O samba como elemento de identidade brasileira no contexto do ensino de Português do Brasil para estrangeiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9667 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar o lugar do gênero musical samba em materiais didáticos voltados ao ensino de Português do Brasil para Estrangeiros, observando a sua função enquanto recurso didático, promotor da interação entre língua e cultura brasileira. Partindo do pressuposto de que o samba é um arquivo social, linguístico e cultural, realizou-se a análise de três livros didáticos adotados em cursos de idiomas do estado do Rio de Janeiro, editados entre os anos 2008 e 2014. Como objetivos específicos, buscamos identificar estereótipos acerca do brasileiro, analisar o potencial do samba como recurso presente no manual didático e contribuir para os estudos de Português do Brasil para Estrangeiros, sugerindo reflexão sobre as práticas pedagógicas. A base teórica desta pesquisa destaca os conceitos de cultura, identidade e interculturalidade, discutidos por autores como Raymond Williams e Denys Cuche e Michael Byram. Nossa metodologia segue o formato de análise qualitativa, de cunho exploratório, examinando os elementos relacionados ao samba dispostos nos manuais didáticos, os quais se encontram em forma de textos verbais, textos não-verbais ou textos multimodais. Torna-se relevante realizar esta pesquisa, voltada à área de contato linguístico, a fim de estimular a reflexão sobre os discursos que fazem parte da construção de saberes, além de avaliar o processo de construção da identidade linguística do estrangeiro e sua percepção do contexto cultural em que está inserido |
id |
UFF-2_44c8ca75519be52c1d9355d3a7cbcdf8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9667 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O samba como elemento de identidade brasileira no contexto do ensino de Português do Brasil para estrangeirosPortuguês do Brasil para estrangeirosSambaMaterial didáticoIdentidadeProdução intelectualPortuguês no BrasilEstrangeirosSambaMaterial didáticoIdentidadePortuguese for foreignersSambaTextbookA presente pesquisa teve como objetivo investigar o lugar do gênero musical samba em materiais didáticos voltados ao ensino de Português do Brasil para Estrangeiros, observando a sua função enquanto recurso didático, promotor da interação entre língua e cultura brasileira. Partindo do pressuposto de que o samba é um arquivo social, linguístico e cultural, realizou-se a análise de três livros didáticos adotados em cursos de idiomas do estado do Rio de Janeiro, editados entre os anos 2008 e 2014. Como objetivos específicos, buscamos identificar estereótipos acerca do brasileiro, analisar o potencial do samba como recurso presente no manual didático e contribuir para os estudos de Português do Brasil para Estrangeiros, sugerindo reflexão sobre as práticas pedagógicas. A base teórica desta pesquisa destaca os conceitos de cultura, identidade e interculturalidade, discutidos por autores como Raymond Williams e Denys Cuche e Michael Byram. Nossa metodologia segue o formato de análise qualitativa, de cunho exploratório, examinando os elementos relacionados ao samba dispostos nos manuais didáticos, os quais se encontram em forma de textos verbais, textos não-verbais ou textos multimodais. Torna-se relevante realizar esta pesquisa, voltada à área de contato linguístico, a fim de estimular a reflexão sobre os discursos que fazem parte da construção de saberes, além de avaliar o processo de construção da identidade linguística do estrangeiro e sua percepção do contexto cultural em que está inseridoThe present research aimed to investigate the place of the musical genre samba in didactic materials aimed at the teaching of Portuguese for Foreigners, observing its function as a didactic resource promoting the interaction between Brazilian language and its culture. Based on the assumption that samba is a social, linguistic and cultural archive, we examined three textbooks adopted in language courses in the state of Rio de Janeiro that were published between 2008 and 2014. Our specific objectives were identifying stereotypes of Brazilian people, analyzing the potential of samba as a resourceful tool in textbooks, contributing effectively to Portuguese for Foreigners studies, and suggesting a reflection upon pedagogical practices. The theoretical basis of this research highlights the concepts of culture, identity and interculturality, discussed by authors such as Raymond Williams, and Denys Cuche and Michael Byram. Our methodology follows the format of qualitative, exploratory