Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32288 |
Resumo: | Este trabalho faz parte da conclusão do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação. Teve como principal objetivo, apresentar e discutir sobre estudo de caso realizado durante o tempo que a autora fez estágio remunerado em uma escola privada situada na Região Oceânica da cidade de Niterói, por um período de dois anos. Como metodologia foram utilizadas reflexões da vida escolar cotidiana e a observação de crianças com idade entre 6 e 7 anos, que frequentaram a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, além de todo o corpo de profissionais que estiveram presentes durante os anos de 2022 a 2023. Como resultado, a autora pôde analisar aspectos relacionados aos conceitos - ser criança e constituir-se alunos (as) em uma instituição de ensino. Conclui refletindo sobre a importância de se discutir o processo de transição das crianças à cultura escolar. Tomando como metáfora a poda de uma árvore, antes exuberante no pátio da escola, o estudo discorre sobre as infâncias e a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil. |
id |
UFF-2_420ad08aa30faa3e1943597ef02de5c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32288 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolarCultura escolarCriançasInfânciaEducação infantilEnsino fundamentalEducação infantilEnsino fundamentalCotidianoEscolaEste trabalho faz parte da conclusão do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação. Teve como principal objetivo, apresentar e discutir sobre estudo de caso realizado durante o tempo que a autora fez estágio remunerado em uma escola privada situada na Região Oceânica da cidade de Niterói, por um período de dois anos. Como metodologia foram utilizadas reflexões da vida escolar cotidiana e a observação de crianças com idade entre 6 e 7 anos, que frequentaram a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, além de todo o corpo de profissionais que estiveram presentes durante os anos de 2022 a 2023. Como resultado, a autora pôde analisar aspectos relacionados aos conceitos - ser criança e constituir-se alunos (as) em uma instituição de ensino. Conclui refletindo sobre a importância de se discutir o processo de transição das crianças à cultura escolar. Tomando como metáfora a poda de uma árvore, antes exuberante no pátio da escola, o estudo discorre sobre as infâncias e a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil.47 p.Mattos, Maria Nazareth de Souza Salutto deLeme, Erika SouzaSilva, Hellen França da2024-02-19T13:46:11Z2024-02-19T13:46:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Hellen França da. Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32288CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-19T13:46:15Zoai:app.uff.br:1/32288Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:47.630793Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar |
title |
Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar |
spellingShingle |
Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar Silva, Hellen França da Cultura escolar Crianças Infância Educação infantil Ensino fundamental Educação infantil Ensino fundamental Cotidiano Escola |
title_short |
Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar |
title_full |
Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar |
title_fullStr |
Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar |
title_full_unstemmed |
Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar |
title_sort |
Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar |
author |
Silva, Hellen França da |
author_facet |
Silva, Hellen França da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mattos, Maria Nazareth de Souza Salutto de Leme, Erika Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Hellen França da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura escolar Crianças Infância Educação infantil Ensino fundamental Educação infantil Ensino fundamental Cotidiano Escola |
topic |
Cultura escolar Crianças Infância Educação infantil Ensino fundamental Educação infantil Ensino fundamental Cotidiano Escola |
description |
Este trabalho faz parte da conclusão do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação. Teve como principal objetivo, apresentar e discutir sobre estudo de caso realizado durante o tempo que a autora fez estágio remunerado em uma escola privada situada na Região Oceânica da cidade de Niterói, por um período de dois anos. Como metodologia foram utilizadas reflexões da vida escolar cotidiana e a observação de crianças com idade entre 6 e 7 anos, que frequentaram a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, além de todo o corpo de profissionais que estiveram presentes durante os anos de 2022 a 2023. Como resultado, a autora pôde analisar aspectos relacionados aos conceitos - ser criança e constituir-se alunos (as) em uma instituição de ensino. Conclui refletindo sobre a importância de se discutir o processo de transição das crianças à cultura escolar. Tomando como metáfora a poda de uma árvore, antes exuberante no pátio da escola, o estudo discorre sobre as infâncias e a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-19T13:46:11Z 2024-02-19T13:46:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Hellen França da. Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/32288 |
identifier_str_mv |
SILVA, Hellen França da. Galhos podados?: reflexões sobre a jornada da infância à adaptação na cultura escolar. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823654237896704 |