Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: uma análise de documentos oficiais sobre a transição das crianças entre estas duas etapas da Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Lucas Kamers de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197448
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_e281ceeffe93e11359d08f6658c2b446
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197448
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: uma análise de documentos oficiais sobre a transição das crianças entre estas duas etapas da Educação BásicaArticulção entre a Educação Infantil e Ensino FundamentalEducação Infantil e Ensino Fundamentaltransição da Educação Infantil para o Ensino FundamentalcriançasTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise das indicações apresentadas em documentos governamentais sobre o processo de passagem das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa documental que toma como objeto de análise duas fontes documentais: documentos de orientações curriculares produzidos no âmbito do governo federal e documentos curriculares produzidos por Secretarias de Educação de cinco municípios catarinenses. Para a análise do conteúdo dos documentos nos inspiramos na metodologia de Análise de Conteúdo. Realizamos também um levantamento da bibliografia sobre o tema selecionando um conjunto de artigos, resultantes de pesquisas com crianças, procurando assim, ainda que de forma indireta, dar “voz” às crianças sobre suas vivências nesse processo. Os resultados de nossa análise evidenciam que há iniciativas governamentais – tanto na esfera federal quanto nas municipais, visando tornar essa transição menos impactante para as crianças. Todavia estas iniciativas são, sobretudo, de ordem curricular ficando esta “passagem” sob a responsabilidade das instituições envolvidas. As indicações constantes nos documentos analisados – há alguns de caráter mandatório como as Resoluções das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e os referentes a Educação Básica, podem ser consideradas inovadoras, uma vez que pela primeira vez se aborda tal problemática em nível legislatório. A política educacional, no entanto, se realiza no cotidiano das escolas e instituições, sendo a legislação objeto de interpretações diversas, do mesmo modo que sua implementação pode ocorrer ou não. Resta como propósito de investigação saber se e como estas orientações curriculares estão sendo viabilizadas. E não menos importante do que isso, ouvir os sujeitos – adultos e crianças, que por estas são envolvidos.Florianópolis, SCCampos, Roselane FátimaUniversidade Federal de Santa CatarinaAguiar, Lucas Kamers de2019-07-11T14:11:47Z2019-07-11T14:11:47Z2016-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197448info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-11T14:11:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197448Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-11T14:11:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: uma análise de documentos oficiais sobre a transição das crianças entre estas duas etapas da Educação Básica
title Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: uma análise de documentos oficiais sobre a transição das crianças entre estas duas etapas da Educação Básica
spellingShingle Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: uma análise de documentos oficiais sobre a transição das crianças entre estas duas etapas da Educação Básica
Aguiar, Lucas Kamers de
Articulção entre a Educação Infantil e Ensino Fundamental
Educação Infantil e Ensino Fundamental
transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
crianças
title_short Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: uma análise de documentos oficiais sobre a transição das crianças entre estas duas etapas da Educação Básica
title_full Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: uma análise de documentos oficiais sobre a transição das crianças entre estas duas etapas da Educação Básica
title_fullStr Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: uma análise de documentos oficiais sobre a transição das crianças entre estas duas etapas da Educação Básica
title_full_unstemmed Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: uma análise de documentos oficiais sobre a transição das crianças entre estas duas etapas da Educação Básica
title_sort Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: uma análise de documentos oficiais sobre a transição das crianças entre estas duas etapas da Educação Básica
author Aguiar, Lucas Kamers de
author_facet Aguiar, Lucas Kamers de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Roselane Fátima
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Lucas Kamers de
dc.subject.por.fl_str_mv Articulção entre a Educação Infantil e Ensino Fundamental
Educação Infantil e Ensino Fundamental
transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
crianças
topic Articulção entre a Educação Infantil e Ensino Fundamental
Educação Infantil e Ensino Fundamental
transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
crianças
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-13
2019-07-11T14:11:47Z
2019-07-11T14:11:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197448
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652367862693889