Paralelizando a renderização de superfícies implícitas com a técnica de Marching Tetrahedra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, João Pedro Sá
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dias, Gustavo Pergola Bahiense
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22542
Resumo: O algoritmo Marching Tetrahedra é utilizado para a renderizacão de superfícies implícitas em computação gráfica. Ele é baseado no processamento independente de tetraedros definidos em uma grade regular abrangendo todo o domínio da função implícita de interesse. Para a produção de superfícies de alta resolução ou de grande escala, o processamento de grandes quantidades de tetraedros é necessária. Devido a esse fato, estudamos neste trabalho a paralelização do algoritmo Marching Tetrahedra de forma a executar o algoritmo em um sistema distribuído, com o intuito de reduzir o tempo de execução em relação à implementação sequencial. A estratégia utilizada foi desenvolver um algoritmo paralelo mestre/trabalhadores, onde a carga de trabalho é distribuída entre os processadores e os resultados de cada um são enviados a um processador mestre que organiza estes resultados para se ter a solução final. A partir da implementação paralela proposta, conseguimos confirmar o ganho de eficiência para altas resoluções em relação à implementação sequencial através de experimentos computacionais. Pode-se também observar os impactos dos parâmetros de execução, evidenciando a necessidade de calibrar o programa para obter a maior eficiência. Foi possível evidenciar também casos em que a paralelização mostrou-se menos eficiente do que a implementação sequencial, devido a atrasos relacionados à comunicação entre os processos
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