Percepção de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro cursos de Licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24981 |
Resumo: | As arboviroses são consideradas um grave problema de saúde pública que vem aumentando no Brasil a cada ano, tendo a necessidade de realização do controle desse vetor num processo contínuo e vigilante. Campanhas governamentais têm sido realizadas, porém o conhecimento sobre essas doenças é passado de forma superficial, sendo esse conhecimento de extrema importância, pois o agravamento das doenças pode levar ao óbito. O presente estudo tem como objetivo investigar o conhecimento prévio dos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Miracema/RJ e a representação social de alunos de quatro cursos de Licenciatura do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/UFF em Santo Antônio de Pádua/RJ, no que diz respeito às arboviroses e seu principal vetor, o mosquito Aedes aegypti. Na Educação Básica utilizou a confecção de desenhos como metodologia para a obtenção do conhecimento prévio dos alunos, enquanto que no Ensino Superior utilizou-se a evocação livre de palavras. Os resultados indicaram que na Educação Básica há necessidade de enfocar o comportamento do vetor para que as campanhas de controle e prevenção sejam mais efetivas. Na Educação Superior, os dados demonstraram que os licenciandos em Ciências Naturais e Física têm a água parada como principal representação da dengue, enquanto que os licenciandos em Pedagogia e Matemática têm como principais representações questões relativas a doença. Na Educação Superior deve-se estruturar projetos de extensão visando abordar diversas questões como criadouros do mosquito vetor e sintomas e consequências das arboviroses. |
id |
UFF-2_41c447679fc8343c527e41f90e945e35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/24981 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Percepção de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro cursos de Licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arbovirosesAedes aegyptiArbovirosesCriadourosRepresentação SocialEvocação Livre de PalavrasDesenhosEducação em SaúdeCiências NaturaisAedes aegyptiArbovirosesNurseriesSocial RepresentationFree evocation of wordsDrawingsHealth EducationAs arboviroses são consideradas um grave problema de saúde pública que vem aumentando no Brasil a cada ano, tendo a necessidade de realização do controle desse vetor num processo contínuo e vigilante. Campanhas governamentais têm sido realizadas, porém o conhecimento sobre essas doenças é passado de forma superficial, sendo esse conhecimento de extrema importância, pois o agravamento das doenças pode levar ao óbito. O presente estudo tem como objetivo investigar o conhecimento prévio dos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Miracema/RJ e a representação social de alunos de quatro cursos de Licenciatura do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/UFF em Santo Antônio de Pádua/RJ, no que diz respeito às arboviroses e seu principal vetor, o mosquito Aedes aegypti. Na Educação Básica utilizou a confecção de desenhos como metodologia para a obtenção do conhecimento prévio dos alunos, enquanto que no Ensino Superior utilizou-se a evocação livre de palavras. Os resultados indicaram que na Educação Básica há necessidade de enfocar o comportamento do vetor para que as campanhas de controle e prevenção sejam mais efetivas. Na Educação Superior, os dados demonstraram que os licenciandos em Ciências Naturais e Física têm a água parada como principal representação da dengue, enquanto que os licenciandos em Pedagogia e Matemática têm como principais representações questões relativas a doença. Na Educação Superior deve-se estruturar projetos de extensão visando abordar diversas questões como criadouros do mosquito vetor e sintomas e consequências das arboviroses.Arboviroses are considered a serious public health problem that has been increasing in Brazil every year, with the need to control this vector in a continuous and vigilant process. Government campaigns have been carried out, but the knowledge about these diseases is passed in a superficial way, being this knowledge of extreme importance, because the worsening of the diseases can lead to death. The present study aims to investigate the previous knowledge of 7th grade students of a public school in Miracema/RJ and the social representation of students from four undergraduate courses of the Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/UFF in Santo Antônio de Pádua/RJ, regarding arboviroses and its main vector, the Aedes aegypti mosquito. In Basic Education it used the making of drawings as a methodology to obtain the previous knowledge of the students, while in Higher Education it was used the free evocation of words. The results indicated that in Basic Education there is a need to focus on vector behavior so that control and prevention campaigns are more effective. In the Higher Education, the data demonstrated that the students in Natural Sciences and Physics they have the water stopped like main representation of dengue, whereas the students in Pedagogy and Mathematics take questions relative to disease as main representations. In Higher Education, extension projects should be structured to address several issues such as vector mosquito breeding and symptoms and consequences of arbovirosis.35 f.Almeida, Marcelo Nocelle dehttp://lattes.cnpq.br/9926701743816225Tissi, Renata Nalim Basíliohttp://lattes.cnpq.br/9405628024642361Silva, André Luiz Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/7913307240182478Reis, Caroline Coutinho Carneiro Freitas dos2022-05-04T20:19:29Z2022-05-04T20:19:29Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfREIS, Caroline Coutinho Carneiro Freitas dos. Percepção de alunos do sétimo ano do ensino fundamental e alunos de quatro cursos de licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24981CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-24T21:13:04Zoai:app.uff.br:1/24981Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:35.124053Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro cursos de Licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses |
