Conselhos escolares e gestão democrática: ranços, avanços e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattedi, Verônica
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15829
Resumo: Esta dissertação visa analisar os Conselhos Escolares como possível fator de alargamento da gestão democrática em uma escola de educação básica. Para isso, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, um estudo de caso, em uma escola da rede municipal de Educação de Niterói, a fim de refletir sobre as possibilidades da gestão democrática no espaço escolar no que tange os Conselhos Escolares. Para a pesquisa, foram traçados os seguintes objetivos específicos: analisar as possibilidades da gestão democrática no que tange aos Conselhos Escolares, fundamentadas à luz dos conceitos de democracia, participação e autonomia, a fim de cooperar na discussão, reflexão e estudos da gestão escolar; investigar a realidade do município e da escola com intuito de realizar um levantamento documental referente aos Conselhos Escolares; e, por fim, verificar a presença ou não de ações democráticas no que diz respeito aos Conselhos Escolares, a partir da análise dos documentos municipais e da escola, com apoio nas entrevistas realizadas com os conselheiros e diretora da escola. Os Conselhos Escolares podem possibilitar a promoção de práticas mais democráticas e participativas em benefício da comunidade escolar na construção de um espaço de diálogo e de ação cooperativa. A mudança paradigmática da gestão passa a buscar na práxis administrativa escolar, os elementos necessários para percorrer novos caminhos e analisar a complexidade das relações em seu interior. As práticas pedagógicas e administrativas precisam ser orientadas para que se transformem em estratégias participativas e democráticas. Podemos verificar como alguns dos resultados, por exemplo, a fragilidade do conselho como espaço de decisões compartilhadas, a ausência da formação dos conselheiros e de uma disposição política, além da participação limitada dos conselheiros. Enfim, a gestão democrática desafia todos os educadores, com base no diálogo e na participação como os principais instrumentos desse processo coletivo
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Para a pesquisa, foram traçados os seguintes objetivos específicos: analisar as possibilidades da gestão democrática no que tange aos Conselhos Escolares, fundamentadas à luz dos conceitos de democracia, participação e autonomia, a fim de cooperar na discussão, reflexão e estudos da gestão escolar; investigar a realidade do município e da escola com intuito de realizar um levantamento documental referente aos Conselhos Escolares; e, por fim, verificar a presença ou não de ações democráticas no que diz respeito aos Conselhos Escolares, a partir da análise dos documentos municipais e da escola, com apoio nas entrevistas realizadas com os conselheiros e diretora da escola. Os Conselhos Escolares podem possibilitar a promoção de práticas mais democráticas e participativas em benefício da comunidade escolar na construção de um espaço de diálogo e de ação cooperativa. A mudança paradigmática da gestão passa a buscar na práxis administrativa escolar, os elementos necessários para percorrer novos caminhos e analisar a complexidade das relações em seu interior. As práticas pedagógicas e administrativas precisam ser orientadas para que se transformem em estratégias participativas e democráticas. Podemos verificar como alguns dos resultados, por exemplo, a fragilidade do conselho como espaço de decisões compartilhadas, a ausência da formação dos conselheiros e de uma disposição política, além da participação limitada dos conselheiros. Enfim, a gestão democrática desafia todos os educadores, com base no diálogo e na participação como os principais instrumentos desse processo coletivoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis dissertation aims to analyze School Councils as a possible extension of democratic management in a basic education school. For this, we conducted a qualitative research, a case study, in a school of the municipal education network of Niterói, in order to reflect on the possibilities of democratic management in the school space with regard to School Councils. For the research, the following specific objectives were defined: to analyze the possibilities of democratic management in relation to School Councils, based on the concepts of democracy, participation and autonomy, in order to cooperate in the discussion, reflection and studies of school management; investigate the reality of the municipality and the school with the purpose of conducting a documentary survey regarding the School Councils; and, finally, to verify the presence or not of democratic actions regarding the School Councils, based on the analysis of the municipal documents and the school, with support in the interviews with the counselors and school director. The School Councils can enable the promotion of more democratic and participatory practices for the benefit of the school community in the construction of a space for dialogue and cooperative action. The paradigmatic change of management starts to look for in school administrative praxis the elements necessary to explore new paths and analyze the complexity of the relationships within it. Pedagogical and administrative practices need to be oriented so that they become participatory and democratic strategies. We can see how some of the results, for example, the fragility of the council as a space for shared decisions, the absence of the formation of the counselors and of a political disposition, besides the limited participation of the counselors. Finally, democratic management challenges all educators, based on dialogue and participation as the main instruments of this collective process163 f.Najjar, Jorge Nassim VieiraMocarzel, Marcelo Siqueira Maia VinagreAraújo, Flávia Monteiro de Barroshttp://lattes.cnpq.br/2209298043028133http://lattes.cnpq.br/9347392496995337http://lattes.cnpq.br/4368412805880296http://lattes.cnpq.br/8539546140860614Mattedi, Verônica2020-11-09T17:47:56Z2020-11-09T17:47:56Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMATTEDI, Verônica. Conselhos escolares e gestão democrática: ranços, avanços e possibilidades. 2018. 163 f. 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