Análise da implementação de embalagens sustentáveis em uma empresa do setor de vestuário no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32435 |
Resumo: | O presente projeto teve como objetivo analisar a implementação de embalagens sustentáveis para o e-commerce de uma empresa do setor de vestuário no Brasil, dada a relevância da pauta ambiental no cenário mundial e a possibilidade de redução de custos e capacidade de performance logística. Inicialmente, para possibilitar a implementação da nova embalagem, foi necessário propor atributos que minimizassem o impacto ambiental gerado, construir protótipos a partir das especificações levantadas e testá-los internamente quanto ao dimensionamento e resistência. Em seguida, com o protótipo final estabelecido, um envio teste a uma parte dos clientes das marcas da empresa possibilitou a aplicação de uma pesquisa de satisfação voltada especificamente para a avaliação da embalagem. Por fim, a partir dos resultados dessa pesquisa foi realizada uma análise onde obteve-se a constatação de que houve aceitação positiva por parte dos clientes em relação à implementação feita, já que 92% dos comentários contiveram impressões positivas sobre a nova embalagem e a nota média dada por esses foi de aproximadamente 4,6 tanto para seus aspectos gerais quanto para sua integridade na entrega do pedido. Desse modo, foi possível concluir que a implementação da nova versão da embalagem para o e-commerce da empresa é viável e pode ser expandida para suas demais marcas e clientes de maneira satisfatória |
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Análise da implementação de embalagens sustentáveis em uma empresa do setor de vestuário no BrasilEmbalagemSustentabilidadeE-commercePesquisa de SatisfaçãoEmbalagem SustentávelIndústria da ModaPackagingSustainabilityE-commerceSatisfaction surveySustainable PackagingFashion IndustryO presente projeto teve como objetivo analisar a implementação de embalagens sustentáveis para o e-commerce de uma empresa do setor de vestuário no Brasil, dada a relevância da pauta ambiental no cenário mundial e a possibilidade de redução de custos e capacidade de performance logística. Inicialmente, para possibilitar a implementação da nova embalagem, foi necessário propor atributos que minimizassem o impacto ambiental gerado, construir protótipos a partir das especificações levantadas e testá-los internamente quanto ao dimensionamento e resistência. Em seguida, com o protótipo final estabelecido, um envio teste a uma parte dos clientes das marcas da empresa possibilitou a aplicação de uma pesquisa de satisfação voltada especificamente para a avaliação da embalagem. Por fim, a partir dos resultados dessa pesquisa foi realizada uma análise onde obteve-se a constatação de que houve aceitação positiva por parte dos clientes em relação à implementação feita, já que 92% dos comentários contiveram impressões positivas sobre a nova embalagem e a nota média dada por esses foi de aproximadamente 4,6 tanto para seus aspectos gerais quanto para sua integridade na entrega do pedido. Desse modo, foi possível concluir que a implementação da nova versão da embalagem para o e-commerce da empresa é viável e pode ser expandida para suas demais marcas e clientes de maneira satisfatóriaThis project aimed to analyze the implementation of sustainable packaging for the e-commerce of a company in the clothing sector in Brazil, given the relevance of the environmental agenda on the world stage and the possibility of reducing costs and logistical performance capacity. Initially, to enable the implementation of the new packaging, it was necessary to propose attributes that would minimize the environmental impact generated, build prototypes based on the raised specifications and test them internally in terms of dimensioning and resistance. Then, with the final prototype established, a test shipment to some of the company's brand customers enabled the application of a satisfaction survey aimed specifically at evaluating the packaging. Finally, based on the results of this research, an analysis was made in which it was found that there was positive acceptance by customers in relation to the implementation, because 92% of the comments contained positive impressions about the new packaging and the score average given by these was approximately 4.6 for its general aspects and for its integrity in the delivery of the order. Thus, it was possible to conclude that the implementation of the new version of the packaging for the company's e-commerce is feasible and can be expanded to its other brands and customers in a satisfactory manner57 p.Machado, Flávio SilvaSilva, Maria Helena Teixeira daBella, Ricardo Luiz FernandesSobral, Ana Paula BarbosaValladão, Marina de Melo Dias2024-02-27T12:33:41Z2024-02-27T12:33:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVALLADÃO, Marina de Melo Dias. Análise da implementação de embalagens sustentáveis em uma empresa do setor de vestuário no Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32435CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-27T12:33:46Zoai:app.uff.br:1/32435Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:54.742258Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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