title |
Percepção de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro cursos de Licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses |
spellingShingle |
Percepção de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro cursos de Licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses Reis, Caroline Coutinho Carneiro Freitas dos Aedes aegypti Arboviroses Criadouros Representação Social Evocação Livre de Palavras Desenhos Educação em Saúde Ciências Naturais Aedes aegypti Arboviroses Nurseries Social Representation Free evocation of words Drawings Health Education |
title_short |
Percepção de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro cursos de Licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses |
title_full |
Percepção de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro cursos de Licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses |
title_fullStr |
Percepção de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro cursos de Licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses |
title_full_unstemmed |
Percepção de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro cursos de Licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses |
title_sort |
Percepção de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e alunos de quatro cursos de Licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses |
author |
Reis, Caroline Coutinho Carneiro Freitas dos |
author_facet |
Reis, Caroline Coutinho Carneiro Freitas dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Marcelo Nocelle de http://lattes.cnpq.br/9926701743816225 Tissi, Renata Nalim Basílio http://lattes.cnpq.br/9405628024642361 Silva, André Luiz Gomes da http://lattes.cnpq.br/7913307240182478 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Caroline Coutinho Carneiro Freitas dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aedes aegypti Arboviroses Criadouros Representação Social Evocação Livre de Palavras Desenhos Educação em Saúde Ciências Naturais Aedes aegypti Arboviroses Nurseries Social Representation Free evocation of words Drawings Health Education |
topic |
Aedes aegypti Arboviroses Criadouros Representação Social Evocação Livre de Palavras Desenhos Educação em Saúde Ciências Naturais Aedes aegypti Arboviroses Nurseries Social Representation Free evocation of words Drawings Health Education |
description |
As arboviroses são consideradas um grave problema de saúde pública que vem aumentando no Brasil a cada ano, tendo a necessidade de realização do controle desse vetor num processo contínuo e vigilante. Campanhas governamentais têm sido realizadas, porém o conhecimento sobre essas doenças é passado de forma superficial, sendo esse conhecimento de extrema importância, pois o agravamento das doenças pode levar ao óbito. O presente estudo tem como objetivo investigar o conhecimento prévio dos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Miracema/RJ e a representação social de alunos de quatro cursos de Licenciatura do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/UFF em Santo Antônio de Pádua/RJ, no que diz respeito às arboviroses e seu principal vetor, o mosquito Aedes aegypti. Na Educação Básica utilizou a confecção de desenhos como metodologia para a obtenção do conhecimento prévio dos alunos, enquanto que no Ensino Superior utilizou-se a evocação livre de palavras. Os resultados indicaram que na Educação Básica há necessidade de enfocar o comportamento do vetor para que as campanhas de controle e prevenção sejam mais efetivas. Na Educação Superior, os dados demonstraram que os licenciandos em Ciências Naturais e Física têm a água parada como principal representação da dengue, enquanto que os licenciandos em Pedagogia e Matemática têm como principais representações questões relativas a doença. Na Educação Superior deve-se estruturar projetos de extensão visando abordar diversas questões como criadouros do mosquito vetor e sintomas e consequências das arboviroses. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2022-05-04T20:19:29Z 2022-05-04T20:19:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REIS, Caroline Coutinho Carneiro Freitas dos. Percepção de alunos do sétimo ano do ensino fundamental e alunos de quatro cursos de licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2020. http://app.uff.br/riuff/handle/1/24981 |
identifier_str_mv |
REIS, Caroline Coutinho Carneiro Freitas dos. Percepção de alunos do sétimo ano do ensino fundamental e alunos de quatro cursos de licenciatura sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2020. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823671846633472 |