Percepção de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro cursos de Licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Caroline Coutinho Carneiro Freitas dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24981
Resumo: As arboviroses são consideradas um grave problema de saúde pública que vem aumentando no Brasil a cada ano, tendo a necessidade de realização do controle desse vetor num processo contínuo e vigilante. Campanhas governamentais têm sido realizadas, porém o conhecimento sobre essas doenças é passado de forma superficial, sendo esse conhecimento de extrema importância, pois o agravamento das doenças pode levar ao óbito. O presente estudo tem como objetivo investigar o conhecimento prévio dos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Miracema/RJ e a representação social de alunos de quatro cursos de Licenciatura do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/UFF em Santo Antônio de Pádua/RJ, no que diz respeito às arboviroses e seu principal vetor, o mosquito Aedes aegypti. Na Educação Básica utilizou a confecção de desenhos como metodologia para a obtenção do conhecimento prévio dos alunos, enquanto que no Ensino Superior utilizou-se a evocação livre de palavras. Os resultados indicaram que na Educação Básica há necessidade de enfocar o comportamento do vetor para que as campanhas de controle e prevenção sejam mais efetivas. Na Educação Superior, os dados demonstraram que os licenciandos em Ciências Naturais e Física têm a água parada como principal representação da dengue, enquanto que os licenciandos em Pedagogia e Matemática têm como principais representações questões relativas a doença. Na Educação Superior deve-se estruturar projetos de extensão visando abordar diversas questões como criadouros do mosquito vetor e sintomas e consequências das arboviroses.
id UFF-2_41c447679fc8343c527e41f90e945e35
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24981
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Percepção de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro cursos de Licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arbovirosesAedes aegyptiArbovirosesCriadourosRepresentação SocialEvocação Livre de PalavrasDesenhosEducação em SaúdeCiências NaturaisAedes aegyptiArbovirosesNurseriesSocial RepresentationFree evocation of wordsDrawingsHealth EducationAs arboviroses são consideradas um grave problema de saúde pública que vem aumentando no Brasil a cada ano, tendo a necessidade de realização do controle desse vetor num processo contínuo e vigilante. Campanhas governamentais têm sido realizadas, porém o conhecimento sobre essas doenças é passado de forma superficial, sendo esse conhecimento de extrema importância, pois o agravamento das doenças pode levar ao óbito. O presente estudo tem como objetivo investigar o conhecimento prévio dos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Miracema/RJ e a representação social de alunos de quatro cursos de Licenciatura do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/UFF em Santo Antônio de Pádua/RJ, no que diz respeito às arboviroses e seu principal vetor, o mosquito Aedes aegypti. Na Educação Básica utilizou a confecção de desenhos como metodologia para a obtenção do conhecimento prévio dos alunos, enquanto que no Ensino Superior utilizou-se a evocação livre de palavras. Os resultados indicaram que na Educação Básica há necessidade de enfocar o comportamento do vetor para que as campanhas de controle e prevenção sejam mais efetivas. Na Educação Superior, os dados demonstraram que os licenciandos em Ciências Naturais e Física têm a água parada como principal representação da dengue, enquanto que os licenciandos em Pedagogia e Matemática têm como principais representações questões relativas a doença. Na Educação Superior deve-se estruturar projetos de extensão visando abordar diversas questões como criadouros do mosquito vetor e sintomas e consequências das arboviroses.Arboviroses are considered a serious public health problem that has been increasing in Brazil every year, with the need to control this vector in a continuous and vigilant process. Government campaigns have been carried out, but the knowledge about these diseases is passed in a superficial way, being this knowledge of extreme importance, because the worsening of the diseases can lead to death. The present study aims to investigate the previous knowledge of 7th grade students of a public school in Miracema/RJ and the social representation of students from four undergraduate courses of the Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/UFF in Santo Antônio de Pádua/RJ, regarding arboviroses and its main vector, the Aedes aegypti mosquito. In Basic Education it used the making of drawings as a methodology to obtain the previous knowledge of the students, while in Higher Education it was used the free evocation of words. The results indicated that in Basic Education there is a need to focus on vector behavior so that control and prevention campaigns are more effective. In the Higher Education, the data demonstrated that the students in Natural Sciences and Physics they have the water stopped like main representation of dengue, whereas the students in Pedagogy and Mathematics take questions relative to disease as main representations. In Higher Education, extension projects should be structured to address several issues such as vector mosquito breeding