Conselhos escolares e gestão democrática: ranços, avanços e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattedi, Verônica
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15829
Resumo: Esta dissertação visa analisar os Conselhos Escolares como possível fator de alargamento da gestão democrática em uma escola de educação básica. Para isso, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, um estudo de caso, em uma escola da rede municipal de Educação de Niterói, a fim de refletir sobre as possibilidades da gestão democrática no espaço escolar no que tange os Conselhos Escolares. Para a pesquisa, foram traçados os seguintes objetivos específicos: analisar as possibilidades da gestão democrática no que tange aos Conselhos Escolares, fundamentadas à luz dos conceitos de democracia, participação e autonomia, a fim de cooperar na discussão, reflexão e estudos da gestão escolar; investigar a realidade do município e da escola com intuito de realizar um levantamento documental referente aos Conselhos Escolares; e, por fim, verificar a presença ou não de ações democráticas no que diz respeito aos Conselhos Escolares, a partir da análise dos documentos municipais e da escola, com apoio nas entrevistas realizadas com os conselheiros e diretora da escola. Os Conselhos Escolares podem possibilitar a promoção de práticas mais democráticas e participativas em benefício da comunidade escolar na construção de um espaço de diálogo e de ação cooperativa. A mudança paradigmática da gestão passa a buscar na práxis administrativa escolar, os elementos necessários para percorrer novos caminhos e analisar a complexidade das relações em seu interior. As práticas pedagógicas e administrativas precisam ser orientadas para que se transformem em estratégias participativas e democráticas. Podemos verificar como alguns dos resultados, por exemplo, a fragilidade do conselho como espaço de decisões compartilhadas, a ausência da formação dos conselheiros e de uma disposição política, além da participação limitada dos conselheiros. Enfim, a gestão democrática desafia todos os educadores, com base no diálogo e na participação como os principais instrumentos desse processo coletivo
id UFF-2_4227b610f4ca7cd55a8816571a57ab85
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15829
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Conselhos escolares e gestão democrática: ranços, avanços e possibilidadesGestão democráticaConselhos escolaresParticipaçãoDemocraciaGestão democráticaConselho de educaçãoParticipação socialDemocraciaDemocratic managementSchool councilsParticipationDemocracyEsta dissertação visa analisar os Conselhos Escolares como possível fator de alargamento da gestão democrática em uma escola de educação básica. Para isso, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, um estudo de caso, em uma escola da rede municipal de Educação de Niterói, a fim de refletir sobre as possibilidades da gestão democrática no espaço escolar no que tange os Conselhos Escolares. Para a pesquisa, foram traçados os seguintes objetivos específicos: analisar as possibilidades da gestão democrática no que tange aos Conselhos Escolares, fundamentadas à luz dos conceitos de democracia, participação e autonomia, a fim de cooperar na discussão, reflexão e estudos da gestão escolar; investigar a realidade do município e da escola com intuito de realizar um levantamento documental referente aos Conselhos Escolares; e, por fim, verificar a presença ou não de ações democráticas no que diz respeito aos Conselhos Escolares, a partir da análise dos documentos municipais e da escola, com apoio nas entrevistas realizadas com os conselheiros e diretora da escola. Os Conselhos Escolares podem possibilitar a promoção de práticas mais democráticas e participativas em benefício da comunidade escolar na construção de um espaço de diálogo e de ação cooperativa. A mudança paradigmática da gestão passa a buscar na práxis administrativa escolar, os elementos necessários para percorrer novos caminhos e analisar a complexidade das relações em seu interior. As práticas pedagógicas e administrativas precisam ser orientadas para que se transformem em estratégias participativas e democráticas. Podemos verificar como alguns dos resultados, por exemplo, a fragilidade do conselho como espaço de decisões compartilhadas, a ausência da formação dos conselheiros e de uma disposição política, além da participação limitada dos conselheiros. Enfim, a gestão democrática desafia todos os educadores, com base no diálogo e na participação como os principais instrumentos desse processo coletivoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis dissertation aims to analyze School Councils as a possible extension of democratic management in a basic education school. For this, we conducted a qualitative research, a case study, in a school of the municipal education network of Niterói, in order to reflect on the possibilities of democratic management in the school space with regard to School Councils. For the research, the following specific objectives were defined: to analyze the possibilities of democratic management in relation to School Councils, based on the concepts of democracy, participation and autonomy, in order to cooperate in the discussion, reflection and studies of school management; investigate the reality of the municipality and the school with the purpose of conducting a documentary survey regarding the School Councils; and, finally, to verify the presence or not of democratic actions regarding the School Councils, based on the analysis of the municipal documents and the school, with support in the interviews with the counselors and school director. The School Councils can enable the promotion of more democratic and participatory practices for the benefit