Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Hellen França da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32288
Resumo: Este trabalho faz parte da conclusão do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação. Teve como principal objetivo, apresentar e discutir sobre estudo de caso realizado durante o tempo que a autora fez estágio remunerado em uma escola privada situada na Região Oceânica da cidade de Niterói, por um período de dois anos. Como metodologia foram utilizadas reflexões da vida escolar cotidiana e a observação de crianças com idade entre 6 e 7 anos, que frequentaram a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, além de todo o corpo de profissionais que estiveram presentes durante os anos de 2022 a 2023. Como resultado, a autora pôde analisar aspectos relacionados aos conceitos - ser criança e constituir-se alunos (as) em uma instituição de ensino. Conclui refletindo sobre a importância de se discutir o processo de transição das crianças à cultura escolar. Tomando como metáfora a poda de uma árvore, antes exuberante no pátio da escola, o estudo discorre sobre as infâncias e a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil.
id UFF-2_420ad08aa30faa3e1943597ef02de5c1
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32288
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolarCultura escolarCriançasInfânciaEducação infantilEnsino fundamentalEducação infantilEnsino fundamentalCotidianoEscolaEste trabalho faz parte da conclusão do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação. Teve como principal objetivo, apresentar e discutir sobre estudo de caso realizado durante o tempo que a autora fez estágio remunerado em uma escola privada situada na Região Oceânica da cidade de Niterói, por um período de dois anos. Como metodologia foram utilizadas reflexões da vida escolar cotidiana e a observação de crianças com idade entre 6 e 7 anos, que frequentaram a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, além de todo o corpo de profissionais que estiveram presentes durante os anos de 2022 a 2023. Como resultado, a autora pôde analisar aspectos relacionados aos conceitos - ser criança e constituir-se alunos (as) em uma instituição de ensino. Conclui refletindo sobre a importância de se discutir o processo de transição das crianças à cultura escolar. Tomando como metáfora a poda de uma árvore, antes exuberante no pátio da escola, o estudo discorre sobre as infâncias e a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil.47 p.Mattos, Maria Nazareth de Souza Salutto deLeme, Erika SouzaSilva, Hellen França da2024-02-19T13:46:11Z2024-02-19T13:46:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Hellen França da. Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32288CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-19T13:46:15Zoai:app.uff.br:1/32288Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:47.630793Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar
title Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar
spellingShingle Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar
Silva, Hellen França da
Cultura escolar
Crianças
Infância
Educação infantil
Ensino fundamental
Educação infantil
Ensino fundamental
Cotidiano
Escola
title_short Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar
title_full Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar
title_fullStr Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar
title_full_unstemmed Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar
title_sort Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar
author Silva, Hellen França da
author_facet Silva, Hellen França da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Maria Nazareth de Souza Salutto de
Leme, Erika Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Hellen França da
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura escolar
Crianças
Infância
Educação infantil
Ensino fundamental
Educação infantil
Ensino fundamental
Cotidiano
Escola
topic Cultura escolar
Crianças
Infância
Educação infantil
Ensino fundamental
Educação infantil
Ensino fundamental
Cotidiano
Escola
description Este trabalho faz parte da conclusão do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação. Teve como principal objetivo, apresentar e discutir sobre estudo de caso realizado durante o tempo que a autora fez estágio remunerado em uma escola privada situada na Região Oceânica da cidade de Niterói, por um período de dois anos. Como metodologia foram utilizadas reflexões da vida escolar cotidiana e a observação de crianças com idade entre 6 e 7 anos, que frequentaram a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, além de todo o corpo de profissionais que estiveram presentes durante os anos de 2022 a 2023. Como resultado, a autora pôde analisar aspectos relacionados aos conceitos - ser criança e constituir-se alunos (as) em uma instituição de ensino. Conclui refletindo sobre a importância de se discutir o processo de transição das crianças à cultura escolar. Tomando como metáfora a poda de uma árvore, antes exuberante no pátio da escola, o estudo discorre sobre as infâncias e a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-19T13:46:11Z
2024-02-19T13:46:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Hellen França da. Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32288
identifier_str_mv SILVA, Hellen França da. Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823654237896704