Camelô no camelódromo não fica na pista: uma etnografia acerca da construção e desconstrução de regras no Mercado Popular da Uruguaiana - RJ.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9164 |
Resumo: | Essa dissertação é resultado de um trabalho de campo realizado desde o ano de 2006 no Mercado Popular da Uruguaiana - MPU, também conhecido como Camelódromo da Uruguaiana. Criado em 1994, sob o argumento de acabar com a desordem nas vias públicas do Centro do município do Rio de Janeiro, o espaço configurou-se, na concepção de autoridades públicas e da mídia carioca, como um espaço que se mantém a partir de atividades ilegais. Entretanto, o Mercado Popular da Uruguaiana abriga uma série de pequenos mercados, fator que não permitiria qualificá-lo como um local de características rígidas, assim, os valores e as regras que estão em jogo não abrangem o Camelódromo como um todo. Embora identificado como um território sem lei, o MPU é delineado por uma multiplicidade de negociações que extrapolam a idéia de (i)legalidade e adentram num universo de códigos, regras, rupturas e moralidades. O trabalho fora elaborado com o propósito de reconstruir parte da história do Mercado a partir da observação das formas que se sucedem a ocupação, a apropriação e a gestão do espaço público urbano. O objetivo dessa dissertação é descrever e analisar, com o olhar direcionado à interação dos atores, os aspectos que permitirão compreender como suas ações possibilitaram a instalação, transformação e consolidação do Mercado. |
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Camelô no camelódromo não fica na pista: uma etnografia acerca da construção e desconstrução de regras no Mercado Popular da Uruguaiana - RJ.camelôassociativismoespaço público urbanoadministração institucional de conflitos.Vendedor ambulanteEspaço públicoOrdenamento territorialRio de JaneiroStreet peddlersassociationsurban public spaceinstitutional management conflicts.Essa dissertação é resultado de um trabalho de campo realizado desde o ano de 2006 no Mercado Popular da Uruguaiana - MPU, também conhecido como Camelódromo da Uruguaiana. Criado em 1994, sob o argumento de acabar com a desordem nas vias públicas do Centro do município do Rio de Janeiro, o espaço configurou-se, na concepção de autoridades públicas e da mídia carioca, como um espaço que se mantém a partir de atividades ilegais. Entretanto, o Mercado Popular da Uruguaiana abriga uma série de pequenos mercados, fator que não permitiria qualificá-lo como um local de características rígidas, assim, os valores e as regras que estão em jogo não abrangem o Camelódromo como um todo. Embora identificado como um território sem lei, o MPU é delineado por uma multiplicidade de negociações que extrapolam a idéia de (i)legalidade e adentram num universo de códigos, regras, rupturas e moralidades. O trabalho fora elaborado com o propósito de reconstruir parte da história do Mercado a partir da observação das formas que se sucedem a ocupação, a apropriação e a gestão do espaço público urbano. O objetivo dessa dissertação é descrever e analisar, com o olhar direcionado à interação dos atores, os aspectos que permitirão compreender como suas ações possibilitaram a instalação, transformação e consolidação do Mercado.This thesis is a result of fieldwork researched and observed since 2006 at the Uruguayan Popular Market - MPU, also known as the Camelódromo da Uruguaiana. Founded in 1994, searching to put an end to the disorderly downtown streets in Rio de Janeiro, the space was designed from the beginning by public authorities and the local media as a space that remains free from illegal activities. However, the MPU hosts a number of small markets, a factor that doesn’t allow to be managed as strict needed because of its rigid characteristics, so the values and rules that are at stake do not include the Camelódromo as a whole. Although identified as a lawless territory, the MPU is delineated by a multiplicity of negotiations that go beyond the idea of (i) legality and step into a universe of codes, rules, ruptures and morals. The work had been prepared in order to rebuild part of the market’s history through an observation of the forms that follow the occupation, ownership and management of urban public space. The objective of this thesis is to describe and analyze, with a direct focus on interaction between street peddlers and the aspects that will permit us to understand how their actions allowed the installation, transformation and consolidation of the market.115fNiteróiLima, Roberto Kant deSé, Kátia SentoMello, Marco Antônio da SilvaPires, Lenin dos SantosPita, Maria VictoriaCanellas, Lidia2019-04-11T14:35:01Z2019-04-11T14:35:01Z2010-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCANELLAS, Lidia. Camelô no Camelódromo não fica na pista: uma etnografia acerca da construção e desconstrução de regras no Mercado Popular da Uruguaiana - RJ. 2010. p.115. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós Graduação em Antropologia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9164Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-08T21:56:33Zoai:app.uff.br:1/9164Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:23.948281Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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