of the school community in the construction of a space for dialogue and cooperative action. The paradigmatic change of management starts to look for in school administrative praxis the elements necessary to explore new paths and analyze the complexity of the relationships within it. Pedagogical and administrative practices need to be oriented so that they become participatory and democratic strategies. We can see how some of the results, for example, the fragility of the council as a space for shared decisions, the absence of the formation of the counselors and of a political disposition, besides the limited participation of the counselors. Finally, democratic management challenges all educators, based on dialogue and participation as the main instruments of this collective process163 f.Najjar, Jorge Nassim VieiraMocarzel, Marcelo Siqueira Maia VinagreAraújo, Flávia Monteiro de Barroshttp://lattes.cnpq.br/2209298043028133http://lattes.cnpq.br/9347392496995337http://lattes.cnpq.br/4368412805880296http://lattes.cnpq.br/8539546140860614Mattedi, Verônica2020-11-09T17:47:56Z2020-11-09T17:47:56Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMATTEDI, Verônica. Conselhos escolares e gestão democrática: ranços, avanços e possibilidades. 2018. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15829http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-19T18:56:33Zoai:app.uff.br:1/15829Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-19T18:56:33Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Conselhos escolares e gestão democrática: ranços, avanços e possibilidades
title Conselhos escolares e gestão democrática: ranços, avanços e possibilidades
spellingShingle Conselhos escolares e gestão democrática: ranços, avanços e possibilidades
Mattedi, Verônica
Gestão democrática
Conselhos escolares
Participação
Democracia
Gestão democrática
Conselho de educação
Participação social
Democracia
Democratic management
School councils
Participation
Democracy
title_short Conselhos escolares e gestão democrática: ranços, avanços e possibilidades
title_full Conselhos escolares e gestão democrática: ranços, avanços e possibilidades
title_fullStr Conselhos escolares e gestão democrática: ranços, avanços e possibilidades
title_full_unstemmed Conselhos escolares e gestão democrática: ranços, avanços e possibilidades
title_sort Conselhos escolares e gestão democrática: ranços, avanços e possibilidades
author Mattedi, Verônica
author_facet Mattedi, Verônica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Najjar, Jorge Nassim Vieira
Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre
Araújo, Flávia Monteiro de Barros
http://lattes.cnpq.br/2209298043028133
http://lattes.cnpq.br/9347392496995337
http://lattes.cnpq.br/4368412805880296
http://lattes.cnpq.br/8539546140860614
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattedi, Verônica
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Conselhos escolares
Participação
Democracia
Gestão democrática
Conselho de educação
Participação social
Democracia
Democratic management
School councils
Participation
Democracy
topic Gestão democrática
Conselhos escolares
Participação
Democracia
Gestão democrática
Conselho de educação
Participação social
Democracia
Democratic management
School councils
Participation
Democracy
description Esta dissertação visa analisar os Conselhos Escolares como possível fator de alargamento da gestão democrática em uma escola de educação básica. Para isso, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, um estudo de caso, em uma escola da rede municipal de Educação de Niterói, a fim de refletir sobre as possibilidades da gestão democrática no espaço escolar no que tange os Conselhos Escolares. Para a pesquisa, foram traçados os seguintes objetivos específicos: analisar as possibilidades da gestão democrática no que tange aos Conselhos Escolares, fundamentadas à luz dos conceitos de democracia, participação e autonomia, a fim de cooperar na discussão, reflexão e estudos da gestão escolar; investigar a realidade do município e da escola com intuito de realizar um levantamento documental referente aos Conselhos Escolares; e, por fim, verificar a presença ou não de ações democráticas no que diz respeito aos Conselhos Escolares, a partir da análise dos documentos municipais e da escola, com apoio nas entrevistas realizadas com os conselheiros e diretora da escola. Os Conselhos Escolares podem possibilitar a promoção de práticas mais democráticas e participativas em benefício da comunidade escolar na construção de um espaço de diálogo e de ação cooperativa. A mudança paradigmática da gestão passa a buscar na práxis administrativa escolar, os elementos necessários para percorrer novos caminhos e analisar a complexidade das relações em seu interior. As práticas pedagógicas e administrativas precisam ser orientadas para que se transformem em estratégias participativas e democráticas. Podemos verificar como alguns dos resultados, por exemplo, a fragilidade do conselho como espaço de decisões compartilhadas, a ausência da formação dos conselheiros e de uma disposição política, além da participação limitada dos conselheiros. Enfim, a gestão democrática desafia todos os educadores, com base no diálogo e na participação como os principais instrumentos desse processo coletivo
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-11-09T17:47:56Z
2020-11-09T17:47:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATTEDI, Verônica. Conselhos escolares e gestão democrática: ranços, avanços e possibilidades. 2018. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15829
identifier_str_mv MATTEDI, Verônica. Conselhos escolares e gestão democrática: ranços, avanços e possibilidades. 2018. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044729297240064