analysis, examining the elements associated with samba in textbooks, as verbal, nonverbal or multimodal texts. It is relevant to carry out this research of linguistic contact area in order to stimulate a critical reflection on the discourses that are part of the construction of knowledge, alongside process evaluation of the construction of the linguistic identity of the foreigner and his perception of the cultural context of the place where he belongs to122 f.Pereira, Telma Cristina de Almeida SilvaSanson, Cirlene de SousaAlencar, Ricardo BorgesRebello, Adriana Leite do PradoLemos, Deise Dulce Barreto De2019-05-24T14:16:00Z2019-05-24T14:16:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9667CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-27T23:32:58Zoai:app.uff.br:1/9667Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-27T23:32:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O samba como elemento de identidade brasileira no contexto do ensino de Português do Brasil para estrangeiros |
title |
O samba como elemento de identidade brasileira no contexto do ensino de Português do Brasil para estrangeiros |
spellingShingle |
O samba como elemento de identidade brasileira no contexto do ensino de Português do Brasil para estrangeiros Lemos, Deise Dulce Barreto De Português do Brasil para estrangeiros Samba Material didático Identidade Produção intelectual Português no Brasil Estrangeiros Samba Material didático Identidade Portuguese for foreigners Samba Textbook |
title_short |
O samba como elemento de identidade brasileira no contexto do ensino de Português do Brasil para estrangeiros |
title_full |
O samba como elemento de identidade brasileira no contexto do ensino de Português do Brasil para estrangeiros |
title_fullStr |
O samba como elemento de identidade brasileira no contexto do ensino de Português do Brasil para estrangeiros |
title_full_unstemmed |
O samba como elemento de identidade brasileira no contexto do ensino de Português do Brasil para estrangeiros |
title_sort |
O samba como elemento de identidade brasileira no contexto do ensino de Português do Brasil para estrangeiros |
author |
Lemos, Deise Dulce Barreto De |
author_facet |
Lemos, Deise Dulce Barreto De |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva Sanson, Cirlene de Sousa Alencar, Ricardo Borges Rebello, Adriana Leite do Prado |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Deise Dulce Barreto De |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Português do Brasil para estrangeiros Samba Material didático Identidade Produção intelectual Português no Brasil Estrangeiros Samba Material didático Identidade Portuguese for foreigners Samba Textbook |
topic |
Português do Brasil para estrangeiros Samba Material didático Identidade Produção intelectual Português no Brasil Estrangeiros Samba Material didático Identidade Portuguese for foreigners Samba Textbook |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo investigar o lugar do gênero musical samba em materiais didáticos voltados ao ensino de Português do Brasil para Estrangeiros, observando a sua função enquanto recurso didático, promotor da interação entre língua e cultura brasileira. Partindo do pressuposto de que o samba é um arquivo social, linguístico e cultural, realizou-se a análise de três livros didáticos adotados em cursos de idiomas do estado do Rio de Janeiro, editados entre os anos 2008 e 2014. Como objetivos específicos, buscamos identificar estereótipos acerca do brasileiro, analisar o potencial do samba como recurso presente no manual didático e contribuir para os estudos de Português do Brasil para Estrangeiros, sugerindo reflexão sobre as práticas pedagógicas. A base teórica desta pesquisa destaca os conceitos de cultura, identidade e interculturalidade, discutidos por autores como Raymond Williams e Denys Cuche e Michael Byram. Nossa metodologia segue o formato de análise qualitativa, de cunho exploratório, examinando os elementos relacionados ao samba dispostos nos manuais didáticos, os quais se encontram em forma de textos verbais, textos não-verbais ou textos multimodais. Torna-se relevante realizar esta pesquisa, voltada à área de contato linguístico, a fim de estimular a reflexão sobre os discursos que fazem parte da construção de saberes, além de avaliar o processo de construção da identidade linguística do estrangeiro e sua percepção do contexto cultural em que está inserido |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-05-24T14:16:00Z 2019-05-24T14:16:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9667 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135243753259008 |