and symptoms and consequences of arbovirosis.35 f.Almeida, Marcelo Nocelle dehttp://lattes.cnpq.br/9926701743816225Tissi, Renata Nalim Basíliohttp://lattes.cnpq.br/9405628024642361Silva, André Luiz Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/7913307240182478Reis, Caroline Coutinho Carneiro Freitas dos2022-05-04T20:19:29Z2022-05-04T20:19:29Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfREIS, Caroline Coutinho Carneiro Freitas dos. Percepção de alunos do sétimo ano do ensino fundamental e alunos de quatro cursos de licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24981CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-24T21:13:04Zoai:app.uff.br:1/24981Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:35.124053Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro cursos de Licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses
title Percepção de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro cursos de Licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses
spellingShingle Percepção de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro cursos de Licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses
Reis, Caroline Coutinho Carneiro Freitas dos
Aedes aegypti
Arboviroses
Criadouros
Representação Social
Evocação Livre de Palavras
Desenhos
Educação em Saúde
Ciências Naturais
Aedes aegypti
Arboviroses
Nurseries
Social Representation
Free evocation of words
Drawings
Health Education
title_short Percepção de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro cursos de Licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses
title_full Percepção de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro cursos de Licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses
title_fullStr Percepção de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro cursos de Licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses
title_full_unstemmed Percepção de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro cursos de Licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses
title_sort Percepção de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro cursos de Licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses
author Reis, Caroline Coutinho Carneiro Freitas dos
author_facet Reis, Caroline Coutinho Carneiro Freitas dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Marcelo Nocelle de
http://lattes.cnpq.br/9926701743816225
Tissi, Renata Nalim Basílio
http://lattes.cnpq.br/9405628024642361
Silva, André Luiz Gomes da
http://lattes.cnpq.br/7913307240182478
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Caroline Coutinho Carneiro Freitas dos
dc.subject.por.fl_str_mv Aedes aegypti
Arboviroses
Criadouros
Representação Social
Evocação Livre de Palavras
Desenhos
Educação em Saúde
Ciências Naturais
Aedes aegypti
Arboviroses
Nurseries
Social Representation
Free evocation of words
Drawings
Health Education
topic Aedes aegypti
Arboviroses
Criadouros
Representação Social
Evocação Livre de Palavras
Desenhos
Educação em Saúde
Ciências Naturais
Aedes aegypti
Arboviroses
Nurseries
Social Representation
Free evocation of words
Drawings
Health Education
description As arboviroses são consideradas um grave problema de saúde pública que vem aumentando no Brasil a cada ano, tendo a necessidade de realização do controle desse vetor num processo contínuo e vigilante. Campanhas governamentais têm sido realizadas, porém o conhecimento sobre essas doenças é passado de forma superficial, sendo esse conhecimento de extrema importância, pois o agravamento das doenças pode levar ao óbito. O presente estudo tem como objetivo investigar o conhecimento prévio dos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Miracema/RJ e a representação social de alunos de quatro cursos de Licenciatura do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/UFF em Santo Antônio de Pádua/RJ, no que diz respeito às arboviroses e seu principal vetor, o mosquito Aedes aegypti. Na Educação Básica utilizou a confecção de desenhos como metodologia para a obtenção do conhecimento prévio dos alunos, enquanto que no Ensino Superior utilizou-se a evocação livre de palavras. Os resultados indicaram que na Educação Básica há necessidade de enfocar o comportamento do vetor para que as campanhas de controle e prevenção sejam mais efetivas. Na Educação Superior, os dados demonstraram que os licenciandos em Ciências Naturais e Física têm a água parada como principal representação da dengue, enquanto que os licenciandos em Pedagogia e Matemática têm como principais representações questões relativas a doença. Na Educação Superior deve-se estruturar projetos de extensão visando abordar diversas questões como criadouros do mosquito vetor e sintomas e consequências das arboviroses.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-05-04T20:19:29Z
2022-05-04T20:19:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, Caroline Coutinho Carneiro Freitas dos. Percepção de alunos do sétimo ano do ensino fundamental e alunos de quatro cursos de licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2020.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24981
identifier_str_mv REIS, Caroline Coutinho Carneiro Freitas dos. Percepção de alunos do sétimo ano do ensino fundamental e alunos de quatro cursos de licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2020.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823671846633472