A poética do sarau em a moreninha: liturgia e semiose
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8906 |
Resumo: | Com interesse particular nos estudos da oralidade no universo medieval, este trabalho visa a historiografar o sarau em sua origem etimológica e filológica. Investiga-se a sua liturgia enquanto estética da poética oral performatizada, enfatizando a análise das relações entre a recepção e o discurso, a voz, corpo e a interação entre performer e público atual, conforme os pressupostos teóricos baseados nos estudos do medievalista Paul Zumthor. Esta pesquisa pretende demonstrar a influência da poética do sarau na obra A Moreninha, de Joaquim Manoel de Macedo. Para tanto, serão abordados a voz do escritor romântico nos salões literários, o envolvimento dos poetas do século XIX com as festas literárias na esfera pública e privada, a presença da figura feminina nos saraus aristocráticos e as indumentárias que as personagens da obra de Macedo usam para compor o figurino e o cenário a partir da festividade lítero-musical. Há toda uma performance por trás das ações da protagonista Carolina, considerada a mais bela mulher morena da festa. Em seguida, discorre sobre a interseção entre a experiência do sarau e a teoria da recepção, preconizada por Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, estabelecendo conceitos e normas para a realização dos saraus oitocentistas |
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A poética do sarau em a moreninha: liturgia e semioseSarauJoaquim Manoel de MacedoA MoreninhaCostumes sociaisRomance brasileiroMacedo, Joaquim Manuel de, A MoreninhaCostumes sociaisAristocraciaMulherSoiréeSocial customsCom interesse particular nos estudos da oralidade no universo medieval, este trabalho visa a historiografar o sarau em sua origem etimológica e filológica. Investiga-se a sua liturgia enquanto estética da poética oral performatizada, enfatizando a análise das relações entre a recepção e o discurso, a voz, corpo e a interação entre performer e público atual, conforme os pressupostos teóricos baseados nos estudos do medievalista Paul Zumthor. Esta pesquisa pretende demonstrar a influência da poética do sarau na obra A Moreninha, de Joaquim Manoel de Macedo. Para tanto, serão abordados a voz do escritor romântico nos salões literários, o envolvimento dos poetas do século XIX com as festas literárias na esfera pública e privada, a presença da figura feminina nos saraus aristocráticos e as indumentárias que as personagens da obra de Macedo usam para compor o figurino e o cenário a partir da festividade lítero-musical. Há toda uma performance por trás das ações da protagonista Carolina, considerada a mais bela mulher morena da festa. Em seguida, discorre sobre a interseção entre a experiência do sarau e a teoria da recepção, preconizada por Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, estabelecendo conceitos e normas para a realização dos saraus oitocentistasParticular interests around medieval universe carried out some studies, this work aims at registering soirée in its etymological and physiological origin. Investigation on its liturgy as well as orally aesthetics emphasizes the analysis between reception and discurse, voice, body and the interacation between performer and the new public as the following theory based on Paul Zunthor‘ studies. This search concerns on to demonstrate soiree‘s poetic influence in the written of Joaquim Manoel de Macedo. Thus, the romantic writer‘s view is going to be presented the literary‘scenario, the poets‘ involvement in the XIX century with literary festivals in public and private life, the female‘s presence in the soirres‘ aristocracy and costumes worn by characters of Macedo‘s book which completes literary-music‘s festivity. There is also a performance beyond the protagonist, Carolina, considered the most beautiful brunette woman of the party. Then, there is an argument across the intervention between soirre‘s experience and the theory‘s reception pointed out by Hans Robert Jauss and Wolfgang Iser, stablished concepts and rules for realization of nineteenth-century115f.Farinaccio, Pascoal orientadorSantos, Cristina Maria Paes dosSantos, Matildes Demétrio dosAraujo, Jander Antonio Sá de2019-03-26T14:40:37Z2019-03-26T14:40:37Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8906openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-10T18:36:48Zoai:app.uff.br:1/8906Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:21.933576Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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