O samba como elemento de identidade brasileira no contexto do ensino de Português do Brasil para estrangeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Deise Dulce Barreto De
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9667
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar o lugar do gênero musical samba em materiais didáticos voltados ao ensino de Português do Brasil para Estrangeiros, observando a sua função enquanto recurso didático, promotor da interação entre língua e cultura brasileira. Partindo do pressuposto de que o samba é um arquivo social, linguístico e cultural, realizou-se a análise de três livros didáticos adotados em cursos de idiomas do estado do Rio de Janeiro, editados entre os anos 2008 e 2014. Como objetivos específicos, buscamos identificar estereótipos acerca do brasileiro, analisar o potencial do samba como recurso presente no manual didático e contribuir para os estudos de Português do Brasil para Estrangeiros, sugerindo reflexão sobre as práticas pedagógicas. A base teórica desta pesquisa destaca os conceitos de cultura, identidade e interculturalidade, discutidos por autores como Raymond Williams e Denys Cuche e Michael Byram. Nossa metodologia segue o formato de análise qualitativa, de cunho exploratório, examinando os elementos relacionados ao samba dispostos nos manuais didáticos, os quais se encontram em forma de textos verbais, textos não-verbais ou textos multimodais. Torna-se relevante realizar esta pesquisa, voltada à área de contato linguístico, a fim de estimular a reflexão sobre os discursos que fazem parte da construção de saberes, além de avaliar o processo de construção da identidade linguística do estrangeiro e sua percepção do contexto cultural em que está inserido
id UFF-2_44c8ca75519be52c1d9355d3a7cbcdf8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9667
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O samba como elemento de identidade brasileira no contexto do ensino de Português do Brasil para estrangeirosPortuguês do Brasil para estrangeirosSambaMaterial didáticoIdentidadeProdução intelectualPortuguês no BrasilEstrangeirosSambaMaterial didáticoIdentidadePortuguese for foreignersSambaTextbookA presente pesquisa teve como objetivo investigar o lugar do gênero musical samba em materiais didáticos voltados ao ensino de Português do Brasil para Estrangeiros, observando a sua função enquanto recurso didático, promotor da interação entre língua e cultura brasileira. Partindo do pressuposto de que o samba é um arquivo social, linguístico e cultural, realizou-se a análise de três livros didáticos adotados em cursos de idiomas do estado do Rio de Janeiro, editados entre os anos 2008 e 2014. Como objetivos específicos, buscamos identificar estereótipos acerca do brasileiro, analisar o potencial do samba como recurso presente no manual didático e contribuir para os estudos de Português do Brasil para Estrangeiros, sugerindo reflexão sobre as práticas pedagógicas. A base teórica desta pesquisa destaca os conceitos de cultura, identidade e interculturalidade, discutidos por autores como Raymond Williams e Denys Cuche e Michael Byram. Nossa metodologia segue o formato de análise qualitativa, de cunho exploratório, examinando os elementos relacionados ao samba dispostos nos manuais didáticos, os quais se encontram em forma de textos verbais, textos não-verbais ou textos multimodais. Torna-se relevante realizar esta pesquisa, voltada à área de contato linguístico, a fim de estimular a reflexão sobre os discursos que fazem parte da construção de saberes, além de avaliar o processo de construção da identidade linguística do estrangeiro e sua percepção do contexto cultural em que está inseridoThe present research aimed to investigate the place of the musical genre samba in didactic materials aimed at the teaching of Portuguese for Foreigners, observing its function as a didactic resource promoting the interaction between Brazilian language and its culture. Based on the assumption that samba is a social, linguistic and cultural archive, we examined three textbooks adopted in language courses in the state of Rio de Janeiro that were published between 2008 and 2014. Our specific objectives were identifying stereotypes of Brazilian people, analyzing the potential of samba as a resourceful tool in textbooks, contributing effectively to Portuguese for Foreigners studies, and suggesting a reflection upon pedagogical practices. The theoretical basis of this research highlights the concepts of culture, identity and interculturality, discussed by authors such as Raymond Williams, and Denys Cuche and Michael