Em Nome de Jesus: um estudo sobre religião, política e cultura na escola pública laica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Luciana de Almeida
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21098
Resumo: Com que propósito uma dissertação se anuncia em forma de terço? Como a relação forma x conteúdo estão articuladas e como pretendem provocar o leitor? Antes de entrar mais detalhadamente nestas questões, que serão tocadas ao longo deste trabalho, vale retomar as origens desta devoção católica. O terço é uma oração que deriva do rosário. A palavra rosarium vem do latim medieval, que quer dizer, jardim de rosas. Embora a centralidade da oração baseie-se na figura de Cristo, a condução utilizada exalta a figura de Maria, sua mãe: muitos poemas se referiam a Maria como um jardim de rosas. Daí surge o rosário, que vem de rosa, flor que ocupa o primeiro lugar entre todas, assim como Maria é a primeira entre as criaturas .1 Seu surgimento está relacionado à oração dos Salmos, pois o rosário chamava-se saltério de Nossa Senhora e de Jesus Cristo e reunia 150 rosas em homenagem a Maria, representando os Salmos que na Bíblia são igualmente em número de 150. Seu propósito voltava-se para os leigos analfabetos, que convertidos ao catolicismo, apresentavam dificuldades em participar da recitação dos 150 salmos. Por esta razão, no século X, começaram a rezar 150 pai-nossos, que foram com o tempo, substituídos por 150 ave-marias. Para contar esta quantidade de orações, as pessoas costumavam andar com pedrinhas, pequenos ossos, gravetos ou faziam nozinhos nos cordões, a fim de ter um controle sobre a seqüência de suas preces.
id UFF-2_444e86858de2be951ac1564a7febd0c8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21098
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Em Nome de Jesus: um estudo sobre religião, política e cultura na escola pública laicaReligiãoEscola públicaEnsinoReligião nas escolas públicasEnsino religiosoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCom que propósito uma dissertação se anuncia em forma de terço? Como a relação forma x conteúdo estão articuladas e como pretendem provocar o leitor? Antes de entrar mais detalhadamente nestas questões, que serão tocadas ao longo deste trabalho, vale retomar as origens desta devoção católica. O terço é uma oração que deriva do rosário. A palavra rosarium vem do latim medieval, que quer dizer, jardim de rosas. Embora a centralidade da oração baseie-se na figura de Cristo, a condução utilizada exalta a figura de Maria, sua mãe: muitos poemas se referiam a Maria como um jardim de rosas. Daí surge o rosário, que vem de rosa, flor que ocupa o primeiro lugar entre todas, assim como Maria é a primeira entre as criaturas .1 Seu surgimento está relacionado à oração dos Salmos, pois o rosário chamava-se saltério de Nossa Senhora e de Jesus Cristo e reunia 150 rosas em homenagem a Maria, representando os Salmos que na Bíblia são igualmente em número de 150. Seu propósito voltava-se para os leigos analfabetos, que convertidos ao catolicismo, apresentavam dificuldades em participar da recitação dos 150 salmos. Por esta razão, no século X, começaram a rezar 150 pai-nossos, que foram com o tempo, substituídos por 150 ave-marias. Para contar esta quantidade de orações, as pessoas costumavam andar com pedrinhas, pequenos ossos, gravetos ou faziam nozinhos nos cordões, a fim de ter um controle sobre a seqüência de suas preces.Universidade Federal FluminensePrograma de Pós-graduação em EducaçãoEducaçãoBRUFFPauletto, Lygia Baptista Pereira SegalaCPF:44322133122http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720557J6Garcia, Regina Maria LeiteCPF:55311539704http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783065U6Machado, Maria das Dores CamposCPF:09988766522http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727090Y4Campos, Luciana de Almeida2021-03-10T20:51:59Z2005-03-232021-03-10T20:51:59Z2004-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21098porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:51:59Zoai:app.uff.br:1/21098Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:29.451901Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Em Nome de Jesus: um estudo sobre religião, política e cultura na escola pública laica
title Em Nome de Jesus: um estudo sobre religião, política e cultura na escola pública laica
spellingShingle Em Nome de Jesus: um estudo sobre religião, política e cultura na escola pública laica
Campos, Luciana de Almeida
Religião
Escola pública
Ensino
Religião nas escolas públicas
Ensino religioso
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Em Nome de Jesus: um estudo sobre religião, política e cultura na escola pública laica
title_full Em Nome de Jesus: um estudo sobre religião, política e cultura na escola pública laica
title_fullStr Em Nome de Jesus: um estudo sobre religião, política e cultura na escola pública laica
title_full_unstemmed Em Nome de Jesus: um estudo sobre religião, política e cultura na escola pública laica
title_sort Em Nome de Jesus: um estudo sobre religião, política e cultura na escola pública laica
author Campos, Luciana de Almeida
author_facet Campos, Luciana de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pauletto, Lygia Baptista Pereira Segala
CPF:44322133122
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720557J6
Garcia, Regina Maria Leite
CPF:55311539704
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783065U6
Machado, Maria das Dores Campos
CPF:09988766522
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727090Y4
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Luciana de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Religião
Escola pública
Ensino
Religião nas escolas públicas
Ensino religioso
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Religião
Escola pública
Ensino
Religião nas escolas públicas
Ensino religioso
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Com que propósito uma dissertação se anuncia em forma de terço? Como a relação forma x conteúdo estão articuladas e como pretendem provocar o leitor? Antes de entrar mais detalhadamente nestas questões, que serão tocadas ao longo deste trabalho, vale retomar as origens desta devoção católica. O terço é uma oração que deriva do rosário. A palavra rosarium vem do latim medieval, que quer dizer, jardim de rosas. Embora a centralidade da oração baseie-se na figura de Cristo, a condução utilizada exalta a figura de Maria, sua mãe: muitos poemas se referiam a Maria como um jardim de rosas. Daí surge o rosário, que vem de rosa, flor que ocupa o primeiro lugar entre todas, assim como Maria é a primeira entre as criaturas .1 Seu surgimento está relacionado à oração dos Salmos, pois o rosário chamava-se saltério de Nossa Senhora e de Jesus Cristo e reunia 150 rosas em homenagem a Maria, representando os Salmos que na Bíblia são igualmente em número de 150. Seu propósito voltava-se para os leigos analfabetos, que convertidos ao catolicismo, apresentavam dificuldades em participar da recitação dos 150 salmos. Por esta razão, no século X, começaram a rezar 150 pai-nossos, que foram com o tempo, substituídos por 150 ave-marias. Para contar esta quantidade de orações, as pessoas costumavam andar com pedrinhas, pequenos ossos, gravetos ou faziam nozinhos nos cordões, a fim de ter um controle sobre a seqüência de suas preces.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-09-08
2005-03-23
2021-03-10T20:51:59Z
2021-03-10T20:51:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/21098
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
BR
UFF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
BR
UFF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823675939225600