Ensino de física e os três momentos pedagógicos: a física nuclear na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Diogo Myrrha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22260
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.11672267714
Resumo: A presente pesquisa está inserida na temática de ensino de física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino médio e trabalha com o seguinte problema: como o uso de atividades baseadas nos três momentos pedagógicos (3MP) pode contribuir para o ensino de física dos alunos da EJA? A fim de responder essa questão, traçou-se como objetivo analisar a abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos nas aulas de física da EJA, a partir dos conteúdos de física nuclear. E como objetivos específicos espera-se: apresentar a legislação da EJA; estudar os parâmetros curriculares do ensino de física; pesquisar como a abordagem dos 3MP e a pedagogia de Paulo Freire podem contribuir para o ensino de física; elaborar e aplicar um caderno de sequências didáticas e um jogo de tabuleiro sobre a física nuclear para a EJA, com base nos 3MP. Os 3MP e a pedagogia proposta por Paulo Freire são as premissas teóricas que nortearão a pesquisa. Trata-se de um estudo de análise qualitativa e quantitativa, desenvolvido através da metodologia de estudo de caso. A população da pesquisa foram os alunos da EJA do Colégio Estadual João Maia, localizado em Resende/RJ, e a amostra foram os alunos do módulo 4. Como produto educacional, foram construídos um caderno de sequências didáticas e um jogo de tabuleiro sobre a física nuclear, para auxiliar os professores de física e contribuir na formação de estudantes da EJA. Entendemos que a pesquisa e o produto educacional, que apresentam a física nuclear a partir da metodologia dos três momentos pedagógicos, são uma possibilidade para tornar o ensino da física nuclear algo mais próximo da realidade discente da EJA e do ensino médio regular e para contribuir com a ação pedagógica docente
id UFF-2_e315af1afd5b0866ea73d92c2de0df8d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22260
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ensino de física e os três momentos pedagógicos: a física nuclear na educação de jovens e adultosPhysics teaching and the three pedagogical moments: nuclear physics in youth and adult educationEnsino de físicaEducação de jovens e adultosTrês momentos pedagógicosFísica nuclearEnsino médioEducação de adultosSequência didáticaPhysics teachingYouth and adult educationThree pedagogical momentsNuclear physicsA presente pesquisa está inserida na temática de ensino de física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino médio e trabalha com o seguinte problema: como o uso de atividades baseadas nos três momentos pedagógicos (3MP) pode contribuir para o ensino de física dos alunos da EJA? A fim de responder essa questão, traçou-se como objetivo analisar a abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos nas aulas de física da EJA, a partir dos conteúdos de física nuclear. E como objetivos específicos espera-se: apresentar a legislação da EJA; estudar os parâmetros curriculares do ensino de física; pesquisar como a abordagem dos 3MP e a pedagogia de Paulo Freire podem contribuir para o ensino de física; elaborar e aplicar um caderno de sequências didáticas e um jogo de tabuleiro sobre a física nuclear para a EJA, com base nos 3MP. Os 3MP e a pedagogia proposta por Paulo Freire são as premissas teóricas que nortearão a pesquisa. Trata-se de um estudo de análise qualitativa e quantitativa, desenvolvido através da metodologia de estudo de caso. A população da pesquisa foram os alunos da EJA do Colégio Estadual João Maia, localizado em Resende/RJ, e a amostra foram os alunos do módulo 4. Como produto educacional, foram construídos um caderno de sequências didáticas e um jogo de tabuleiro sobre a física nuclear, para auxiliar os professores de física e contribuir na formação de estudantes da EJA. Entendemos que a pesquisa e o produto educacional, que apresentam a física nuclear a partir da metodologia dos três momentos pedagógicos, são uma possibilidade para tornar o ensino da física nuclear algo mais próximo da realidade discente da EJA e do ensino médio regular e para contribuir com a ação pedagógica docenteThis research is part of the theme of teaching physics in Youth and Adult Education (EJA) in high school and works with the following problem: how the use of activities based on the three pedagogical moments (3MP) can contribute to the teaching of physics of EJA students? In order to answer this question, the objective was to analyze the methodological approach of the three pedagogical moments in EJA physics classes, based on the contents of nuclear physics. And as specific objectives it is expected: to present the EJA legislation; study the curricular parameters of physics education; research how the 3MP approach and Paulo Freire's pedagogy can contribute to physics education; elaborate and apply a didactic sequence notebook and a board game on nuclear physics for EJA, based on the 3MP. The 3MP and the pedagogy proposed by Paulo Freire are the theoretical premises that will guide the research. It is a study of qualitative and quantitative analysis, developed through the case study methodology. The population of the research was the students of the EJA of Colégio Estadual João Maia, located in Resende / RJ, and the sample was the students of module 4. As an educational product, a notebook of didactic sequences and a board game about physics were built nuclear, to assist physics teachers and contribute to the training of EJA students. We understand that research and the educational product, which presents nuclear physics based on the methodology of the three pedagogical moments, are a possibility to make the teaching of nuclear physics something closer to the student reality of EJA and regular high school and to contribute with the teaching pedagogical action180f.Garcia, Lígia Valente de SáSilva, Luciene Fernanda daAuler, Luiz Telmo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4387043735907682http://lattes.cnpq.br/1077117608574907http://lattes.cnpq.br/6795305447034582http://lattes.cnpq.br/7964458773966012Reis, Diogo Myrrha2021-05-31T23:20:08Z2021-05-31T23:20:08Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfREIS, Diogo Myrrha. Ensino de física e os três momentos pedagógicos: a física nuclear na educação de jovens e adultos. 