A poética do sarau em a moreninha: liturgia e semiose

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Jander Antonio Sá de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8906
Resumo: Com interesse particular nos estudos da oralidade no universo medieval, este trabalho visa a historiografar o sarau em sua origem etimológica e filológica. Investiga-se a sua liturgia enquanto estética da poética oral performatizada, enfatizando a análise das relações entre a recepção e o discurso, a voz, corpo e a interação entre performer e público atual, conforme os pressupostos teóricos baseados nos estudos do medievalista Paul Zumthor. Esta pesquisa pretende demonstrar a influência da poética do sarau na obra A Moreninha, de Joaquim Manoel de Macedo. Para tanto, serão abordados a voz do escritor romântico nos salões literários, o envolvimento dos poetas do século XIX com as festas literárias na esfera pública e privada, a presença da figura feminina nos saraus aristocráticos e as indumentárias que as personagens da obra de Macedo usam para compor o figurino e o cenário a partir da festividade lítero-musical. Há toda uma performance por trás das ações da protagonista Carolina, considerada a mais bela mulher morena da festa. Em seguida, discorre sobre a interseção entre a experiência do sarau e a teoria da recepção, preconizada por Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, estabelecendo conceitos e normas para a realização dos saraus oitocentistas
id UFF-2_435c08f6cbfe257c2c63ef56862caae4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8906
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A poética do sarau em a moreninha: liturgia e semioseSarauJoaquim Manoel de MacedoA MoreninhaCostumes sociaisRomance brasileiroMacedo, Joaquim Manuel de, A MoreninhaCostumes sociaisAristocraciaMulherSoiréeSocial customsCom interesse particular nos estudos da oralidade no universo medieval, este trabalho visa a historiografar o sarau em sua origem etimológica e filológica. Investiga-se a sua liturgia enquanto estética da poética oral performatizada, enfatizando a análise das relações entre a recepção e o discurso, a voz, corpo e a interação entre performer e público atual, conforme os pressupostos teóricos baseados nos estudos do medievalista Paul Zumthor. Esta pesquisa pretende demonstrar a influência da poética do sarau na obra A Moreninha, de Joaquim Manoel de Macedo. Para tanto, serão abordados a voz do escritor romântico nos salões literários, o envolvimento dos poetas do século XIX com as festas literárias na esfera pública e privada, a presença da figura feminina nos saraus aristocráticos e as indumentárias que as personagens da obra de Macedo usam para compor o figurino e o cenário a partir da festividade lítero-musical. Há toda uma performance por trás das ações da protagonista Carolina, considerada a mais bela mulher morena da festa. Em seguida, discorre sobre a interseção entre a experiência do sarau e a teoria da recepção, preconizada por Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, estabelecendo conceitos e normas para a realização dos saraus oitocentistasParticular interests around medieval universe carried out some studies, this work aims at registering soirée in its etymological and physiological origin. Investigation on its liturgy as well as orally aesthetics emphasizes the analysis between reception and discurse, voice, body and the interacation between performer and the new public as the following theory based on Paul Zunthor‘ studies. This search concerns on to demonstrate soiree‘s poetic influence in the written of Joaquim Manoel de Macedo. Thus, the romantic writer‘s view is going to be presented the literary‘scenario, the poets‘ involvement in the XIX century with literary festivals in public and private life, the female‘s presence in the soirres‘ aristocracy and costumes worn by characters of Macedo‘s book which completes literary-music‘s festivity. There is also a performance beyond the protagonist, Carolina, considered the most beautiful brunette woman of the party. Then, there is an argument across the intervention between soirre‘s experience and the theory‘s reception pointed out by Hans Robert Jauss and Wolfgang Iser, stablished concepts and rules for realization of nineteenth-century115f.Farinaccio, Pascoal orientadorSantos, Cristina Maria Paes dosSantos, Matildes Demétrio dosAraujo, Jander Antonio Sá de2019-03-26T14:40:37Z2019-03-26T14:40:37Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8906openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-10T18:36:48Zoai:app.uff.br:1/8906Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-10T18:36:48Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A poética do sarau em a moreninha: liturgia e semiose
title A poética do sarau em a moreninha: liturgia e semiose
spellingShingle A poética do sarau em a moreninha: liturgia e semiose
Araujo, Jander Antonio Sá de
Sarau
Joaquim Manoel de Macedo
A Moreninha
Costumes sociais
Romance brasileiro
Macedo, Joaquim Manuel de, A Moreninha
Costumes sociais
Aristocracia
Mulher
Soirée
Social customs
title_short A poética do sarau em a moreninha: liturgia e semiose
title_full A poética do sarau em a moreninha: liturgia e semiose
title_fullStr A poética do sarau em a moreninha: liturgia e semiose
title_full_unstemmed A poética do sarau em a moreninha: liturgia e semiose
title_sort A poética do sarau em a moreninha: liturgia e semiose
author Araujo, Jander Antonio Sá de
author_facet Araujo, Jander Antonio Sá de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farinaccio, Pascoal orientador
Santos, Cristina Maria Paes dos
Santos, Matildes Demétrio dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Jander Antonio Sá de
dc.subject.por.fl_str_mv Sarau
Joaquim Manoel de Macedo
A Moreninha
Costumes sociais
Romance brasileiro
Macedo, Joaquim Manuel de, A Moreninha
Costumes sociais
Aristocracia
Mulher
Soirée
Social customs
topic Sarau
Joaquim Manoel de Macedo
A Moreninha
Costumes sociais
Romance brasileiro
Macedo, Joaquim Manuel de, A Moreninha
Costumes sociais
Aristocracia
Mulher
Soirée
Social customs
description Com interesse particular nos estudos da oralidade no universo medieval, este trabalho visa a historiografar o sarau em sua origem etimológica e filológica. Investiga-se a sua liturgia enquanto estética da poética oral performatizada, enfatizando a análise das relações entre a recepção e o discurso, a voz, corpo e a interação entre performer e público atual, conforme os pressupostos teóricos baseados nos estudos do medievalista Paul Zumthor. Esta pesquisa pretende demonstrar a influência da poética do sarau na obra A Moreninha, de Joaquim Manoel de Macedo. Para tanto, serão abordados a voz do escritor romântico nos salões literários, o envolvimento dos poetas do século XIX com as festas literárias na esfera pública e privada, a presença da figura feminina nos saraus aristocráticos e as indumentárias que as personagens da obra de Macedo usam para compor o figurino e o cenário a partir da festividade lítero-musical. Há toda uma performance por trás das ações da protagonista Carolina, considerada a mais bela mulher morena da festa. Em seguida, discorre sobre a interseção entre a experiência do sarau e a teoria da recepção, preconizada por Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, estabelecendo conceitos e normas para a realização dos saraus oitocentistas
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-03-26T14:40:37Z
2019-03-26T14:40:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/8906
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838781359783936