As representações culturais no romance: o alegre canto da perdiz de Paulina Chiziane

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Mariana Motta Campinho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10092
Resumo: Em O alegre canto da perdiz (2008), quinto romance de Paulina Chiziane, a autora faz um resgate histórico ao retratar a colonização de Moçambique. Esta pesquisa busca analisar os personagens principais da narrativa a partir de suas possíveis correspondentes representações culturais naquela sociedade. Duas dessas representações nos são mais pertinentes: primeiro, o ser africano como extensão da terra, despido de sua humanidade, objeto de posse do colonizador; e, segundo, esta mesma representação, mas subvertida: o ser como extensão da terra naquilo que essa tem de sagrado e fértil, ideia que foi personificada na figura da Mãe África. À luz dos postulados de autores como Stuart Hall (2016), Frantz Fanon (2008) e Kabengele Munanga (1986) será possível fazer uma leitura do romance no que tange à representação do negro e da negra
id UFF-2_44ff29bf99e595291c44b0cfecf4c457
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10092
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling As representações culturais no romance: o alegre canto da perdiz de Paulina ChizianeLiteratura MoçambicanaRepresentações CulturaisPós-colonialismoLiteratura moçambicanaRomanceChiziane, Paulina, 1955-Mozambican LiteratureCultural RepresentationsPostcolonialismEm O alegre canto da perdiz (2008), quinto romance de Paulina Chiziane, a autora faz um resgate histórico ao retratar a colonização de Moçambique. Esta pesquisa busca analisar os personagens principais da narrativa a partir de suas possíveis correspondentes representações culturais naquela sociedade. Duas dessas representações nos são mais pertinentes: primeiro, o ser africano como extensão da terra, despido de sua humanidade, objeto de posse do colonizador; e, segundo, esta mesma representação, mas subvertida: o ser como extensão da terra naquilo que essa tem de sagrado e fértil, ideia que foi personificada na figura da Mãe África. À luz dos postulados de autores como Stuart Hall (2016), Frantz Fanon (2008) e Kabengele Munanga (1986) será possível fazer uma leitura do romance no que tange à representação do negro e da negraConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoIn O alegre canto da perdiz (2008), fifth novel by Paulina Chiziane, the author goes back in time in order to depict Mozambique's colonial years. The aim of this dissertation is to analyze the main characters from the narrative in relation to their possible cultural portrayal counterparts in that society. Two of these portrayals are more pertinent to our study: the first one, the idea that the african is an extension of the land, that those men and women have no humanity in themselves and are nothing more than the colonizer’s belongings, and, second, that same portrayal, but subverted: the african as an extension of the land and everything that makes it sacred and fertile, an idea that was personified in the figure of the Mother Africa. In the light of postulations by authors like Stuart Hall (2016), Frantz Fanon (2008) and Kabengele Munanga (1986) it will be possible to have a reading of the novel that concerns the representation of the black man and the black womanSilva, Renata Flavia daTeixeira, Vanessa RibeiroJorge, Silvio RenatoCardoso, Mariana Motta Campinho2019-06-24T16:44:52Z2019-06-24T16:44:52Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10092CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-10T19:51:32Zoai:app.uff.br:1/10092Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-10T19:51:32Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações culturais no romance: o alegre canto da perdiz de Paulina Chiziane
title As representações culturais no romance: o alegre canto da perdiz de Paulina Chiziane
spellingShingle As representações culturais no romance: o alegre canto da perdiz de Paulina Chiziane
Cardoso, Mariana Motta Campinho
Literatura Moçambicana
Representações Culturais
Pós-colonialismo
Literatura moçambicana
Romance
Chiziane, Paulina, 1955-
Mozambican Literature
Cultural Representations
Postcolonialism
title_short As representações culturais no romance: o alegre canto da perdiz de Paulina Chiziane
title_full As representações culturais no romance: o alegre canto da perdiz de Paulina Chiziane
title_fullStr As representações culturais no romance: o alegre canto da perdiz de Paulina Chiziane
title_full_unstemmed As representações culturais no romance: o alegre canto da perdiz de Paulina Chiziane
title_sort As representações culturais no romance: o alegre canto da perdiz de Paulina Chiziane
author Cardoso, Mariana Motta Campinho
author_facet Cardoso, Mariana Motta Campinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Renata Flavia da
Teixeira, Vanessa Ribeiro
Jorge, Silvio Renato
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Mariana Motta Campinho
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Moçambicana
Representações Culturais
Pós-colonialismo
Literatura moçambicana
Romance
Chiziane, Paulina, 1955-
Mozambican Literature
Cultural Representations
Postcolonialism
topic Literatura Moçambicana
Representações Culturais
Pós-colonialismo
Literatura moçambicana
Romance
Chiziane, Paulina, 1955-
Mozambican Literature
Cultural Representations
Postcolonialism
description Em O alegre canto da perdiz (2008), quinto romance de Paulina Chiziane, a autora faz um resgate histórico ao retratar a colonização de Moçambique. Esta pesquisa busca analisar os personagens principais da narrativa a partir de suas possíveis correspondentes representações culturais naquela sociedade. Duas dessas representações nos são mais pertinentes: primeiro, o ser africano como extensão da terra, despido de sua humanidade, objeto de posse do colonizador; e, segundo, esta mesma representação, mas subvertida: o ser como extensão da terra naquilo que essa tem de sagrado e fértil, ideia que foi personificada na figura da Mãe África. À luz dos postulados de autores como Stuart Hall (2016), Frantz Fanon (2008) e Kabengele Munanga (1986) será possível fazer uma leitura do romance no que tange à representação do negro e da negra
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-24T16:44:52Z
2019-06-24T16:44:52Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/10092
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135263056494592