized way with the real world. The product was applied and it has provided a great students’ involvement. The results show that the students have reached new knowledge throughout the proposed classes. Quantitative and qualitative analysis were carried out with the pre-testing and post-testing confirming that the way the contents approached provided the construction of a new knowledge to the students of EJA185f.Ferreira, Douglas Santos RodriguesDutra, Rafael de SousaHelayël-Neto, José AbdallaZarro, Carlos Augusto Domingueshttp://lattes.cnpq.br/4525592246104410http://lattes.cnpq.br/0015478917428941http://lattes.cnpq.br/1384421730870729http://lattes.cnpq.br/4044332658989430http://lattes.cnpq.br/4207417342090177Oliveira, Jean Carlo Falcão de2021-05-31T23:01:06Z2021-05-31T23:01:06Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, Jean Carlo Falcão de. O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá. 2021. 185f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22259Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.05160370722http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T19:50:59Zoai:app.uff.br:1/22259Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-20T19:50:59Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá The electrodynamics teaching at EJA based on mangá comic strips |
title |
O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá |
spellingShingle |
O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá Oliveira, Jean Carlo Falcão de Ensino de física Eletrodinâmica Três momentos pedagógicos Ensino de jovens e adultos Ensino da Ciência Educação de adultos Ensino médio Physics teaching Electrodynamics Three pedagogical moments Youth and adult education |
title_short |
O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá |
title_full |
O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá |
title_fullStr |
O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá |
title_full_unstemmed |
O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá |
title_sort |
O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá |
author |
Oliveira, Jean Carlo Falcão de |
author_facet |
Oliveira, Jean Carlo Falcão de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Douglas Santos Rodrigues Dutra, Rafael de Sousa Helayël-Neto, José Abdalla Zarro, Carlos Augusto Domingues http://lattes.cnpq.br/4525592246104410 http://lattes.cnpq.br/0015478917428941 http://lattes.cnpq.br/1384421730870729 http://lattes.cnpq.br/4044332658989430 http://lattes.cnpq.br/4207417342090177 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jean Carlo Falcão de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Eletrodinâmica Três momentos pedagógicos Ensino de jovens e adultos Ensino da Ciência Educação de adultos Ensino médio Physics teaching Electrodynamics Three pedagogical moments Youth and adult education |
topic |
Ensino de física Eletrodinâmica Três momentos pedagógicos Ensino de jovens e adultos Ensino da Ciência Educação de adultos Ensino médio Physics teaching Electrodynamics Three pedagogical moments Youth and adult education |
description |
O presente trabalho tem o objetivo de propor uma sequência de ensino para o estudo da eletrodinâmica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta está alinhada com o currículo mínimo do IV módulo da EJA do estado do Rio de Janeiro e com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Nesta dissertação são apresentados os referenciais históricos da EJA, a fundamentação teórico-pedagógica do ensino de ciências, relativa aos conteúdos de física em acordo com documentos oficias, tais como, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais Do Ensino Médio (DCNEM), Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), seguindo os três momentos pedagógicos (3MP) propostos por Demétrio Delizoicov e José André Angotti em 1990 com funções específicas e diferenciadas entre si, que consiste em propor uma problematização inicial, organizar e aplicar o conhecimento. O produto educacional consiste na abordagem dos conteúdos a partir de histórias curtas relacionadas com o cotidiano dos educandos no estilo mangá, de um pré-teste e pós-teste, resolução de exercícios e atividades experimentais utilizando materiais de baixo custo para apresentar para os alunos o conteúdo de forma mais contextualizada com o mundo real. O produto foi aplicado e proporcionou um grande envolvimento dos educandos. Os resultados apontam que eles alcançaram novos conhecimentos ao longo das aulas propostas. Análises quantitativas e qualitativas foram realizadas com o pré-teste e pós-teste confirmando que a forma como os conteúdos foram abordados proporcionaram a construção de um novo conhecimento aos alunos da EJA |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-31T23:01:06Z 2021-05-31T23:01:06Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Jean Carlo Falcão de. O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá. 2021. 185f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021. https://app.uff.br/riuff/handle/1/22259 Aluno de Mestrado http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.05160370722 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Jean Carlo Falcão de. O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá. 2021. 185f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22259 http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.05160370722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838766852734976 |