O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jean Carlo Falcão de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22259
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.05160370722
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de propor uma sequência de ensino para o estudo da eletrodinâmica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta está alinhada com o currículo mínimo do IV módulo da EJA do estado do Rio de Janeiro e com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Nesta dissertação são apresentados os referenciais históricos da EJA, a fundamentação teórico-pedagógica do ensino de ciências, relativa aos conteúdos de física em acordo com documentos oficias, tais como, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais Do Ensino Médio (DCNEM), Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), seguindo os três momentos pedagógicos (3MP) propostos por Demétrio Delizoicov e José André Angotti em 1990 com funções específicas e diferenciadas entre si, que consiste em propor uma problematização inicial, organizar e aplicar o conhecimento. O produto educacional consiste na abordagem dos conteúdos a partir de histórias curtas relacionadas com o cotidiano dos educandos no estilo mangá, de um pré-teste e pós-teste, resolução de exercícios e atividades experimentais utilizando materiais de baixo custo para apresentar para os alunos o conteúdo de forma mais contextualizada com o mundo real. O produto foi aplicado e proporcionou um grande envolvimento dos educandos. Os resultados apontam que eles alcançaram novos conhecimentos ao longo das aulas propostas. Análises quantitativas e qualitativas foram realizadas com o pré-teste e pós-teste confirmando que a forma como os conteúdos foram abordados proporcionaram a construção de um novo conhecimento aos alunos da EJA
id UFF-2_41761e3ac948e59f7698d336bc44bfc5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22259
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangáThe electrodynamics teaching at EJA based on mangá comic stripsEnsino de físicaEletrodinâmicaTrês momentos pedagógicosEnsino de jovens e adultosEnsino da CiênciaEducação de adultosEnsino médioPhysics teachingElectrodynamicsThree pedagogical momentsYouth and adult educationO presente trabalho tem o objetivo de propor uma sequência de ensino para o estudo da eletrodinâmica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta está alinhada com o currículo mínimo do IV módulo da EJA do estado do Rio de Janeiro e com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Nesta dissertação são apresentados os referenciais históricos da EJA, a fundamentação teórico-pedagógica do ensino de ciências, relativa aos conteúdos de física em acordo com documentos oficias, tais como, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais Do Ensino Médio (DCNEM), Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), seguindo os três momentos pedagógicos (3MP) propostos por Demétrio Delizoicov e José André Angotti em 1990 com funções específicas e diferenciadas entre si, que consiste em propor uma problematização inicial, organizar e aplicar o conhecimento. O produto educacional consiste na abordagem dos conteúdos a partir de histórias curtas relacionadas com o cotidiano dos educandos no estilo mangá, de um pré-teste e pós-teste, resolução de exercícios e atividades experimentais utilizando materiais de baixo custo para apresentar para os alunos o conteúdo de forma mais contextualizada com o mundo real. O produto foi aplicado e proporcionou um grande envolvimento dos educandos. Os resultados apontam que eles alcançaram novos conhecimentos ao longo das aulas propostas. Análises quantitativas e qualitativas foram realizadas com o pré-teste e pós-teste confirmando que a forma como os conteúdos foram abordados proporcionaram a construção de um novo conhecimento aos alunos da EJACoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESThe present work has the objective of proposing a teaching sequence for the study of electrodynamics in Youth and Adult Education (EJA). The proposal is in agreement with the minimum curriculum of the IV EJA module of the state of Rio de Janeiro and with the National Comon Curriculum (BRASIL, 2018). In this master thesis are presented the historical references of the EJA, the theoretical-pedagogical foundation of science teaching, related to the contents of physics, in accordance with official documents, such as, Education Guidelines and Bases Laws (LDB), National Curriculum Parameters (PCN), National High School Curriculum Guidelines (DCNEM), Curriculum Guidelines for High School (OCEM), following the three pedagogical moments (3MP) proposed by Demétrio Delizoicov and José André Angotti in 1990 with specific and differentiated functions, which consists of proposing an initial problematization, organize and apply the knowledge. The educational product consists of approaching the contents based on short stories related to the daily life of students in the mangá style, from a pre-testing and post-testing, exercises solving and experimental activities using low-cost materials to present content to students in a more contextualized way with the real world. The product was applied and it has provided a great students’ involvement. The results show that the students have reached new knowledge throughout the proposed classes. Quantitative and qualitative analysis were carried out with the pre-testing and post-testing confirming that the way the contents approached provided the construction of a new knowledge to the students of EJA185f.Ferreira, Douglas Santos RodriguesDutra, Rafael de SousaHelayël-Neto, José AbdallaZarro, Carlos Augusto Domingueshttp://lattes.cnpq.br/4525592246104410http://lattes.cnpq.br/0015478917428941http://lattes.cnpq.br/1384421730870729http://lattes.cnpq.br/4044332658989430http://lattes.cnpq.br/4207417342090177Oliveira, Jean Carlo Falcão de2021-05-31T23:01:06Z2021-05-31T23:01:06Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, Jean Carlo Falcão de. O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá. 2021. 185f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22259Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.05160370722http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T19:50:59Zoai:app.uff.br:1/22259Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-20T19:50:59Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá
The electrodynamics teaching at EJA based on mangá comic strips
title O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá
spellingShingle O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá
Oliveira, Jean Carlo Falcão de
Ensino de física
Eletrodinâmica
Três momentos pedagógicos
Ensino de jovens e adultos
Ensino da Ciência
Educação de adultos
Ensino médio
Physics teaching
Electrodynamics
Three pedagogical moments
Youth and adult education
title_short O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá
title_full O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá
title_fullStr O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá
title_full_unstemmed O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá
title_sort O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá
author Oliveira, Jean Carlo Falcão de
author_facet Oliveira, Jean Carlo Falcão de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Douglas Santos Rodrigues
Dutra, Rafael de Sousa
Helayël-Neto, José Abdalla
Zarro, Carlos Augusto Domingues
http://lattes.cnpq.br/4525592246104410
http://lattes.cnpq.br/0015478917428941
http://lattes.cnpq.br/1384421730870729
http://lattes.cnpq.br/4044332658989430
http://lattes.cnpq.br/4207417342090177
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jean Carlo Falcão de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Eletrodinâmica
Três momentos pedagógicos
Ensino de jovens e adultos
Ensino da Ciência
Educação de adultos
Ensino médio
Physics teaching
Electrodynamics
Three pedagogical moments
Youth and adult education
topic Ensino de física
Eletrodinâmica
Três momentos pedagógicos
Ensino de jovens e adultos
Ensino da Ciência
Educação de adultos
Ensino médio
Physics teaching
Electrodynamics
Three pedagogical moments
Youth and adult education
description O presente trabalho tem o objetivo de propor uma sequência de ensino para o estudo da eletrodinâmica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta está alinhada com o currículo mínimo do IV módulo da EJA do estado do Rio de Janeiro e com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Nesta dissertação são apresentados os referenciais históricos da EJA, a fundamentação teórico-pedagógica do ensino de ciências, relativa aos conteúdos de física em acordo com documentos oficias, tais como, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais Do Ensino Médio (DCNEM), Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), seguindo os três momentos pedagógicos (3MP) propostos por Demétrio Delizoicov e José André Angotti em 1990 com funções específicas e diferenciadas entre si, que consiste em propor uma problematização inicial, organizar e aplicar o conhecimento. O produto educacional consiste na abordagem dos conteúdos a partir de histórias curtas relacionadas com o cotidiano dos educandos no estilo mangá, de um pré-teste e pós-teste, resolução de exercícios e atividades experimentais utilizando materiais de baixo custo para apresentar para os alunos o conteúdo de forma mais contextualizada com o mundo real. O produto foi aplicado e proporcionou um grande envolvimento dos educandos. Os resultados apontam que eles alcançaram novos conhecimentos ao longo das aulas propostas. Análises quantitativas e qualitativas foram realizadas com o pré-teste e pós-teste confirmando que a forma como os conteúdos foram abordados proporcionaram a construção de um novo conhecimento aos alunos da EJA
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-31T23:01:06Z
2021-05-31T23:01:06Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Jean Carlo Falcão de. O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá. 2021. 185f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22259
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.05160370722
identifier_str_mv OLIVEIRA, Jean Carlo Falcão de. O ensino de eletrodinâmica na EJA a partir de histórias em quadrinhos baseadas no mangá. 2021. 185f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22259
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.05160370722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838766852734976