2021. 180f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22260Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.11672267714http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T19:55:14Zoai:app.uff.br:1/22260Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-20T19:55:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de física e os três momentos pedagógicos: a física nuclear na educação de jovens e adultos
Physics teaching and the three pedagogical moments: nuclear physics in youth and adult education
title Ensino de física e os três momentos pedagógicos: a física nuclear na educação de jovens e adultos
spellingShingle Ensino de física e os três momentos pedagógicos: a física nuclear na educação de jovens e adultos
Reis, Diogo Myrrha
Ensino de física
Educação de jovens e adultos
Três momentos pedagógicos
Física nuclear
Ensino médio
Educação de adultos
Sequência didática
Physics teaching
Youth and adult education
Three pedagogical moments
Nuclear physics
title_short Ensino de física e os três momentos pedagógicos: a física nuclear na educação de jovens e adultos
title_full Ensino de física e os três momentos pedagógicos: a física nuclear na educação de jovens e adultos
title_fullStr Ensino de física e os três momentos pedagógicos: a física nuclear na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Ensino de física e os três momentos pedagógicos: a física nuclear na educação de jovens e adultos
title_sort Ensino de física e os três momentos pedagógicos: a física nuclear na educação de jovens e adultos
author Reis, Diogo Myrrha
author_facet Reis, Diogo Myrrha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Lígia Valente de Sá
Silva, Luciene Fernanda da
Auler, Luiz Telmo da Silva
http://lattes.cnpq.br/4387043735907682
http://lattes.cnpq.br/1077117608574907
http://lattes.cnpq.br/6795305447034582
http://lattes.cnpq.br/7964458773966012
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Diogo Myrrha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Educação de jovens e adultos
Três momentos pedagógicos
Física nuclear
Ensino médio
Educação de adultos
Sequência didática
Physics teaching
Youth and adult education
Three pedagogical moments
Nuclear physics
topic Ensino de física
Educação de jovens e adultos
Três momentos pedagógicos
Física nuclear
Ensino médio
Educação de adultos
Sequência didática
Physics teaching
Youth and adult education
Three pedagogical moments
Nuclear physics
description A presente pesquisa está inserida na temática de ensino de física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino médio e trabalha com o seguinte problema: como o uso de atividades baseadas nos três momentos pedagógicos (3MP) pode contribuir para o ensino de física dos alunos da EJA? A fim de responder essa questão, traçou-se como objetivo analisar a abordagem metodológica dos três momentos pedagógicos nas aulas de física da EJA, a partir dos conteúdos de física nuclear. E como objetivos específicos espera-se: apresentar a legislação da EJA; estudar os parâmetros curriculares do ensino de física; pesquisar como a abordagem dos 3MP e a pedagogia de Paulo Freire podem contribuir para o ensino de física; elaborar e aplicar um caderno de sequências didáticas e um jogo de tabuleiro sobre a física nuclear para a EJA, com base nos 3MP. Os 3MP e a pedagogia proposta por Paulo Freire são as premissas teóricas que nortearão a pesquisa. Trata-se de um estudo de análise qualitativa e quantitativa, desenvolvido através da metodologia de estudo de caso. A população da pesquisa foram os alunos da EJA do Colégio Estadual João Maia, localizado em Resende/RJ, e a amostra foram os alunos do módulo 4. Como produto educacional, foram construídos um caderno de sequências didáticas e um jogo de tabuleiro sobre a física nuclear, para auxiliar os professores de física e contribuir na formação de estudantes da EJA. Entendemos que a pesquisa e o produto educacional, que apresentam a física nuclear a partir da metodologia dos três momentos pedagógicos, são uma possibilidade para tornar o ensino da física nuclear algo mais próximo da realidade discente da EJA e do ensino médio regular e para contribuir com a ação pedagógica docente
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-31T23:20:08Z
2021-05-31T23:20:08Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, Diogo Myrrha. Ensino de física e os três momentos pedagógicos: a física nuclear na educação de jovens e adultos. 2021. 180f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22260
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.11672267714
identifier_str_mv REIS, Diogo Myrrha. Ensino de física e os três momentos pedagógicos: a física nuclear na educação de jovens e adultos. 2021. 180f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22260
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.11672267714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838694876381184