Byram. Our methodology follows the format of qualitative, exploratory analysis, examining the elements associated with samba in textbooks, as verbal, nonverbal or multimodal texts. It is relevant to carry out this research of linguistic contact area in order to stimulate a critical reflection on the discourses that are part of the construction of knowledge, alongside process evaluation of the construction of the linguistic identity of the foreigner and his perception of the cultural context of the place where he belongs to122 f.Pereira, Telma Cristina de Almeida SilvaSanson, Cirlene de SousaAlencar, Ricardo BorgesRebello, Adriana Leite do PradoLemos, Deise Dulce Barreto De2019-05-24T14:16:00Z2019-05-24T14:16:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9667CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-27T23:32:58Zoai:app.uff.br:1/9667Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-27T23:32:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O samba como elemento de identidade brasileira no contexto do ensino de Português do Brasil para estrangeiros
title O samba como elemento de identidade brasileira no contexto do ensino de Português do Brasil para estrangeiros
spellingShingle O samba como elemento de identidade brasileira no contexto do ensino de Português do Brasil para estrangeiros
Lemos, Deise Dulce Barreto De
Português do Brasil para estrangeiros
Samba
Material didático
Identidade
Produção intelectual
Português no Brasil
Estrangeiros
Samba
Material didático
Identidade
Portuguese for foreigners
Samba
Textbook
title_short O samba como elemento de identidade brasileira no contexto do ensino de Português do Brasil para estrangeiros
title_full O samba como elemento de identidade brasileira no contexto do ensino de Português do Brasil para estrangeiros
title_fullStr O samba como elemento de identidade brasileira no contexto do ensino de Português do Brasil para estrangeiros
title_full_unstemmed O samba como elemento de identidade brasileira no contexto do ensino de Português do Brasil para estrangeiros
title_sort O samba como elemento de identidade brasileira no contexto do ensino de Português do Brasil para estrangeiros
author Lemos, Deise Dulce Barreto De
author_facet Lemos, Deise Dulce Barreto De
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva
Sanson, Cirlene de Sousa
Alencar, Ricardo Borges
Rebello, Adriana Leite do Prado
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Deise Dulce Barreto De
dc.subject.por.fl_str_mv Português do Brasil para estrangeiros
Samba
Material didático
Identidade
Produção intelectual
Português no Brasil
Estrangeiros
Samba
Material didático
Identidade
Portuguese for foreigners
Samba
Textbook
topic Português do Brasil para estrangeiros
Samba
Material didático
Identidade
Produção intelectual
Português no Brasil
Estrangeiros
Samba
Material didático
Identidade
Portuguese for foreigners
Samba
Textbook
description A presente pesquisa teve como objetivo investigar o lugar do gênero musical samba em materiais didáticos voltados ao ensino de Português do Brasil para Estrangeiros, observando a sua função enquanto recurso didático, promotor da interação entre língua e cultura brasileira. Partindo do pressuposto de que o samba é um arquivo social, linguístico e cultural, realizou-se a análise de três livros didáticos adotados em cursos de idiomas do estado do Rio de Janeiro, editados entre os anos 2008 e 2014. Como objetivos específicos, buscamos identificar estereótipos acerca do brasileiro, analisar o potencial do samba como recurso presente no manual didático e contribuir para os estudos de Português do Brasil para Estrangeiros, sugerindo reflexão sobre as práticas pedagógicas. A base teórica desta pesquisa destaca os conceitos de cultura, identidade e interculturalidade, discutidos por autores como Raymond Williams e Denys Cuche e Michael Byram. Nossa metodologia segue o formato de análise qualitativa, de cunho exploratório, examinando os elementos relacionados ao samba dispostos nos manuais didáticos, os quais se encontram em forma de textos verbais, textos não-verbais ou textos multimodais. Torna-se relevante realizar esta pesquisa, voltada à área de contato linguístico, a fim de estimular a reflexão sobre os discursos que fazem parte da construção de saberes, além de avaliar o processo de construção da identidade linguística do estrangeiro e sua percepção do contexto cultural em que está inserido
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-05-24T14:16:00Z
2019-05-24T14:16:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9667
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135243753259008